22
setembro

Ponderação – Coluna do Janielson Santos


O que eles entendem sobre ‘o básico’?

Vamos pensar nos impactos quando nem o saneamento é planejado

 

A questão é tão fundamental, que é denominada de saneamento ‘básico’. É incrível o atraso que temos em ponto tão elementar. Dados divulgados esta semana, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam que ‘menos da metade dos municípios brasileiros dispõe de um plano para área’. Não é difícil perceber o tamanho do problema olhando ao seu redor, na sua cidade, no seu bairro…

O resultado da falta de planejamento e de algo concreto nesse quesito, se reflete e impacta diretamente na saúde. Noticiar ocorrência de epidemias ou endemias provocadas pela ausência de saneamento básico é corriqueiro.

A região Agreste de Pernambuco, mais precisamente o Polo de Confecções, tem um exemplo evidente e desastroso do descaso com a questão. Em anos de abandono, irresponsabilidade, falta de planejamento, de zelo ou qualquer coisa que o valha, perdemos (pra não se esticar tanto), nada mais nada menos, que um Rio.

Não à toa, está em andamento no município de Santa Cruz do Capibaribe (integrante do Polo), após tanto tempo, uma das obras consideradas por alguns, a maior da história do município, mesmo sem tanta visibilidade: Um Sistema de Esgotamento Sanitário (SES). Algo prometido há décadas (típica promessa requentada em sucessivas campanhas eleitorais) que objetiva reduzir o lançamento de esgoto direto no Rio Capibaribe, fazendo o tratamento de forma responsável.

O Plano Nacional de Saneamento Básico estipulou o ano de 2033, como meta para que o serviço seja universalizado em todo o país. No entanto, a redução de investimentos públicos na área pode estender esse prazo para além de 2050, deixando claro que o atendimento continua não sendo prioridade.

É notório que já perdemos tempo demais, com isso. Não precisamos esperar tanto. Haverá uma eleição importante, em aproximadamente 15 dias. Saindo da rinha formada em torno da disputa, pouco proveitosa nesse campo, você já sabe o que os seus candidatos, ao menos, acham sobre esse assunto?

As opiniões e informações aqui expressas são de responsabilidade de seu idealizador

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores