12
fevereiro

Artigo – Por Adriano Oliveira


Os atores de 2018

 

adriano oliveiraVislumbrar o futuro não é tarefa para principiantes. Segundo o cientista político Philip Tetlock, são raros os analistas que acertam as suas previsões. Entretanto, Tetlock frisa em suas obras que é possível prever. A previsão deve ser ato corriqueiro de estrategistas e políticos. Através dela, é possível construir estratégias antecipadas para contextos futuros.

 

Como estará o ambiente político em Pernambuco no ano de 2018? A resposta para esta indagação advém da interpretação do presente e dos resultados das eleições municipais das cidades do Recife, Jaboatão dos Guararapes, Caruaru e Petrolina. Nestas cidades, estão atores que caso obtenham sucesso na eleição deste ano serão estratégicos em 2018.

 

Se Geraldo Júlio for reeleito prefeito do Recife, ele será opção majoritária em 2018. Entretanto, o atual prefeito do Recife precisará superar João Paulo, Daniel Coelho, Priscila Krause e Silvio Costa Filho, caso estes sejam candidatos. Mais candidatos em disputa trarão mais obstáculos para o desempenho de Geraldo Júlio.

 

Elias Gomes, prefeito de Jaboatão dos Guararapes, poderá ser opção majoritária do PSDB em 2018 caso faça o sucessor. A sua possível candidatura ao Senado ou ao cargo de governador será fortalecida se o PSDB obtiver sucesso eleitoral na capital pernambucana neste ano.

 

Em Caruaru, duas lideranças poderão emergir, a depender do sucesso eleitoral na disputa municipal. Se Raquel Lyra for eleita prefeita, ela inserirá o ex-governador João Lyra Neto na dinâmica eleitoral majoritária da eleição de 2018.

 

Em Petrolina existe um ator oculto, o qual não é percebido, porém virá a ser caso eleja o seu sucessor na eleição municipal. Júlio Lossio está há oito anos no poder, conseguiu vencer na última eleição municipal a força do eduardismo e poderá ter a oportunidade de vir a ser candidato a governador pelo PMDB em razão de que a opção ótima para Jarbas Vasconcelos em 2018 é a candidatura ao Senado. E a opção ótima de Raul Henry, caso a aliança PMDB e PSB seja desfeita em 2018, a Câmara Federal.

 

Geraldo Júlio, Elias Gomes, João Lyra e Julio Lossio poderão ocupar os espaços que estão vazios em Pernambuco desde a morte de Eduardo Campos. Em 2012, previ que o eduardismo teria condições de permanecer no poder até 2022. Contudo, a morte precoce do ex-governador, fez com que tal predição não mais exista. Paulo Câmara poderá ocupar grande parte do espaço vazio e atrair todos os atores frisados para o seu palanque em 2018. Contudo, para isto ocorrer, ele precisará estar bem avaliado entre os eleitores.

 

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade de seu idealizador

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores