05
agosto

Exclusivo


Ambulâncias do Samu quebradas já prejudicam atendimentos de urgência em Santa Cruz e região

Embora de pequena gravidade, acidente registrado ontem na PE-160, que corta o perímetro urbano do município, é um exemplo de quanto faz falta o atendimento prestado pelo Samu. Fotos: Fernando Lagosta.

Na noite desta segunda-feira (04), mais um acidente envolvendo motociclista foi registrado em Santa Cruz do Capibaribe.

 

O fato aconteceu na PE-160, que corta o perímetro urbano do município. De acordo com as informações, a vítima, identificada apenas como “Léo” caiu da moto e sofreu algumas lesões pelo corpo.

 

A vítima ficou no local por mais de 40 minutos até a chegada de uma ambulância do Hospital Municipal, que veio acompanhada de uma profissional enfermagem para realizar os primeiros procedimentos de remoção da vítima até a referida unidade.

Não vinda do Samu causou revolta as pessoas que presenciaram a ocorrência.

A não ida do Samu causou revolta as pessoas que estiveram no local do acidente.

 

Problemas mecânicos nas ambulâncias causaram a falta do atendimento

 

Um fato que chamou a atenção foi à falta do atendimento, que normalmente seria feito por profissionais do Samu, a ocorrência.

 

De acordo com informações de uma testemunha, após se deslocar até a base do SAMU de Santa Cruz em busca de socorro para vítima, ele foi informado de que as duas ambulâncias que prestam atendimento ao município e a várias cidades vizinhas estão quebradas.

 

O fato foi comprovado por nossa equipe de reportagem, sendo que uma das ambulâncias, a unidade de serviço avançado (USA), que possui uma UTI móvel, voltará a funcionar ainda na tarde de hoje (05).

 

Vale salientar que quebras nessas ambulâncias são corriqueiras, pois as mesmas, que são mantidas pelo município e não recebem contrapartida de outros, já estão com a quilometragem muito além do limite recomendável de 100 mil quilômetros, valores recomendados para substituição segundo o Ministério da Saúde.

 

A revolta das pessoas que presenciaram o acidente

 

A testemunha relatou que os profissionais na base do Samu disseram que as ambulâncias, devido a esses problemas mecânicos, ficaram desativadas em outros dias da semana anterior, deixando a cidade e a região descobertas do serviço que é prestado.

 

Ao questionar sobre o porquê da motolância não ter ido ao local da ocorrência, foi afirmado para a testemunha que a mesma não poderia se dirigir até o acidente sem que a ambulância do Samu estivesse junto.

 

“Como pode uma cidade dessas ficar sem uma ambulância do SAMU? Isso é uma vergonha para uma cidade desse porte” desabafou a testemunha.

 

4 Comentários

  1. Thammy Farias disse:

    Só pra salientar, a legislação do SUS diz que é obrigação do município a prestação de serviços do SUS á população, só é permitido ajuda aos estados ou á União se caso o município não tiver condições de prestar totalmente esses serviçõs. No entanto, será que realmente um município desse porte não tem condições mesmo de manter suas ambulâncias? Se não hein, é muito fácil colocar a culpa em outras esferas do que cobrar a própria prefeitura por essas melhorias.

  2. Mary disse:

    Enquanto isso a população está com a mente voltada para as campanhas políticas da nossa cidade(em fazer reboques de som-tirando o sossego de muitos)e não têem tempo de perceberem o CAOS que se encontra a a saúde de nossa cidade, é uma vergonha!!

  3. jean disse:

    CADE A SAUDE QUE O PREFEITO TANTO FALOU QUE IRIA CUIDAR,ONDE ESTA O DEPUTADO DIOGO MARAIS,E GOVERNADOR, ESSE GRUPO QUE ESTA A FRENTE DE NOSSA CIDADE NAO E DE NADA , ONDE JA SE VIU UMA CIDADE COM MAIS DE 100 MIL HABITANTES TER APENAS DUAS AMBULANCIAS DO SAMU TENHA VERGONHA SENHOR PREFEITO CUIDE DE SEU POVO, VA NA CIDADE DE PATOS NA PARAIBA PRA VC VER O QUE E UM POSTO DO SAMU COM MAIS DE OITO AMBULANCIAS NOVAS E EM PERFEITO ESTADO DE CONSERVAÇÃO, PRA VER SE VCS QUE ESTÃO NO PODER COPIÃO A QUELE MODELO .

  4. Altimery disse:

    E os parlamentares só se preocupa em colocar gasolina nas motos e espalhar bandeiras e poluição sonora em toda cidade, enquanto isso a saúde de Santa cruz continua indo por água a baixo! a população tem toda razão em se revoltar , pois se fosse alguém da família deles ai sim eles se importariam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores