22
agosto

Resumório! – A coluna do Professor Tenório


​RESUMÓRIO 

 

VISITAS DE BARRIGA CHEIA – O período pré-eleitoral abriu oficialmente a temporada da barriga cheia. Mas parece que só um dos grupos aderiu à dieta do angu com galinha e sopa. Existe um mau costume aqui. Além de dar o voto, tem de encher a barriga dos candidatos e correligionários que os acompanham. O cardápio já virou pauta de grupo de WhatsApp, tribuna de câmara e programa de rádio. No período eleitoral, o cardápio segue o mesmo, nas comidas e nas propostas demagógicas.

MINHA TAXA MINHA VIDA – Jéssyca Cavalcanti denunciou o vereador Joab Gomes, semana passada, de criar o programa “Minha taxa minha vida”. Segundo a denúncia da vereadora, Joab cobrava uma taxa de cinco reais, através de um carnê, aos militantes do MTST em troca da promessa de estarem na lista de contemplados com um imóvel do programa Minha Casa, Minha Vida. Isso vai render mais do que as obras da Igreja de São Cristóvão, PE 160 e BR 104.

POLÊMICA – A palavra polêmica já parece com a Câmara de Vereadores de Santa Cruz. Semana passada, o vereador Capilé disse que seu discurso na tribuna foi cortado por uma das rádios que transmitem a sessão e que o vereador Carlinhos Andador da Cohab teria sido o responsável. A vereadora Jéssyca Cavalcanti disse que circula a informação nos bastidores que o próximo discurso boicotado será o dela. Disse também que, caso se confirme, não ficará por isso mesmo. Se acontecer, vai ser um furacão naquela casa e na cidade, maior do que aqueles que arrancam tenda do chão, enforcam fotógrafo e derruba teto de calçadão.

NA PROCISSÃO – Numa eleição fria como a de 2018, a salvação para muitos candidatos são as procissões. Eles estão sempre lá com suas comitivas. Na procissão da festa do Santo Augustinho, no bairro Santo Augustinho, houve desentendimento e troca de palavras não carinhosas entre dois profissionais de candidatos diferentes. Faltou educação e respeito entre sim e, principalmente com o Santo. Houve relatos de um segundo desentendimento envolvendo duas outras pessoas . Se os ânimos estão assim no meio de uma procissão, não sei como seria um encontro de militâncias! Se continuarem assim, deveria ser proibido para menores de 18 anos a participação nesses eventos políticos.

SANTO AGOSTINHO – Alimentando o infinito universo de gafes políticas em período eleitoral, o candidato a deputado federal, Fernando Filho, esteve no fim de semana em Santa Cruz do Capibaribe, mais precisamente participando da procissão do bairro Santo Augustinho. Só que a assessoria do deputado acabou colocando em suas redes sociais que ele estava numa procissão de Santo Augustinho no Cabo de Santo Agostinho. O pai dele, Fernando Bezerra Coelho, excelente orador por sinal, ano passado chamou nosso padroeiro de “padroeira”. Isso é o que dá não conhecer a região e os santos. Eleição passada pegaram no pé de um possível pré-candidato a prefeito nas redes sociais só porque ele não sabia onde ficavam os bares da cidade…

PERUAS – As conversas plantadas em período eleitoral, carinhosamente conhecidas por peruas, estão presentes em nossas eleições há anos. Hoje em dia ganharam um novo nome, mais chique e americanizado: Fake news. Criar ou compartilhar fake news é crime. Em Santa Cruz, sempre se fala em despulo, retirada de candidatura, mudanças de apoio para estadual, mudanças de apoio para federal, boicote a discurso de vereador etc. Como alguns desses fatos já aconteceram, muita gente fica na dúvida se é mesmo perua ou não. Pelo menos um despulo e o abandono ou troca de um candidato é fato marcante e, sendo verdade, certamente será anunciado em coletiva. É mais um almoço ou lanche garantido. 

PESQUISAS – Quatro pesquisas divulgadas recentemente apontam uma disputa acirrada para o governo de Pernambuco e senado. As pesquisas apontam uma polarização entre Paulo Câmara, que está ruim, por conta de seu alto índice de rejeição, e Armando Monteiro, que está pior por não conseguir sequer empatar com quem está ruim. No senado, a disputa está tão acirrada que o pleito pode ser decidido com o voto da sogra. É melhor os candidatos serem gentis com os familiares. Não está fácil pra ninguém.

PÚBLICO – Ainda ecoa nos ouvidos dos candidatos santa-cruzenses o silêncio do pouco público que tem participado dos eventos de campanha. O sonho dos candidatos é ter uma movimentação tão intensa quanto a frente das escolas particulares meio dia, com mais organização, claro.

O SILÊNCIO – A eleição 2018 está um sossego. Quem não tem WhatsApp e facebook nem sabe que a campanha já começou. A proibição dos carros de som circulando livremente pela cidade garantiu o sono tranquilo de muita gente. Melhor assim, não daria para suportar quarenta e cinco dias de carro com propaganda eleitoral e carro da água do Murici juntos.

JUSTIÇA – Informações de bastidores dão conta que a música do candidato a deputado federal Ernesto Maia, que já virou matéria de blog e pauta de programa de rádio, pode “parará” na justiça. Enquanto na capital a peleja é com as fotos de Arraes e Eduardo, aqui é com a música do Parará, sobrinho de Zé.

 

Não me queiram mal. Apenas pensem nisso, enquanto lhes digo que fica o dito para ser rido.”

As informações e opiniões aqui expressas são de responsabilidade de seu idealizador

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores