17
novembro

“Dona Geralda Catanha” morre aos 73 anos de idade


Faleceu na manhã desta quarta-feira (17), Geralda Josefa de Melo, mais conhecida por “Geralda Catanha” (73 anos). Segundo informações da família, há alguns meses ela vinha se tratando da sua saúde no Recife, porém acabou tendo uma parada cadiorrespiratória e veio a falecer. “Geralda Catanha” pertencia a uma família tradicional de Santa Cruz do Capibaribe.

“Dona Geralda” nasceu na Vila de Poço Fundo, zona rural de Santa Cruz do Capibaribe, onde desde cedo teve que trabalhar na agricultura e em casa para ajudar sua mãe. Aos 12 anos de idade, sua família veio morar em Santa Cruz e com ajuda da mãe aprendeu a costurar.

Em Santa Cruz, ela decidiu abrir um curso de “Corte e Costura” para ensinar as pessoas a ter sua economia e fortalecendo a sulanca da região. Dona Geralda estudou no antigo Colégio Cenecista, e também teve aproximação com a música, principalmente a sanfona como a grande paixão.

Em 1979, decidiu residir em São Domingos, distrito de Brejo da Madre de Deus, onde passou a fazer parte da vida social se engajando em movimentos religiosos e políticos locais, sendo a primeira mulher de São Domingos candidata a vereadora.

Ainda em São Domingos, começou a confeccionar trajes para eventos especiais como roupas para casamento, aniversário, trajes juninos, fardamento de bandas marciais, fantasias, tornando-se assim referência na região. Ao lado de suas filhas, lançou o “Fest Roupas Catanha”, uma das principais casas de alugueis de roupas da região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores