25
fevereiro

Resumório – A coluna do professor Tenório


RESUMÓRIO

 

Professor Tenório OKCANALHAS – Participo de vários grupos de Whatsapp!, mas nenhum se equipara ao grupo intitulado “Falsos Canalhas”. Entre os infinitos assuntos que comentamos lá despretensiosamente, achei caricato o que tratava das peculiaridades de Santa Cruz do Capibaribe. Tanto que resolvi compartilhar com os amigos leitores. Refletindo sobre isso e parafraseando Roberto Campos, alguém pode pensar que essa cidade não corre o menor risco de dar certo.

 

PECULIARIDADES DE SANTA CRUZ – Dono de faculdade sem ter nem Ensino Médio; giradoruro que não gira; defensor de adoção que nunca adotou ninguém; corretor de imóveis que mora nos quartinhos de João Badu; comunista trabalhando com PSDB; ambientalista que cria animal silvestre no quintal; empresário que viaja para o exterior e não sabe para onde foi; roqueiro que vende artigos para vaquejada; dono de academia, personal trainer e professores de educação física acima do peso; agiota liso; bar do peixe com especialidade em angu com galinha; vendedor de cachorro quente que anda de camaro e empresta dinheiro a empresário… a lista é longa e revela as nuances de uma cidade pitoresca.

 

PE DA DISCÓRIDA – A população já pode ficar tranquila quanto à buraqueira na PE 160. Já teve uma reunião essa semana e ficou acertada outra reunião que definirá o início da retomada dos trabalhos da duplicação. A promessa para o tapa buracos é mais animadora. De acordo com uma assessoria começa quarta (24) e de acordo com outra assessoria começa quinta (25), a margem de erro é bem menor do que a do IBOPE. A que pontos chegamos! Muito já foi discutido sobre paternidade de obras, agora a peitica do momento é saber quem foi o pai da reunião que resultou em outra reunião e mais promessas. É ou não é uma cidade pitoresca?

 

ASFALTO SAFADÃO – Depois de fechar contrato com a Som Livre, aparecer no Faustão, no Fantástico e ganhar mais de 5 milhões de reais no carnaval, Wesley Safadão não vai querer mais se apresentar em Santa Cruz com essa buraqueira no principal acesso à cidade. Então, já que os mortais moradores e os compradores que trazem riqueza para cidade não são ouvidos, pelo menos façam o esforço necessário para concluir a duplicação, pois agora a causa é nobre e o argumento forte. Perder pneus e o sossego é tolerável, mas perder um show do Safadão por conta de buracos na PE é uma tremenda irresponsabilidade.

 

DINASTIA CAMPOS – O assunto mais comentado da semana foi a nomeação de João Campos para chefe de gabinete de Paulo Câmara. Em Santa Cruz, terra de muitos herdeiros políticos, muita repercussão nas redes sociais. Para uns, tudo dentro da normalidade e ainda foi pouco, pois não se paga um cargo de governador com um de chefe de gabinete. Para outros, Pernambuco inventou uma nova forma de nepotismo: o necropotismo.

 

REVELAÇÕES – Nada é mais revelador numa eleição do que a abertura das urnas. Alegria, tristeza, decepção e reflexão são algumas das sensações que vêm à tona. Enquanto as urnas não revelam o resultado, as pesquisas norteiam os trabalhos e atraem a atenção de todos. Numa suposta pesquisa da oposição, surpreendentemente, uma candidata estava muito mal nos números a ponto de marejar os olhos com a notícia. Agora mais surpreendente foi a risada espontânea de “um colega” de partido que estava presente. Imaginem o tamanho da risada se fosse “a colega”! Na pesquisa da situação, as lágrimas e os risos são de outros. Na política, as revelações são sempre impactantes!

 

REDUTOS SATURADOS – A cada eleição proporcional surgem novos nomes e os redutos eleitorais acabam sendo disputados centímetro a centímetro. Nosso bairro da Palestina terá mais candidato e conflito do que a região Palestina no Oriente Médio. A Cohab também. Santo Agostinho nem se fala. Chapinhas estão na moda, levando esperança e ilusão a muitos pré-candidatos. Também quero me iludir!

 

COLÉGIO ELEITORAL – Paralelamente a essa saturação de redutos eleitorais, A Escola Dr. Adilson Bezerra, antigo Centro Social, pode despontar em 2016 como o reduto mais disputado da cidade, proporcionalmente. Em 2004, dois candidatos a vereador eram professores de lá, Afrânio Marques e J Oliveira. Neste ano, após sondagens recebidas por este colunista, poderemos ter disputando uma vaga para Câmara de Vereadores, de forma inédita na história da cidade, três candidatos de uma mesma escola: aluna, professor e diretora. Não pensem que em 2004 ou em 2016 teve / tem estratégia de invasão de reduto. Tenham certeza…

 

POLÍTICA NO RÁDIO – Os políticos inflacionaram os horários de rádio. É programa do Zé, programa do prefeito, de Fernando, da oposição e os tradicionais programas de debate. A surpresa mais recente da radiofonia local, além da bola cheia para torcida do Corinthians, foi a volta de Marcondes Moreno a um programa de rádio. O comunicador vivenciará uma nova fase profissional nas ondas do rádio, já foram mais que as fases da Operação Lava Jato. Que seja eterno enquanto dure!

 

PRA LAMENTAR – A “Frente pra Lamentar” em Defesa do Polo das Confecções do Agreste, formada por vereadores das cidades que compõem o polo, se reuniu sexta (19) em Brejo da Madre de Deus. Lamentaram a ausência dos deputados convidados e a falta de atenção do governador com a frente. A criação dessa frente formada por vereadores para buscar melhorias referenda a não eficiência dos deputados e prefeitos na captação de ações diretamente com o governo estadual, o que não agrada muita gente. Na reunião, se discutiu até formas de protesto para vinda de Paulo Câmara a Fazenda Nova em março. Esses vereadores ainda terão muito o que lamentar.

 

CHOVERAM POSTAGENS – Ainda bem que temos as redes sociais para nos atualizarmos com o que acontece na cidade, no Brasil e no mundo. Nem deu pra perceber que choveu forte ontem. Pelo menos as tradicionais fotos na Rampa do Pepê e com um algodão doce gigante nos passeios de Taquaritinga foram substituídas pelas postagens de ruas alagadas e córregos transbordando. Muito poético ver todas as ruas e todos os bairros se solidarizando com a Rua Maria Lira.

 

 

“Não me queiram mal. Apenas pensem nisso, enquanto lhes digo que fica o dito para ser rido.”

 

 

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade de seu idealizador

Um Comentário

  1. Edmilson Menino disse:

    Muito bom, poder ler, postagens assim. Que falam tudo sem a preocupação se fulano vai gostar ou beutrano vai odiar! Parabéns Tenorio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores