03
julho

Balanço positivo


São João da Moda de Santa Cruz do Capibaribe foi um sucesso

Vista da área do Palco Principal. Fotos: Ascom prefeitura municipal.

 

Durante 18 dias do mês de junho, o São da Moda de Santa Cruz do Capibaribe que homenageou Letinho Monteiro (in memoriam) e Cumpadre Neto promoveu um resgate da cultura e trouxe as famílias santa-cruzenses e turistas de volta à Avenida do Forró para comemorar um dos festejos mais importantes da cultura nordestina.

 

De acordo com a Coordenação Geral do evento, cerca de 500 mil pessoas prestigiaram a festa que contou com seis polos de animação (Tio Biu, Forrozão da Moda, Multicultural, São João da Moda, Vila Cenográfica e Espaço da Criança) que contemplaram apresentações culturais, exibições de filmes, o autêntico forró pé de serra e shows de diversos ritmos, agradando a uma infinidade de gostos e preferências do público.

 

“O São João de 2013 foi um dos melhores e mais animados dos últimos 30 anos, foi sensacional”, ressaltou o morador do centro de, Antônio João da Silva.

 

Polo Multicultural também teve várias atrações diferenciadas, além do tradicional forró.

 

São João da Paz

 

O Prefeito Edson Vieira (PSDB) agradeceu a participação expressiva dos santa-cruzenses e turistas no São João da Moda que vieram curtir o evento com espírito de paz e muita animação. “O nosso São João da Moda ficará na história como o São João da paz e resgate da cultura local”, frisou o prefeito. “Toda a equipe que esteve à frente da organização do evento está de parabéns”.

 

Atrações nacionais e oportunidade para os artistas locais

 

O São João da Moda trouxe atrações de renome nacional como César Menotti e Fabiano, Amazan, Garota Safada, Cavaleiros do Forró, Forró Pegado, Assisão, Magníficos e Gabriel Diniz, além de mais de 800 artistas locais como Orquestra Sanfônica dos Oito Baixos, Coroné do Pife, Toinho Catanha, Bidinga do Acordeon, Dida de Nan, Rubiênio Catanha, entre outros que tiveram espaço para se apresentar na sua cidade.

 

 

Atrações locais foram destaque nos festejos.

 

Organização e Segurança

 

Uma estrutura de 5.000 m² de barracas, camarotes e polos de animação foi montada na Avenida 29 de Dezembro, o que fez do São João da Moda destaque em organização. A segurança do evento foi garantida pelo monitoramento de câmeras e uma equipe integrada de segurança que reuniu as Polícias Militar e Civil, o Corpo de Bombeiros, Guardas Municipais e seguranças particulares que revistaram as pessoas que chegavam a Avenida do Forró e garantiram a tranquilidade dos festejos.

 

Trailer com estrutura para monitoramento dos festejos com várias câmeras.

 

Revistas manuais e com detectores de metais foram realizadas nas diversas entradas.

Camarote da Acessibilidade

 

O São João da Moda ficou marcado pela inovação do Camarote da Acessibilidade, local adequado com infraestrutura, bufê com comidas típicas e conforto para as pessoas com deficiência aproveitarem os festejos e terem acesso privilegiado à frente do palco principal, além disso, uma equipe do camarote ficou responsável pelo transporte das pessoas que não tinham como se dirigir ao local, garantindo também a sua vinda para o São João da Moda. Muitas pessoas como a cadeirante de 83 anos Maria Luzia prestigiaram o São João em praça pública pela primeira vez.

 

Inclusão social através do Camarote da Acessibilidade.

 

Posto de Saúde na festa

 

A Secretaria de Saúde desenvolveu um planejamento especial para o São João da Moda, em todos os dias de festejos juninos, o Posto de Saúde ficou de plantão com profissionais de enfermagem, bombeiros civis, uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência com médico, maqueiros e outros profissionais e duas ambulâncias, incluindo uma unidade do SAMU. Além dos atendimentos, a equipe da saúde realizou um trabalho preventivo com a distribuição de camisinha e alerta à população.

 

Várias ações foram realizadas no posto de saúde, que contou com vários profissionais.

 

Festival Biu e Gogó de Quadrilhas Juninas

 

Desde meados de maio, as quadrilhas de rua do Festival Biu e Gogó levaram alegria aos moradores de todos os bairros de Santa Cruz do Capibaribe. De acordo com o Diretor de Cultura Gilberto Geraldo, as quadrilhas que passaram por 24 ruas, tiveram a participação de um público de mais de 15 mil forrozeiros que dançaram ao som da sanfona, do triângulo e da zabumba.

 

Polo de quadrilhas juninas foi uma das sensações dos festejos.

 

Festejos em toda a Zona Rural

 

As quadrilhas juninas da Zona Rural levaram animação a todos os recantos do município, desde o início de junho, os moradores das Vilas do Pará e Poço Fundo participaram dos festejos organizados pela Prefeitura Municipal através da Diretoria de Cultura, Subprefeituras e moradores dos distritos. A Vila de Poço Fundo foi inserida no calendário oficial do São João da Moda, no dia 16 de junho teve show em praça pública com as Bandas Forró do Muído e artistas de Poço Fundo como Dida de Nan e Toinho Catanha.

 

Transmissão da final da Copa das Confederações

 

A transmissão da final da Copa das Confederações através do telão de led, que terminou com a vitória da seleção brasileira sobre a espanhola e o show com a banda Forró do Kilo fechou os festejos e deixou um gostinho de saudade à todos que participaram do maior evento junino já realizado na cidade.

 

Vista aérea da Avenida 29 de Dezembro, local dos festejos.

Informações da Assessoria.

11 Comentários

  1. jana disse:

    Concordo foi muito bom, mas já quase uma semana passada e não conseguiriam desobstruir a AV. 29 e o trânsito continua um caus. O evento acabou a paciência dos moradores das ruas próximas também e a vida precisa continuar.

  2. jana disse:

    Afinal nem só de festa vive o povo de Santa Cruz, apesar que parece…

  3. IVEL disse:

    FICOU MUITO BONITO, EU SEI QUE GASTARAM MUITO DINHEIRO TAMBÉM AGORA EU ESPERO QUE FAÇA O MESMO NA SAÚDE NA ORGANIZAÇÃO DA CIDADE OU O POVO SÓ PRECISA DE FESTA ???

  4. paulo disse:

    se foi um sucesso foi para quem mora longe dele porque, para quem mora na 29 de dezembro e proximidades foi um inferno com tanta suada e sem contar na falta de respeito com os moradores que alem de não poder dormi nem poderia entrar nem sair de casa com as ruas todas fechadas. tem que tirar este são joão do centro da cidade, prejudica o transito o comercio se que festa faça um canto para festa e não feche ruas.

    1. Leandra disse:

      sem contar a sujeira deixada e o mau cheiro de bebida e xixi. Os comerciantes fazem um mês certinho que estão sem vender por conta dessa bagunça. Os prejuízos são inúmeros, mais tbm o prefeito pouco se importa com os pobres e trabalhadores, vemos isso nas fotos q ele tira com o povo, vemos q é uma coisa apulso, com medo de tocar no povo. Ele e “a Diogo” tem de tomar uns 3 litros de wisque pra poder sair no meio do povo pegando na mão e tirando foto.

  5. joelma disse:

    mas era pras principais atraçaoes eram para ser no sabado 2 ou 3 que teve melhor mas foi durante a semana .

  6. ricardo disse:

    tambem com o dinheiro que esse corrupto desvio junto com diogo com a kmc locadora dava pra ele ter feito um sao joao ainda maior tao grande quanto o de campina e o de caruaru!!!quero ver ele fazer um hospital bom por que se tem dinheiro para fazer um sao joao desses tem pra fazer o hospital mais ele roubou tanto que ja pediu dez milhoes pra poder pagar contas da saude desses dez ele tira no minimo tres!!!o chance bem dada foi essa!!!

  7. IVEL disse:

    E RICARDO DA PRA VER NOS TEUS COMENTÁRIOS QUE TU ÉS UM BABÃO DE CARTEIRINHA DE ZÉ E OS TABOQUINHAS TU TEM DE CONTENTAR QUE AGORA É A VEZ DE EDSON OU VOCÊS QUERIAM VIVER A VIDA INTEIRA MANDANDO E DESMANDANDO EM SANTA CRUZ ??

  8. patricia disse:

    Gente hipocrita que só pensam em seus umbigos ,foi o melhor ,organizado ,segurança ,familias foram as ruas festejar coisa q nao se fazia mais nessa cidade.agora vao arruma uma lavagem de roupaao enves de ta fuxicando

  9. paulo disse:

    e vc patrícia que gosta tanto de manda lavar pegue uma vassoura e vá lava as paredes da minha casa que mijarão neste são joão

  10. ABCAPE Bombeiros disse:

    Parabéns pelo trabalho, Pena que esqueceu de colocar a participação dos bombeiros civis da ABCAPE (Associação de Bombeiros civis do Agreste de Pernambuco) pois foi quem de fato tanto trabalharam, pois eram quem ia até a ocorrência e assim traziam para o posto médico. o unico blog que reconheceu o trabalho da equipe foi o blog manchete.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores