15
julho

Resumo da Câmara – Toritama


Explicações, desabafos e novo processo de cassação marcam retorno dos debates na Câmara de Toritama

 

Fotos: Ney Lima.

 

A Câmara de vereadores de Toritama voltou de recesso na noite desta terça-feira (14). Após 15 dias da histórica votação do processo de cassação do Prefeito Odon Ferreira (PSB).

 

Durante a reunião, as falas mais aguardadas seriam dos vereadores que se absteram de votar no processo, com tudo, o vereador Fábio Florentino (PT) foi o único a usar a tribuna para justificar a sua mudança. Maviel (PSL) e Zé Neto (PSD) não quiseram comentar o ocorrido.

 

Além da troca de farpas dos vereadores da oposição com o vereador Fábio Florentino, principal personagem do arquivamento do processo, a bancada oposicionista apresentou na Casa, um novo processo de cassação contra o prefeito do município.

 

 

Novamente a acusação da prática de improbidade administrativa, segundo consta nos altos do processo, o Prefeito Odon Ferreira teria colocado um imóvel pertencente a ele próprio, situado na Rua Galdino Bezerra n° 25, Centro de Toritama, em nome de outra pessoa e posteriormente alugado o imóvel a Prefeitura no valor de R$ 2.500,00 mensais.  Para desviar a irregularidade, o prefeito teria feito um contrato de compra e venda, repassando o imóvel para o nome de uma pessoa citada no processo como ‘José Fernando’. Segundo os vereadores, o contrato não foi passado em cartório e a pessoa citada não possui condições financeiras de adquirir o referido imóvel.

 

Na reunião, compareceram 12 dos 13 parlamentares, com ausência do vereador Marcos Serafim (PSB), que apesar de ter votado para cassação, foi aceito de volta e está na base governista novamente.

 

Para que o processo fosse aberto, era necessária a maioria simples de votos, como o processo foi apresentado pelo vereador Nilton de Enoque (PSB), o mesmo não poderia votar, sendo assim, o processo foi arquivado por 6 a 5.

 

Votaram para abertura: Dioclecio Raimundo (PTC), Birino (PSB), Fábio Araújo (PSDB), Zé Boim (PSDB) e Mroica (PSL);

 

Votaram para arquivamento: Arimateia (PSD), Maviael (PSL), Rossana (PSD), Dr. Fábio Florentino (PT), Loló   (PTB) e Zé Neto (PSD).

 

No grande expediente, apenas os vereadores, Fábio Araújo, Dr.Fábio Florentino, Morica e Rossana fizeram uso da tribuna.

 

Confira o que cada um deles falou:

 

Fábio Araújo destaca visita com deputados e cobra conclusão das UBS

 

 

O tucano usou a tribuna da Câmara para destacar o seu encontro na Capital Pernambucana com os deputados, Bruno Araújo (PSDB) e Mendonça Filho (DEM).

 

Segundo o parlamentar, o encontro serviu para fazer cobranças aos deputados por melhorias no município.

 

Fábio também fez algumas cobranças ao Executivo para o início e conclusão de algumas obras paralisadas ou que nem saíram do papel. O vereador pediu ao prefeito, para que o mesmo entregue uma UBS por vez, já que segundo ele a unidade do Sitio são João, está pronta e o prefeito estaria retardando a inauguração para que não seja lembrado o nome da vice-prefeita, responsável pelo início das mesmas.

 

“Por que só entregar as UBS quando estiverem prontas? Não seria interessante entregar a do Sítio São João? Essa demora é para que seja esquecido quem realmente lutou para conseguir essas obras para o município… não adianta dá tempo para inaugurar, a fim de que o nome da vice-prefeita seja esquecido, o povo sabe quem realmente lutou”, destacou.

 

Fábio Florentino cobra respeito da Câmara e afirma: “É a política, ninguém tem palavra de rei”

 

 

O petista tem sido o principal alvo das críticas feitas pela oposição, pelo fato de sua abstenção na votação do processo que cassaria o prefeito Odon Ferreira.

 

Fábio usou a tribuna para esclarecer a sua mudança na hora do voto e pediu respeito dos companheiros que estaria passando dos limites. O parlamentar citou como exemplo, o vereador Morica (PSL), que segundo Fábio, demonizava o nome do Governador Paulo câmara (PSB) antes das eleições e depois acabou aderindo a ele durante a campanha.

 

“Cada um deve respeitar a decisão do outro, se voltarmos no tempo, aqui tinha vereador que dizia que Paulo Câmara era o satanás, era Paulo imposto, e depois estava o chamando de Paulinho! É a politica, ninguém tem palavra de rei”, desabafou.

 

O parlamentar também criticou o discurso do vereador Morica na Rádio Toritama FM.

 

“Um parlamentar foi infeliz quando disse na rádio que ‘a casa caiu’, essa expressão é para bandido quando vai preso, essa Casa deve ter união, temos que defender cada um o seu grupo, vamos acabar com isso e trabalhar, o povo é soberano”, concluiu.

 

Morica rebate Dr. Fábio Florentino e cita: “Eu não tenho anel no dedo, mas se tivesse eu respeitava o anel”

 

 

O vereador Morica destacou o início de um novo período na Casa legislativa, segundo ele a partir de agora os debates serão ainda mais proveitosos.

 

O líder da oposição usou a tribuna para rebater as palavras do petista, ambos protagonizaram os discursos mais calorosos da sessão.

 

“Respeito tem, quem respeita primeiro e, eu não tenho anel no dedo, mas se tivesse eu respeitava o anel! Sei me comportar e defender meus ideais, aqui não agredir a imagem de ninguém, não podemos julgar, porém quando fazemos um acordo, esse acordo deve ser mantido, ai eu digo mesmo, na hora ‘H’ a casa caiu! Nós podemos ver quem tem compromisso com o povo, não sou eu que vou julgar, a história vai contar a vergonha que aconteceu há duas semanas, aquilo foi vergonhoso, não é papel de parlamentar que usa calças e anel no dedo”, disparou.

 

Rossana enaltece trabalho do ex-prefeito Dr.Valter no Hospital Municipal e destaca força política do Prefeito Odon

 

 

A líder do governo na Câmara, Rossana Ferreira (PSD), destacou em seu pronunciamento o trabalho que está sendo realizado pelo cirurgião dentista e ex-prefeito Dr. Valter no Hospital Municipal Nossa Senhora de Fátima. O médico está promovendo atendimentos de prevenção e combate ao câncer buco facial.

 

Rossana também comunicou que a UBS do Sítio São João será entregue à população na próxima quinta-feira (23).

 

A vereadora comentou a votação do processo de cassação e disse que o prefeito continua fortalecido.

 

“Quando estamos no primeiro mandato, ficamos mais vulneráveis ao erro, com o tempo a gente aprende a tomar as melhores decisões, voto é pessoal e necessário para democracia, eu sei que a Câmara fez o melhor, se o povo clama por mudança, no próximo ano tem eleição. O prefeito Odon, para quem aceite ou não, ele continua forte, o mais forte nas eleições municipais passadas, o mais forte nas eleições estaduais e pelo que foi visto aqui, o mais forte na Câmara também”, pontuou.

 

Com informações de Evandro Balla, correspondente do blog em Toritama.

Um Comentário

  1. André Ferreira disse:

    Esta Rossana é a mesma que votou contra ela mesmo para ser presidente desta corja ou melhor Câmara, e para isso ganhou dinheiro e comprou um sítio onde o seu esposo vive tranquilo. Nosso País esta bonito que estes Parlamentares das Câmaras Municipal e lá no congresso. E ainda se diz evangélica. Pobre dela.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores