23
abril

Pernambuco tem aumento de 40% no número de policiais mortos entre 2019 e 2020


Foto: Arquivo.

O Estado de Pernambuco teve aumento expressivo no total de policiais assassinados na ativa, entre os anos de 2019 e 2020, foram 40% a mais entre os dois períodos. Em 2019, dez casos foram registrados em todo o estado, enquanto que em 2020, foram 14. Os dados fazem parte de um levantamento feito pelo G1.

Foram solicitados os casos de “confrontos com civis ou lesões não naturais com intencionalidade” envolvendo policiais na ativa. Os pedidos foram feitos para as secretarias da Segurança Pública dos 26 estados e do Distrito Federal por meio da Lei de Acesso à Informação e das assessorias de imprensa. Apenas Goiás se recusou, mais uma vez, a passar as informações.

Em Pernambuco, foram registrados 73 casos de pessoas mortas por policiais na ativa, em 2019. Durante todo o ano de 2020, em meio às restrições de circulação impostas pela pandemia de Covid-19, o total saltou para 115, resultando em 42 pessoas a mais, o que representa um acréscimo de 58%.

A Secretaria de Defesa Social (SDS) informou, por meio de nota, que o trabalho das forças de segurança é realizado “com qualificação técnica e excelência dos procedimentos” e “com uso de inteligência policial para redução das chances de confronto armado e a adoção de práticas voltadas aos direitos humanos e à proteção de todas as vidas”.

/

Com informações do G1.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores