23
janeiro

Coluna


As curtinhas do Romenyck Stiffen

 

Bastidores: Decidimos trazer hoje em nossas curtinhas o que ouvimos no dia-a-dia dos bastidores da Câmara de Vereadores, várias verdades, algumas notícias com sentido e outras um pouco distantes.

 

Mudanças (I): Mesmo em recesso, os bastidores da Câmara de Vereadores fervem e como já foi noticiado nos principais meios de comunicação da cidade, houve mudanças tanto na liderança  da bancada de Oposição quanto na bancada de Situação.

 

Mudanças (II): Como já era esperado, Fernando Aragão (PROS) assumirá o papel de líder da bancada de Oposição no lugar do vereador Ernesto Maia (PSL).

 

Mudanças (III): Já no grupo de Situação, o vereador Luciano Bezerra (PSDC) assumirá o papel de líder do governo no lugar de Dida de Nan (PSDB), que já havia confirmado que não tinha interesse de permanecer na liderança.  Quanto à liderança da bancada ficará nas mãos do vereador Pipoca, que substituirá o vereador Zezin Buxin (PSDB).

 

Mudanças (IV): Mas, as mudanças na Câmara podem não parar por aí, segundo a rádio bastidores da casa parlamentar, existem a possibilidade de uma dança das cadeiras, ocasionada por mudanças em alguns cargos no primeiro e segundo escalão do governo municipal que provavelmente ocorrerão pós-carnaval.

 

Mudanças (V): Não cravaremos aqui a informação como sempre fazemos com responsabilidades em nossas previsões, pois são conversas de bastidores da Câmara, apesar de compactuada por alguns parlamentares, mas as expectativas de muitos da casa é que Francisquinho retorne ao cargo de vereador em uma de duas possibilidades.

 

Mudanças (VI): A primeira possibilidade e que está ficando cansativa, é a participação de Narah em um cargo do Governo. A segunda, e caso aconteça será uma grande surpresa pra mim, seria uma troca de cargo entre Junior Gomes (PSDB) e Francisquinho, ou seja, Júnior iria para Secretaria de obras e Francisquinho voltaria para Câmara.

 

Pressão (I): Informações dão conta que com o aumento do salário dos deputados estaduais de Pernambuco, alguns vereadores “desavisados”, de Santa Cruz do Capibaribe, ensaiaram uma pressão para um reajuste em seus salários.

 

Pressão (II): Contudo, em recente pronunciamento, o procurador do Ministério Público de Contas (MPC), Cristiano Pimentel, advertiu que “Para os vereadores vigora expressamente o princípio da anterioridade, previsto no texto da Constituição Federal. Uma legislatura fixa o subsídio da seguinte”, Ou seja, aumento só em 2017.

 

Preocupado (I): E não é que, segundo os bastidores da Câmara, alguns vereadores de situação estão preocupados com as eleições de 2016, devido às constantes adesões ao grupo. Pois como a disputa é interna e não externa a concorrência aumenta a cada dia.

 

Concorrência (I): Pois é meu amigo, a Onda Azul está se transformando em um “Tsunami” para a disputa da proporcional em 2016, além de 10 vereadores tentando renovar o mandato, existem os suplentes do grupo, uma gama de suplentes que saíram do grupo Taboquinha, secretários que querem disputar e os novos nomes que sempre surgem.

 

Sentar onde?: A principal bolsa de aposta que está surgindo nos bastidores da Câmara é onde sentará o vereador Vânio Vieira (PSDB), quando iniciar as reuniões ordinárias, as opções são: a menos provável é o vereador sentar na bancada de Situação, a outra é ir para a de Oposição. Mas, a quem diga que ele irá fazer como Afrânio Marques em 2003, solicitar uma banca individual e manter uma postura independente.

 

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade de seu idealizador e não refletem, necessariamente, a opinião deste veículo de comunicação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores