15
agosto

Resumório! – A coluna do Professor Tenório


​RESUMÓRIO 

 

MESMO DIA – As vindas de Armando Monteiro e Paulo Câmara a Santa Cruz do Capibaribe na última sexta-feira chamou a atenção de quem gosta de política. Pena que os eventos, à noite, foram no mesmo horário, só deu para acompanhar um pouco de cada.  Foi feito Calcinha Preta e Limão com Mel nos showmícios de antigamente. Teve de ser um pé lá e outro cá. Foi ruim, porque não tinha as bandas, mas foi bom, porque era mais perto. 

DANÇA DAS CADEIRAS – Os eventos das majoritárias não conseguiram juntar grande público. Tinha mais cadeiras do que eleitores, fato. Se eu não disser que no azul tinha mais gente do que no amarelo vão ficar com raivinha, como diz o meu amigo Ralph. O silêncio é um recado, a ausência também.

COMEÇO E FIM – Começo de campanha é desanimado feito namoro antigo. Os principais postulantes ao governo do estado estiveram em Santa Cruz no último fim de semana, mas a receptividade popular não foi das mais empolgantes. Pouco público nos eventos, mas é sempre assim. Depois que tocarem a lambadinha e Hildo Teixeira gritar o famoso “Vai começar tudo de novo”, pode arrumar cadeira que o povo vai!

FELIZ DA VIDA – Apesar do pouco público, o Governador Paulo Câmara deve ter saído muito feliz daqui. Não teve garotinha pegando microfone pra reclamar até do vento, não teve cartaz de protesto, não teve faixa rasgada e jogada no Riacho Tapera nem ameaça de vaia. Ou seja, foi um sucesso!

BARRIGA QUASE CHEIA – Armando Monteiro deve ter saído satisfeito da cidade também, com um pouco de fome talvez. Ele quis almoçar com Zé Augusto, jantar com Edson Vieira e lanchar com Fernando Aragão. Ficou sem lanche. Depois de um tempo sem aparecer e dizer que não precisa bater cartão em Santa Cruz, apareceu e o acesso ao seu telefone provavelmente ficou mais fácil.

ADESÕES – O final de semana foi marcado por adesões e apresentações dos candidatos dos principais grupos políticos. Entre as adesões ao deputado Diogo Moraes, também merece destaque o assessor de um dos vereadores aderentes, conhecido como “Ministro das vaias”, o maior articulador de vaia para políticos da região. Mais uma importante adesão foi a do vereador Vânio Vieira, GRAVEM esse nome. 

CASOS DE FAMÍLIA – Um aspecto curioso de nossa política são os casos de família. De um lado, tio e sobrinho estão separados. Do outro, tio e sobrinho se reencontraram politicamente e estão juntos. Zé e Ernesto e Diogo e Fernando foram destaques nas adesões e “desadesões” da semana.

EM RESUMO – Muito fácil resumir a movimentação política do fim de semana, principalmente no que diz respeito às adesões. Só basta uma frase que nunca morre na política: “Quem era ruim ficou bom e quem era bom ficou ruim”. Simples assim.

AMARELOU – A Cohab possui dois vereadores e ambos estão no projeto político do deputado Diogo Moraes. A responsabilidade para os parlamentares é grande, pois estranho será se o deputado não for majoritário naquele bairro. Pra mim, era para as adesões terem sido anunciadas antes da Copa do Mundo, para amarelar tudo de vez! Seriam as ruas mais em clima de copa da cidade.

LARANJINHAS – O grupo que vem se formando em Santa Cruz, em torno das adesões ao projeto político de Diogo Moraes já recebeu algumas sugestões de nomes para o batismo. Assim como Zeus Augusto mudou o nome do grupo de Cabecinha para Taboquinhas quando trouxeram água de Tabocas, sugeriram colocar o nome do grupo “Piranginhas”, referência à adutora do Pirangi. Depois de tantas adesões de políticos do lado vermelho, outra sugestão é batizar de “laranjinhas”. Laranja é o resultado da mistura das cores amarela e vermelha.  ​

NO BREJO NÃO – Entre as muitas ações movidas pelo advogado André Tadeu para baixar salários de secretários, prefeitos e vereadores na região, a do Brejo da Madre de Deus para baixar salários dos vereadores teve a liminar negada por juiz de primeira instância.  Em caso de manutenção da decisão, tragam a turma do Brejo para ajudar os companheiros parlamentares desse lado do rio na condução do processo de reajuste salarial, pois estão precisando. Pelo menos no Brejo, vereador não precisa alugar box no Moda Center para amenizar as consequências da perda salarial causada por Tadeu.

ACAPULCO É AQUI – Duplicação da PE 160, asfaltamento de várias ruas, água nas torneiras de diversos bairros, eletrificação rural, creches, escola, conjunto habitacional… Tudo lindo e maravilhoso! Se continuar assim após o período eleitoral, o Chaves e toda a turma da vila não vão mais para Acapulco. Virão todos para cá.

AS MAIS COMENTADAS – Confusão em Mala da 29, grito de golpista em discurso de candidato ao senado, ou eles ou eu, fala em cima do palanque diferente da combinada embaixo, celular de figura importante desaparecido, retirada de candidatura, mais exoneração em escola do estado… Essas foram algumas das situações mais comentadas nos bastidores. Na política, a gente aprende a não acreditar em tudo e não duvidar de nada. Como as fontes são duvidosas, não detalharei os assuntos. Resta saber o que é verdade, o que não é verdade e como cada um conta a história.

MUITO GROSSO – Pelo menos uma das versões eu contarei, em consideração aos leitores. Sobre a confusão na Mala da 29, disseram que o pai de um candidato foi rude com um militante político que não votará em seu filho. Ele foi mais grosso do que a camada de asfalto que estão colocando no perímetro urbano da PE 160. Há quem diga que o militante só se sente seguro para andar na rua acompanhado da Major Conceição.

 

Não me queiram mal. Apenas pensem nisso, enquanto lhes digo que fica o dito para ser rido.”

As informações e opiniões aqui expressas são de responsabilidade de seu idealizador

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores