16
novembro

Resumório! – A coluna do professor Tenório


RESUMÓRIO

Professor Tenório OKTROCA DE COMANDO – O Brasil voltou a ser respeitado nos cenários nacional e internacional. Encontrou o caminho do crescimento e hoje já comemora os bons resultados. Não foi preciso um milagre, apenas coragem para mudar o comando e explorar o potencial que sempre tivemos. Foi preciso superar os golpes sofridos, superar os maus resultados, levantar a cabeça, bater a poeira e seguir em frente. A alegria estampada na cara do brasileiro é perceptível. Particularmente, acredito que esse sucesso alcançado momentaneamente é apenas o começo de grandes triunfos que ainda estão por vir. Trocar D__ __ __ A por T__ __ __ foi definitivo para chegarmos até aqui. Parabéns ao TITE e a toda seleção brasileira de futebol. Que pena que a troca no comando resolve os problemas de uma seleção, e não de uma nação.

BUSCA DE RECURSOS – Já virou tradição uma comitiva de prefeitos eleitos e reeleitos indo a Brasília com projetos e um pires na mão em busca de investimentos para suas respectivas cidades. Nos discursos dos deputados federais durante os comícios, dá a impressão que nem precisa ir buscar, que já está garantido. Garantido mesmo, só o apoio recíproco entre prefeitos e deputados a cada dois anos.

A VOLTA – Quem também esteve na Capital Federal foi Ney Marinho. Diferentemente dos prefeitos, ele estava em busca de informações. E as informações de bastidores dão conta que a vontade do prefeito Edson Vieira era voltar para Santa Cruz no mesmo voo que ele para desafiá-lo a expulsar alguma assessora do avião. Há coisas que nunca se esquece… E se esquecer, o Resumório relembra.

PURIFICAÇÃO DO SANGUE – Por falar em viagem, voo e não esquecer, um vereador de nossa cidade lamentou por fazer uns seis meses que não tem condição financeira de ir ao Rio Janeiro visitar o filho, enquanto outro filho alça voos mais altos por terras mais distantes. Mais um incentivo para purificar o sangue e poder usufruir das vantagens que o sobrenome traz.

VISITAÇAO – As obras da adutora do Pirangi bateu recorde de visitação nos últimos dias. Já foram entidades, vereadores e secretários. Serão agendas mais duas importantes visitas ao parque temático que virou a obra. Uma com a turma do racha das celebridades políticas e outra, a mais importante, com o pessoal da MALA DA PADARIA, em maiúsculo porque é um segmento da sociedade civil que tem forte influência em grandes decisões políticas da cidade. Após essas duas visitações, a população pode ficar mais confiante quanto à conclusão das obras, pois parece que quanto mais gente vai olhar, mais rápido será a conclusão dos trabalhos. Nada justificaria essa peregrinação.

CONTO DE FADAS – E o que mais chamou a atenção na visitação dos vereadores às obras da adutora do Pirangi foi a foto de todos com um “Chapeuzinho Vermelho”, nos remetendo ao conto de fadas que é a crença na solução para nosso problema de abastecimento de água. Água saindo das torneiras de todos os bairros da cidade por intervenção de políticos é mesmo um conto de fadas. Só nos resta orar por muita chuva, porque visitação e fotografia não resolve o problema.

INDECISÕES DECISIVAS – Um era deputado federal e quis abrir mão para ser prefeito. Outro é prefeito e, ao que tudo indica, quer ser deputado federal. Afinal, o que cada um quer de fato? No fundo nós sabemos. Enquanto eles brincam de ser o que quiserem, o povo anseia por água e segurança e padece diante de projetos pessoais de perpetuação de poder.

UNIÃO – A informação que deixou muita gente apreensiva foi a possibilidade de uma conjuntura estadual que deixaria Bocas Pretas e Taboquinhas no mesmo palanque. Como (des) união é a especialidade dos dois grandes grupos políticos da cidade, já teve gente se manifestando em rádio assegurando que não fará parte dessa conjuntura. Azuis e Vermelhos juntos… Resta saber quem seria HOSPEDEIRO e quem seria o PARASITA.

TUDO IGUAL – Eleição é mesmo tudo igual. A disputa da associação dos carroceiros do Moda Center tem quatro candidatos postulantes ao cargo. O atual presidente não pode concorrer à reeleição, mas lançou a candidatura de seu filho. A sociedade é espelho dos políticos ou os políticos são o espelho de nossa sociedade?

CHAMA O SÍNDICO – Teve representante de entidade realizando uma façanha que até político renomado da cidade não conseguiu: conhecer os estúdios Globo, no Rio de Janeiro. Não por isso, o cara tem se destacado e pode ficar mais famoso do que o da canção de “Jorge Bem Jor”. “Não deu no New York Times”, mas deu no Resumório que pra fugir dessa falta de opção em quem votar, “Chama o Síndico”. Por enquanto ele ainda não vem, mas na hora certa ele acabará atendendo ao chamado…

“Não me queiram mal. Apenas pensem nisso, enquanto lhes digo que fica o dito para ser rido.”

As opiniões e informações aqui expressas são de responsabilidade de seu idealizador

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores