08
agosto

Artigo – Por Adriano Oliveira


O que pensa o eleitor?

.

adriano oliveiraO Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau (IPMN) realizou pesquisa nos cinco maiores municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR) com o objetivo de identificar as visões de mundo dos eleitores. Apesar da pesquisa ter sido realizada em cinco municípios, os resultados são semelhantes a de outros encontrados em diversas cidades do Nordeste.

A pesquisa citada revela que os eleitores estão desinteressados para com a eleição municipal vindoura. 44,5% estão desinteressados para com a eleição de prefeito. E 17% estão, no momento, indiferentes. Tais porcentuais sugerem indagação relevante: Qual é a importância da enfadonha pesquisa de intenção de voto neste momento? Se os eleitores estão desinteressados ou indiferentes para com a eleição, tenho como hipótese de que eles ainda não estão convictos quanto à sua escolha eleitoral. Portanto, repito: a intenção de voto é um indicador que pode sugerir interpretações equivocadas da conjuntura eleitoral.

Os eleitores estão dispostos a votar. 71,2% deles pretendem votar na eleição para prefeito. Apesar das intensas e constantes denúncias de corrupção contra políticos e das diversas manifestações de rua, os eleitores não abrem mão de comparecer às urnas. Porém, indago: Os eleitores desejam votar por que acreditam que o voto pode mudar a sua realidade ou em razão de que o ato de votar é uma obrigatoriedade? Considero que escândalos e manifestações não inibirão a participação dos eleitores no dia da eleição.

Os eleitores, majoritariamente, não acreditam em promessas de campanha, 81,4%. E por que não acreditam? Os eleitores estão cansados de promessas não realizadas. A prova disto é que 88,7% dos eleitores declaram não confiar na classe política. Então, o que os candidatos a prefeito devem fazer nesta campanha? Mostrar os avanços, caso existam. E ações críveis para o futuro. O eleitor não deseja ficção.

O IPMN fez a seguinte indagação: Todos os políticos calçam 40? 62,9% dos entrevistados afirmaram que sim. O objetivo desta indagação é verificar se os eleitores colocam os políticos em um mesmo saco. Isto é: Todos os políticos são iguais? A pesquisa revela que sim. Os eleitores, em sua maioria, não diferem o bom político do mau político. Além disto, o dado sugere que para o eleitor, a corrupção é uma prática inerente à atividade política.

.

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade de seu idealizador

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores