15
setembro

Sabedoria popular e poesia de Bráulio Bessa encantam plateia do Estilo Moda Pernambuco


Ser um empreendedor de sucesso, virar case e ganhar fama sem perder os valores, as raízes, o foco. “Um jeito arretado de fazer negócios”, palestra realizada nesta quarta-feira (14), no Estilo Moda Pernambuco (EMP) pelo poeta e empreendedor social Bráulio Bessa, encantou a plateia do evento, formada por empresários, estudantes de Santa Cruz do Capibaribe e região, muitos fãs e seguidores. A abertura do terceiro dia do EMP contou com a participação das crianças do grupo “Líderes mirins de recepção”, do Educandário Antônio Burgos, que falaram sobre os sete hábitos das pessoas altamente eficazes, de Stephen Covey, exemplificando-os com atitudes que devem ser tomadas todos os dias.
 .
Partindo dos sonhos que tinha quando era criança na cidade de Alto Santo, no interior do Ceará, Bessa transmitiu conceitos de postura e atitude empreendedora. Planejamento, dedicação, organização, determinação, criatividade, improviso, originalidade e senso de oportunidade e, principalmente, deixar o comodismo de lado foram algumas das atitudes citadas ao contar sua trajetória de vida até se tornar palestrante e, pouco tempo depois, ser convidado a fazer parte do elenco fixo do programa Encontro com Fátima Bernardes, com o quadro “Poesia com Rapadura”.

 

.
O primeiro grande desafio enfrentado por Bessa foi planejar o próprio casamento gastando apenas R$ 600,00. Com muita criatividade e colaboração de amigos e familiares, realizou uma cerimônia inesquecível e que mudaria a sua vida. Ao lado da esposa Camila, percebeu que não precisava de muito para dar vazão a outro grande sonho: popularizar a cultura nordestina. Envolvido com a cultura e poesia desde muito cedo, enfrentou o dilema entre continuar com o trabalho numa repartição pública ou levar o sonho adiante. Assim, com apoio da esposa, deixou o trabalho, passou a trabalhar como técnico de informática autônomo para poder ter tempo de investir na produção do conteúdo para a fan page do projeto Nação Nordestina. E deu certo.
 .
Para ele, ter um sonho é o ponto de partida para o sucesso. “Um sonhador nunca é pobre. Não espere por ninguém. Construa seu sonho com o que você tiver, vá pra luta”, recomendou. Hoje, aos 31 anos, o filho e neto de costureiras faz palestras por todo o país compartilhando sua experiência de vida. Já falou para mais de 300 mil pessoas em congressos de várias categorias profissionais e, até mesmo para executivos do Facebook e participantes do TEDx.
 

 

Outra lição que aprendeu na prática ele fez questão de compartilhar com humildade com a plateia é sobre como conseguiu manter os mesmos valores e a simplicidade no seu dia a dia depois de ter ficado famoso. “Mesmo com a idade que tenho ainda sou um moleque e tenho muito o que aprender inclusive com vocês. Não estou aqui para ensinar ninguém, mas uma coisa a vida me mostrou: fama, dinheiro, status e poder não mudam ninguém. Só revelam o que a pessoa realmente é”, declarou.
 .
Depois de aproveitar todas as oportunidades que surgiram em sua vida e de ter conseguido realizar vários sonhos, Bessa segue no sonho de dar mais visibilidade à cultura nordestina. Planeja lançar um livro com a coletânea de seus cordéis em 2017 e, em breve, começará a viajar pelo país com um espetáculo no qual continuará contando causos inspiradores.
 
Na abertura da palestra, o poeta Luciano Neves declamou o seu poema “Moda Center Santa Cruz” 
.
.

 

O EMP continua nesta quinta-feira (15). Às 19h, os participantes poderão assistir à palestra “Criatividade e tecnologia afinados para um novo mercado de moda. Como e quando o high tech se torna natural e como a tecnologia tem influenciado nas formas, cores e padrões de um novo design têxtil”, com o estilista Frederico Ferrera, da Frederico F. Brand, de São Paulo, convidado pelo Armazém da Criatividade (AC), do Porto Digital. A superintendente de empreendedorismo da unidade, Ana Roberta Souto, apresentará o AC, que possui estruturas especiais de suporte à inovação na área de design e moda. Dois projetos incubados no Armazém da Criatividade, o Vende Moda – um aplicativo que pode ser usado para venda de produtos de moda por meio de dispositivos móveis – e a Phytoplankton Estamparia Criativa (plataforma que oferece variedade, rotatividade e rapidez na entrega de estampas digitais exclusivas para confecções e fabricantes têxteis) serão apresentados. Em seguida, o empresário Arnaldo Xavier, diretor presidente da Rota do Mar, vai falar sobre os 20 anos de trajetória da empresa, uma das mais bem-sucedidas do polo de confecções pernambucano.
.
Já na sexta-feira (16), último dia do Estilo Moda Pernambuco, além de um corte de bolo para celebrar os 10 anos do Moda Center, haverá um grande show com o cantor Flávio José. A abertura será da Orquestra Sanfônica de Oito Baixos. O encerramento ficará a cargo da banda Plano Base.
.
Informações da Assessoria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores