27
julho

Campanha eleitoral faz classe política de Toritama ignorar a crise hídrica


JUCAZINHO

 

Tido como um dos principais problemas enfrentados pelo Polo de Confecções do Agreste, a crise hídrica que assola a região tornou-se um tema ignorado na Capital do Jeans.

O reservatório de Jucazinho, responsável pelo abastecimento de água no município, entrou em estado de colapso nos últimos anos. A barragem localizada no município de Surubim, chegou a 0,4% do volume total, conforme apontou boletim de monitoramento de reservatórios da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) divulgado semana passada (12). Com este índice, a barragem atingiu o menor nível de capacidade total desde 1º de junho de 2000, quando começou a ser monitorada pela Apac.

Com a diminuição do nível e a preocupante estiagem, a barragem vem deixando de abastecer alguns municípios desde de 2015. Após Caruaru, Bezerros e Gravatá, Jucazinho também deixou de abastecer Santa Cruz do Capibaribe.

A informação de que as águas da barragem do Prata, no município de Bonito, irá abastecer Santa Cruz  passando direto por Toritama não agradou a população da Capital do Jeans. A indignação veio à tona nas mídias sociais e programas de rádio no município, logo após a confirmação da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa).

Se por um lado, a população se encontra aflita com a falta de informações sobre novas alternativas de abastecimento, por outro, a classe política ignora o assunto. Com a campanha eleitoral batendo à porta, governo e oposição mantém as atenções para as eleições municipais.

Ao que tudo indica, o tema será desengavetado somente após as eleições, tendo em vista que nenhum político local, deputado ou autoridade se manifestou em defesa para que o município também seja atendido com a água proveniente da barragem do Prata ou de qualquer outro sistema.

.

Por Evandro Balla, correspondente do blog em Toritama.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores