18
julho

As curtinhas do Romenyck Stiffen


CONIAPE-PE e CONIDER-PE

 

Sempre polêmico: Por diversas vezes debatemos sobre o CONIAPE-PE (Consórcio Público Intermunicipal do Agreste Pernambucano e Fronteiras) e o CONIDER-PE (Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Regional de Pernambuco), ambos idealizado pelo ex-deputado federal José Augusto Maia que focalizou a maioria de suas emendas para estruturação de uma usina asfáltica.

CONIAPE-PE: O primeiro consórcio idealizado por Zé Augusto Maia foi o CONIAPE, obvio que o ex-deputado queria o controle da usina nas mãos de aliados, mas em 2013 viu os adversários políticos da região dominarem a direção do consórcio em uma forte articulação politica.

CONIDER-PE: Ao ver os adversários dominarem o CONIAPE, Zé criou o CONIDER e direcionou as emendas da usina asfáltica para o mesmo. Contudo, mas uma vez o ex-deputado perdeu o controle do consórcio jogando a culpa do insucesso do mesmo as articulações de seus adversários políticos.

Funciona?: Imprensa e população até hoje se questiona se os consórcios acima citados funcionam, pois não são perceptíveis diretamente as suas ações. Recentemente Santa Cruz faz parte do CONIAPE estando o prefeito Edson Vieira (PSDB) como presidente do mesmo, contudo a cidade não está associada ao CONIDER, alegando, entre outras coisas, a falta de produtividade do mesmo.

Ele acredita: O prefeito de Brejo da Madre de Deus, Hilário Paulo (PSD), acredita veemente nos respectivos consórcios, pois no inicio do ano foi eleito tesoureiro do CONIAPE e recentemente se filiou ao CONIDER, hoje o prefeito é o único da região presente nos dois consórcios.

Funcionando: Em conversa com esse colunista, Hilário afirmou que diversos equipamentos do CONIDER estão em funcionamento, entre eles: caçambas e a perfuratriz.  Ainda segundo o prefeito, só o material da produção do asfalto não está funcionando, pois precisa de emendas ou recursos para o insumo, mas que estará trabalhando dentro do consórcio para que a mesma possa funcionar, pois não que ver a mesma enferrujar sem uso.

Os motivos: Questionamos ao prefeito Hilário os motivos que o levaram a entrar no CONIDER e o mesmo afirmou que não poderia ficar de fora de um consórcio com a estrutura maquinaria que se tem.

Fora das birras?: Todo mundo sabe que Hilário é aliado de primeira hora do prefeito de Santa Cruz, Edson Vieira, contudo, será que o prefeito de Brejo foge da birra politica regional entre Vieira e Maia ao entrar no CONIDER apresentando que o consócio funciona e é viável?

Ou mais uma articulação?: Ou a entrada do prefeito Hilário Paulo ao CONIDER será mais uma articulação para abrir as portas do mesmo para outras cidades da região? Uma coisa é certa, independente da resposta ao qual saberemos em um futuro não tão distante, o prefeito Hilário mostra que o CONIDER funciona e é viável.

.

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade de seu idealizador

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores