11
novembro

Após seis meses sem remédio, secretaria afirma que medicamento está em licitação


Paciente desesperada busca remédio na Farmácia de Pernambuco desde maio

.

Nesta sexta-feira (11), a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco, através da Superintendência de Comunicação, encaminhou uma curta nota, ao Blog do Ney Lima, em resposta aos questionamentos feitos pela falta de medicamentos na Farmácia de Pernambuco.

O medicamento em questão, é considerado de alto custo e tem a fórmula do princípio ativo ‘Bosentana 125 mg’. O remédio ajuda, de forma substancial, na qualidade de vida e quantidade de sobrevida, a pacientes que combatem a hipertensão arterial pulmonar.

Através de e-mail, questionamos se o problema persiste, qual o prazo para regularizar a situação e quais as alternativas oferecidas aos pacientes, enquanto aguardam a solução definitiva do problema.

Em resposta, a Farmácia de Pernambuco afirma que o medicamento citado está em processo de licitação. De acordo com a nota o mesmo medicamento em menor dosagem encontra-se no estoque.

Confira na íntegra.

Nota

A Farmácia de Pernambuco esclarece que o medicamento Bosentana, na apresentação de 62,5 mg está no estoque, enquanto a apresentação de 125 mg está em processo de licitação. 

Secretaria Estadual de Saúde – PE / Superintendência de Comunicação

.

O caso

Durante a semana, a nossa redação foi procurada, pela segunda vez, pela paciente Wilsineia de Araújo (Néia), 35 anos, residente em Santa Cruz do Capibaribe, diagnosticada com ‘Lúpus Sistêmico’, que lhe provocou hipertensão arterial pulmonar (HAP), em que apresenta um quadro de limitações pela insuficiência respiratória. (VER AQUI)

img_9017

Foto: Janielson Santos.

Desesperada, a paciente afirma que, a ultima vez que recebeu o remédio do estado, para o seu tratamento, foi em maio de 2016.

Para render o que sobrou, desde então, ela começou a tomar metade da dosagem diária indicada, além de usar remédios doados por familiares de pacientes que faleceram em virtude do mesmo problema e contando com ajuda de amigos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores