06
junho

Coluna


A Luz no fim do túnel

 

Esta semana duas notícias vindas do Tribunal Superior Eleitoral animaram os correligionários de Dr. Edson, prefeito reeleito do Brejo, afastado do cargo por suposta irregularidade no evento particular “São Pedro de Seu Pedro”, onde a justiça eleitoral estadual entendeu que ônibus e equipamentos da prefeitura foram usados para a realização de um “showmício”.

 

Já havia mencionado em outros textos que o prefeito cassado Dr. Edson via uma luz no fim do túnel quando o assunto era a sua volta à prefeitura. Esta luz ficou mais forte e, agora, ele já está na saída do túnel e suas possibilidades são duas: sair do túnel como prefeito reintegrado ou cair no ostracismo como prefeito cassado.

 

Os três últimos posicionamentos no TSE são amplamente favoráveis ao Dr. Edson, onde o Ministro João Noronha já reformou em duas oportunidades decisões do TRE contrárias ao doutor e, ainda, há de se falar no Parecer do Ministério Público Federal que requer a reintegração de Dr. Edson ao cargo de prefeito.

 

Este imbróglio já se arrasta desde o ano passado onde, em meu ponto de vista, houve uma precipitação do TRE ao marcar as eleições suplementares tão rapidamente em Brejo, mesmo com a possibilidade da cassação ser derrubada e houve demora do TSE ao analisar a questão, pois, como exemplo, em Petrolina o prefeito foi cassado e afastado por decisão do TRE, mas o TSE foi rápido ao analisar a questão e garantiu a permanência do prefeito no cargo, até o julgamento final, que é entendimento pacífico naquela corte.

 

Ao admitir a análise do recurso de Dr. Edson, o Ministro João Noronha também deixou em aberto a possibilidade de retorno do mesmo ao cargo, mas acredito que vai analisar a questão com cautela, para que a decisão não tumultue ainda mais a questão administrativa do município que prejudica, e muito, a vida da população.

 

Neste quesito, a demora de julgamento de recursos como este, julgado esta semana, acarretou vários problemas para o povo, que é quem realmente importa,pois o que se vê é uma insegurança administrativa enorme, com as atenções voltadas para os tribunais e a população a mercê de sua própria sorte.

 

Estaremos atentos aos próximos acontecimentos.

 

O VAI E VOLTA NO TSE

 

Júlio Lóssio, prefeito de Petrolina, foi cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco em votação apertada 4×3, onde o presidente daquele órgão, igualmente como o fez com Dr. Edson (do Brejo), votou duas vezes decretando a perca do mandatário municipal.

 

A grande questão é que o prefeito de Petrolina ingressou com recurso no TSE e a Ministra Laurita Vaz negou uma, mas concedeu outra liminar para que Lóssio voltasse ao cargo de prefeito daquela cidade, alegando que é entendimento do TSE que prefeitos cassados e que ainda tenham possibilidades de recursos, possam permanecer nos cargos para evitar a instabilidade política nos municípios.

 

Embora por fatos diferentes, as questões de Petrolina e Brejo da Madre de Deus foram decididas pelo TRE-PE com fundamentos jurídicos parecidos, mas qual o motivo de um gestor ainda estar afastado e o outros permanecer no cargo?

 

 

BREJO DA MADRE DE DEUS

 

Mencionei, semanas atrás, que o ex-prefeito Dr. Edson estava visualizando uma luz no fim do túnel quanto à definição de seu processo na Justiça Eleitoral em que o mesmo tenta voltar para o comando do Brejo da Madre de Deus.

 

O fim do túnel está bem próximo e a luz parece que está cada vez mais forte! Em breve trarei informações concretas sobre o desfecho deste caso. Está muito próximo!

 

BREJO DA MADRE DE DEUS

 

Ainda rende, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), questões envolvendo as eleições suplementares no Brejo da Madre de Deus. O fato é que o prefeito cassado, Dr. Edson, viu um recurso seu ser admitido na Corte e, assim, começa a ver, ainda longe, uma luz, ainda pequena, no fim do túnel.

 

As informações aqui expressas são de responsabilidade de seu idealizador e não refletem, necessariamente, o posicionamento deste veículo de comunicação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores