12
novembro

Audiência Pública sobre dificuldades em São Domingos


Audiência Pública discutirá as dificuldades enfrentadas por professores e alunos nas escolas de São Domingos

 

Luciene Cordeiro

A Audiência Pública será organizada pelo SINDUPROM. Fotos: Elivaldo Araújo.

 

Na próxima quinta-feira (19 de novembro) acontecerá uma Audiência Pública no anexo da Câmara de vereadores de São Domingos, distrito de Brejo da Madre de Deus. A Audiência Pública está marcada às 14h e será organizada pelo Sindicato Único dos Profissionais do Magistério Público das Redes Municipais de Ensino no Estado de Pernambuco (SINDUPROM-PE), tendo como tema: “O contexto da educação e a busca de soluções”.

 

A nossa equipe de reportagem recebeu a presença da representante do SINDUPROM-PE, Luciene Cordeiro, que deu detalhes em relação à Audiência Pública.

 

“Essa Audiência foi solicitada por professores que trabalham em São Domingos e em algumas localidades próximas ao distrito, onde os professores estão vivendo um dilema muito grande em relação ao trabalho pedagógico. A situação das escolas é de calamidade pública mesmo, os alunos estão lá em um amontoado, mas o aprendizado na realidade não esta acontecendo” – pontuou.

 

Luciene destacou a atual situação das escolas de São Domingos e ressaltou que as construções em meio ao período letivo acaba atrapalhando os trabalhos pedagógicos.

“Nós temos em São Domingos hoje, várias escolas grandes e diversos anexos dessas escolas, começou uma reforma nas duas escolas, essa reforma ninguém sabe, o porquê dessas reformas no meio das aulas. Os professores estão trabalhando no meio da construção, a escola Santa Maria tem dez salas, mas só funcionam apenas cinco e eles lá juntaram as turmas, onde tem salas com 60 alunos, um banheiro para todas as turmas, sendo masculino e feminino. Já a escola de São Domingos a situação é a mesma, os professores não têm condições nenhuma de lecionar e ficam um empilhado de alunos, eles ficam por cima dos fios dentro da reforma e sem contar que tem uma escola que os alunos têm q passar por dentro de uma sala de aula para poder fazer o uso do banheiro” – detalhou.

 

Segundo Luciene, a solução seria antecipar o ano letivo e utilizar o mês de fevereiro para realizar as reformas e ressaltou que nenhum projeto foi mostrado aos professores, para possam fazer um planejamento para o melhor aprendizado dos alunos.

 

“Nada foi informado aos professores e também nenhuma maquete do projeto. Os professores não estão vendo esta mega reforma até porque não se amplia uma sala de aula, e nós queremos discutir com as autoridades competentes, para ver se iremos sair desta Audiência Pública com alguma solução, para que de fato exista o aprendizado daqueles alunos para o próximo ano, porque se continuar como estar será ser muito difícil” – frisou.

 

A Audiência Pública contará com as participações dos professores, representantes do SINDUPROM, Ministério Público, Associação dos Moradores local, Conselheiros Tutelares atuais e novos eleitos, prefeito do Brejo da Madre de Deus, Dr. Edson Souza, subprefeito de São Domingos, Secretarias de Educação e Administração, Câmara de vereadores, Conselho da criança e do Adolescente, representantes das igrejas e pais de alunos.

 

DSC01860

 

O professor João Paulo alertou sobre outros problemas, os quais os educadores estão enfrentando no dia a dia, devido às reformas e desde o início do período letivo..

“Eu vejo muitos problemas desde o início do ano, pois estamos sem coordenadores, dizia-se que iriam construir uma escola em São Domingos, mas já faz 15 anos que não constroem, estavam construindo uma creche que foi parada e agora voltou a ser construída, além das quadras das escolas Santa Maria e São Domingos, que ficam há quase de um quilometro de distancia da escola, com isso fica inviável que os professores levem os alunos para lá. O problema principal ´são essas reformas que estão feitas e pedimos muito que fossem feitas no final ao ano, para aproveitar o período das ferias dos professores e alunos, para não atrapalhar os nossos trabalhos” – destacou.

Um Comentário

  1. Fabio Henrique disse:

    Deixe de ser leviana, o que você queria era o poder, esse governo esculhamba a classe e você se omite e faz vista grossa, assuma que você tem um lago partidário e não está nem aí para a classe, diferentemente do que você fazia em anos atrás, tome vergonha na cara e defenda os seus pares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores