13
junho

Artigo – Por Adriano Oliveira


O sistema produtivo da política

adriano oliveira

As crises política e econômica são produzidas pela meritória Operação Lava Jato.  A Lava Jato, ao desvendar as relações entre parte da classe política com diversos atores do setor econômico, desestabilizou o funcionamento do sistema produtivo da política e produziu as crises referidas. No sistema produtivo da política, políticos se relacionam com empresários e obtém financiamento para as suas respectivas campanhas eleitorais. Políticos ou indicados ocupam espaços no Estado. Empresas conseguem realizar obras públicas.

O sistema produtivo da política está inserido historicamente no sistema político. O primeiro é informal e não é facilmente observável. Ao contrário do sistema político, o qual é formal e facilmente observável. Quando o sistema produtivo da política é desestabilizado, ou seja, deixa de funcionar adequadamente, o sistema político formal também se desestabiliza, por consequência, a formação de coalizões partidárias em torno de um presidente da República não ocorre e caso venha a ocorrer, funcionará precariamente.

Neste instante, diversos atores políticos que fazem parte de ambos os sistemas, o formal e o informal, receiam ser as próximas vítimas da Operação Lava Jato. Em razão disto, ao negociar espaços na coalizão partidária que pretende sustentar o governo, os atores colocam na mesa de negociação a possibilidade da proteção institucional do poder Executivo caso a Lava Jato venha ameaçá-los. A incerteza reina no ambiente político, onde negociações ocorrem. E em razão dela, o sistema político convive com turbulências.

A Operação Lava Jato é pedagógica. A Lava Jato desincentiva as ações dos atores no sistema produtivo da política. Isto não significa que ela destruirá por inteiro o sistema produtivo. Mas, certamente, o enfraquece. A Lava Jato, ao ser pedagógica, poderá proporcionar a reforma política no âmbito do financiamento eleitoral informal, pois desencoraja a presença e o fortalecimento da relação empresarial entre setor produtivo e políticos.

Quando findará as crises política e econômica? Ambas estão interligadas e, no momento, ocorre processo de retroalimentação entre elas. A crise econômica para ser superada fortemente precisa que políticos estejam dispostos a chancelar as reformas propostas pelo governo Temer. Contudo, desconfio que a disposição de parte deles dependa da intensidade da Lava Jato.

.

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade de seu idealizador

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores