10
agosto

Caso de leishmaniose preocupa moradores de Toritama


Foto: Arquivo.

 

A expressiva quantidade de cães abandonados pelas ruas de Toritama, com visíveis sinais de doenças e ferimentos, tem provocado um alerta aos moradores do município sobre prováveis casos da doença de calazar nos animais.

A apreensão se agravou na última terça-feira (07), após a confirmação da morte, de um homem diagnosticado com a leishmaniose. O popular, Zé Brasil, era irmão da ex vice-prefeita de Toritama, Lucinha Pereira. Em nota, a secretaria de saúde do município afirmou que deu início a investigação epidemiológica em parceria com a secretaria de saúde de Caruaru e a IV Gerência regional de saúde, que farão um levantamento entomológico durante os próximos 15 dias, no intuito de identificar focos do mosquito e inquérito canino, em caso de cães contaminados com a doença.

Transmissão

A leishmaniose visceral (Calazar) é transmitida pela picada do mosquito-palha. Esse tipo de leishmaniose afeta os órgãos internos, geralmente baço, fígado e medula óssea.

Sintomas

Algumas pessoas não apresentam sintomas. Em outras, os sintomas podem incluir febre, perda de peso e inchaço do baço ou fígado.

Existem medicamentos para eliminar os parasitas. Se não forem tratados, os casos graves costumam ser fatais.

Cães não transmitem Calazar

Os animais são infectados da mesma forma que os humanos, pelo mosquito-palha ou birigui. E precisam ser tratados da mesma forma.

“A doença não é contagiosa nem se transmite diretamente de uma pessoa para outra, nem de um animal para outro, nem dos animais para as pessoas. A transmissão do parasita ocorre apenas através da picada do mosquito fêmea infectado” – contou o infectologista, Túlio Gutemberg consultado pela reportagem.

De acordo com dados da Secretaria de Saúde do município, em 2017 foram realizados 140 testes rápidos em cães, sendo diagnosticados 27 contaminados com a doença. Este ano, outros 140 animais já passaram pelo teste, onde 11 apresentaram ter a doença e foram sacrificados. A secretaria não detalhou casos diagnosticados em seres humanos.

;

Com informações de Evandro Lins, correspondente do blog em Toritama

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores