Primeira missão da CPMI será requisitar autos da Operação Lava Jato, anuncia Mendonça Filho

 

 

O líder do Democratas na Câmara dos Deputados, Mendonça Filho (PE), anunciou que a Comissão Mista Parlamentar de Inquérito (CPMI) da Petrobras vai requisitar os autos do inquérito da Operação Lava Jato como primeira tarefa. O anúncio foi feito durante coletiva na tarde desta terça-feira (27/5), após a reunião de líderes da Casa.

 

“Esse inquérito é extremamente relevante porque ele tem toda a conexão envolvendo a Petrobras e o esquema de lavagem de dinheiro comandado pelo Alberto Youssef e com a participação direta do ex-diretor da estatal Paulo Roberto Costa”, explicou Mendonça.

 

A leitura dos indicados à comissão será feita em sessão do Congresso marcada para as 19h desta terça. Com o cumprimento da leitura protocolar, a CPMI fica oficializada e já deve eleger o presidente e indicar o relator responsável amanhã (28/5).

 

Mendonça também antecipou que já há um plano de trabalho a ser apresentado e votado durante a primeira reunião do colegiado. Votação dos primeiros requerimentos, como convocação de envolvidos ou quebra de sigilos, fica para a próxima semana.

 

“O mais importante é que os fatos relevantes, à medida que forem revelados, farão com que a gente possa acelerar o processo de investigação. Poderemos, enfim, abrir a caixa preta que envolve a Petrobras”, anunciou.

 

‘CPI Chapa Branca’

 

Mendonça também voltou a rechaçar a condução da CPI do Senado, esvaziada por parlamentares da oposição e sem a atenção dos veículos de imprensa. O democrata usou os termos “CPI Chapa Branca” e “CPI de Faz de Conta” para designar o colegiado.

 

“Mais uma vez a gente tem na aparição de representantes do governo, como a presidente da Petrobras, Graça Foster, uma espécie de comprovação de que eles não têm o intuito de apurar os desvios. Trata-se apenas de um palco para que o governo possa vocalizar a sua versão em defesa das irregularidades envolvendo a Petrobras”, criticou.

 

Informações da Assessoria.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores