11
setembro

IDEB mostra evolução positiva na qualidade do ensino público em Santa Cruz do Capibaribe


Foram divulgados, pelo Ministério da Educação, os números do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).

O índice avalia, a cada dois anos, a qualidade de ensino oferecido nas escolas públicas, sendo calculado a partir de dois indicadores: taxa de rendimento escolar (aprovação) e médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep.

Os últimos dados foram divulgados em 2015 e são pontuados de 0 a 10 ou seja: quanto maior for o índice, melhor a qualidade do ensino. Neste ano, foram divulgados os números obtidos em 2017.

.

Comparativo com a média estadual

Com a divulgação, foi mostrado que o município obteve melhora na qualidade de ensino em sua rede municipal em relação ao ano de 2015 e que vem evoluindo gradativamente, desde que o índice foi colocado pela primeira vez, em 2005.

Para os anos iniciais (até o 5º ano) Santa Cruz saiu de 5.0 em 2015 para 5.3 e quando comparados com a média estadual, Santa Cruz ficou acima dos 4.8 registrados.

Para o Fundamental II (até o 9º ano), o município evoluiu de 4.0 para 4.4 e quando comparados com a média estadual, 4.1, Santa Cruz também ficou acima.

Já no Ensino Médio, que é de responsabilidade do Governo do Estado, Santa Cruz obteve 4.0. É a primeira vez que esses números foram pontuados.

.

Comparativo com as metas do INEP

Quando levados em consideração as metas projetadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), que promove os cálculos do IDEB, a rede municipal de ensino satisfez a meta em uma das duas faixas de ensino abordadas.

Nos anos iniciais, a meta projetada era de 5.4, ficando bem próximo com 5.3. No Ensino Fundamental II, a meta projetada era de 4.4, conseguindo o mesmo índice.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores