24
agosto

Ponderação – Coluna do Janielson Santos


Olá pessoal.  

Inicio hoje mais um desafio no Blog do Ney Lima: O compromisso de trazer todas às sextas-feiras meu ponto de vista sobre temas relacionados ao nosso cotidiano, no espaço “Ponderação”. 

Política, cultura, mídia, e coisas mais ou menos importantes (dependendo do seu entendimento) terá lugar por aqui, com uma crítica, análise, indagação, reflexão e/ou sugestão.

No embalo do futebol, dou o ‘pontapé inicial’ falando sobre o Ypiranga, patrimônio de Santa Cruz do Capibaribe, que está regressando aos campos após três anos.

Não ‘se acanhe’. Fique a vontade para críticas. Ela será sempre analisada, filtrada, tragada, consumida e aproveitada em alguma hora, algum dia, em algum lugar.

Boa leitura.

Ypiranga: A esperança em duas cores

 

Saudade. Em algum dicionário encontro como definição ‘lembrança nostálgica e, ao mesmo tempo, suave, de coisas distantes acompanhada do desejo de tornar a vê-las ou possuí-las’. Para muitos santa-cruzenses, amantes do futebol, essa definição pode ser substituída pela singela frase; ‘Ypiranga em campo’.

Distante dos gramados desde 14 de março de 2015, em noite de derrota para o Atlético Pernambucano, no Estádio Paulo Petribú, em Carpina, a Máquina volta às disputas no próximo domingo (26).

Aquela derrota para o Atlético, aliás, era cumprimento de tabela. Foi apenas um dos seis atropelos contando somente o ‘hexagonal da morte’. (Fase pra ser esquecida, rebaixado pra segunda divisão na última colocação, com pior ataque e pior defesa). O time já havia caído de divisão, duas rodadas antes, em empate frio contra o América, diante de aproximadamente 500 tristes torcedores, no Otávio Limeira.

Nos últimos três anos, a discussão maior no clube foi sobre dívida com ex-atleta, problemas judiciais e leilão da sede. Enquanto isso, ‘futebol, bola rolando, gols e grito de torcida’, ficaram em quinto ou sexto plano.

Os problemas extracampo não foram resolvidos. Aliás, está longe disso. No entanto, diferentemente de anos passados, a busca por uma vaga na elite do futebol de Pernambuco está em jogo. A retomada acontece na Capital do Forró contra um velho conhecido: Clube Atlético do Porto, o Gavião do Agreste.

Pelo regulamento, a grande maioria dos jogadores tem idade de até 23 anos. Para voltar à primeira divisão são 10 jogos, que ‘não querem saber’ como andam os entraves e picuinhas em escritórios de diretores e ex-diretores.

Com apoio regular, ou não, da iniciativa privada, à princípio sem casa para jogar, com o fantasma do leilão rondando sua sede e com toda a problemática que circula no meio esportivo do interior do estado, para todos os efeitos, a esperança no bom futebol (e por uma agenda extra no lazer e entretenimento ao povo de Santa Cruz do Capibaribe), tem oito letras é alvi-azulina, e responde por Ypiranga.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores