22
outubro

Cultura


Surubim realiza exposição Simplesmente Capiba até 12 de novembro

Foto: Divulgação.

O município de Surubim está realizando uma exposição em homenagem a um dos artistas pernambucanos mais ilustres: o poeta, músico e artista plástico Lourenço da Fonseca Barbosa ou, como diz o título da exposição: “Simplesmente Capiba”.

 

Nascido em outubro de 1904, no município de Surubim, o multiartista se tornou conhecido nacional e internacionalmente através de composições memoráveis, muitas delas evidenciando frevos entoados até hoje durante os festejos de carnaval.

 

Um dos frevos mais famosos é “Madeira do Rosarinho”. Capiba já realizou parcerias com músicos renomados como Hermeto Pascoal e é autor da música “Maria Betânia”, interpretada por diversos artistas nacionais, mas que ganhou destaque na voz de quem a lançou: Nelson Gonçalves, em 1945.

 

Na exposição, 12 telas pintadas pelo artista, exibição de vídeos com depoimentos de amigos e familiares que fizeram parte de sua trajetória e áudios das músicas compostas por ele e interpretadas tanto pelo próprio Capiba quanto por outros cantores.

 

Reconhecido como um dos principais incentivadores e divulgadores do carnaval pernambucano, já teve várias de suas canções interpretadas também por Alceu Valença, Zé Ramalho, Elba Ramalho e outros artistas.

 

Capiba faleceu em 1997 aos 93 anos e seu corpo está sepultado no cemitério Santo Amaro, na cidade do Recife. A exposição, com entrada  gratuita, acontece na Rua Antônio Bem-vindo, 165b, Centro.

 

Confira o áudio de sua principal composição em homenagem ao Carnaval de Pernambuco:

.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores