20
setembro

Shows da Festa de Setembro terão reforço na segurança, afirma prefeitura após recomendação de cancelamento pelo MPPE


dsc01648
Foto: Thonny Hill

Na tarde desta terça-feira (20) a prefeitura municipal de Santa Cruz do Capibaribe enviou nota em resposta aos questionamentos do blog quanto a recomendação do Ministério Público de Pernambuco (MPPE).

Através da promotora Isabelle Barreto de Almeida, o MPPE emitiu recomendação para que os shows da tradicional Festa de Setembro, de Santa Cruz do Capibaribe, fossem cancelados caso não seja garantida a segurança a população.

Segundo a promotora, o comando do 24º Batalhão de Polícia Militar já informou que não foram liberados recursos para o pagamento de diárias extras aos policiais, o que implicaria, segundo o comando, na falta de policiamento extra de outras cidades para os dias festivos, previstos para acontecer de 23 a 29 deste mês.

Outra alegação na recomendação do MPPE está, segundo o mesmo, na situação de dificuldades financeiras do município. Segundo a recomendação, o histórico de atrasos no pagamento de salários e o parcelamento, em 48 vezes, da dívida de mais de R$ 1,5 milhão em contribuições ao Santa Cruz Prev seriam dois motivos para o cancelamento.

Na nota, a prefeitura afirma que a festa será realizada com reforço no policiamento já que, segundo a nota, o dinheiro para pagamento de diárias extras aos policiais já foi garantido junto ao Governo do Estado.

Confira a nota na íntegra:

NOTA DA PREFEITURA DE SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE SOBRE A TRADICIONAL FESTA DE
SETEMBRO

A Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe entende e louva a preocupação do Ministério Público de Pernambuco sobre seu entendimento quanto à Tradicional Festa de Setembro ou Festa dos Padroeiros, porém esclarece que o festejo é mais antigo que a própria cidade e vem sendo realizado durante anos ininterruptos, dentro ou fora de períodos eleitorais.

Trata-se da cultura tradicional do povo santa-cruzense, não merecendo a possibilidade de cancelamento. Entendendo as dificuldades econômicas vividas, a Prefeitura adequou os investimentos de modo a não comprometer substancialmente os cofres municipais, inclusive trabalhando com orçamento inferior ao ano de 2015.

Sobre a segurança do evento, o deputado estadual Diogo Moraes, em contato com o Governo do Estado e com o comando da Polícia Militar, conseguiu garantir as diárias necessárias para que o efetivo da PM esteja presente todas as noites da festividade. A Prefeitura não descumpre Leis e a Legislação Eleitoral vigente será preservada com a proibição de divulgação de nomes de agentes políticos que concorrem nas eleições.

A Festa de Setembro já está em funcionamento desde a última segunda-feira (19), com parques de diversão e barracas. O evento contribui não só com a manutenção das tradições de Santa Cruz do Capibaribe, como também com o aquecimento do comércio local, além de gerar emprego e renda, principalmente para o pequeno comerciante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores