22
fevereiro

Artigo – Por Adriano Oliveira


O futuro da CPMF

 

adriano oliveiraA Contribuição Provisória sobre Movimentações Financeiras (CPMF) será aprovada? A aprovação do referido imposto provisório tende a contribuir para o equilíbrio das contas públicas. Poderá proporcionar mais recursos para municípios e estados. Resgatará a confiança do mercado e do setor produtivo para como o governo Dilma. Apesar dos aparentes benefícios, a batalha da presidente Dilma Rousseff para aprovar a CPMF será árdua.

 

Com o objetivo de posicionar os atores estrategicamente, tanto os que são contrários a CPMF, como os favoráveis, utilizo a Teoria dos Jogos para tentar encontrar a resposta para a pergunta apresentada neste artigo. Existem quatro atores estratégicos: Presidente Dilma, parlamentares, prefeitos e governadores. Avaliar as possíveis escolhas destes atores clarifica o futuro da CPMF.

 

A atual presidente deseja cooperar com os parlamentares, prefeitos e governadores. Ofertará incentivo aos congressistas e oferecerá parte dos recursos da CPMF para prefeitos e governadores. Portanto, a estratégia ótima para a presidente Dilma é cooperar. Os parlamentares temem a reação dos eleitores. Porém, eles não disputarão eleição este ano. Deste modo, a depender dos incentivos oferecidos pelo governo, a escolha ótima para parte deles será a de apoiar o novo imposto.

 

Os prefeitos candidatos à reeleição temem a reação do eleitor. Por isto, a aprovação da CPMF representa escolha péssima ou subótima para eles. É péssima em razão de que os eleitores têm condições de puni-los nas urnas. E é subótima em virtude de que os recursos advindos da aprovação da CPMF podem irrigar os cofres municipais antes da eleição de outubro. Porém, tal possibilidade é remota. Portanto, os prefeitos tendem a não apoiar fortemente a CPMF.

 

A escolha ótima para os governadores é a aprovação da contribuição provisória. Caso tal aprovação ocorra, os governadores, que estão com incapacidade de realizar novos investimentos e de manter serviços públicos essenciais, terão novo recurso financeiro. A aprovação da CPMF trará condições favoráveis para que governadores sejam reeleitos. Mas os governadores devem temer a reação dos eleitores? Sim.  Entretanto, a eleição para o cargo de governador não ocorrerá este ano.

 

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade de seu idealizador

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores