17
abril
Empatia: entenda sua importância no trabalho
Provavelmente você já ouviu falar em empatia. A palavra, que está em alta, significa: “ação de se colocar no lugar de outra pessoa, buscando agir ou pensar da forma como ela pensaria , ou agiria nas mesmas circunstâncias.” Ou seja, ser empático é medir suas ações e pensar em como se sentiria se acontecesse a mesma coisa com você. Esta atitude é importante com todos e em todos os setores da sua vida.
Ela está no cumprimento ao porteiro do prédio, em ceder lugar para um idoso no ônibus, em tratar bem os prestadores de serviço e em respeitar e ouvir o que seus colegas de trabalho têm a dizer. No ambiente profissional, é muito comum que as pessoas deixem o ego falar mais alto, mas nele, principalmente, é super importante ser empático. Entenda a importância deste comportamento e como exercê-lo no dia a dia.
Novos comportamentos
O primeiro passo para ser empático dentro do ambiente de trabalho é acabar com a velha cultura organizacional. É muito comum haver competição entre os funcionários de uma empresa, e isso não é saudável. Quando se está tentando vencer uma pessoa, é comum haver trapaças, sentimento de superioridade ou inferioridade, entre tantos outros que são totalmente opostos à empatia.
Para evitar esse tipo de comportamento, busque conhecer todos ao seu redor, entenda o que cada um faz, procure ou ofereça ajuda. Entenda que todos estão ali em prol de um objetivo comum e são aliados, não rivais. Entender as necessidades dos outros é o principal passo da empatia e deve ser sempre considerado.
Converse sempre
Caso haja algum problema de comunicação entre as pessoas e isso gerar desentendimentos, parta para a conversa. Essa é a melhor solução para resolver problemas pendentes. É comum que as pessoas tenham falhas de compreensão e levem certos comentários para o pessoal, mas é super importante que todos entendam a mensagem e estejam na mesma página.
Por isso, procure sempre ter uma conversa sincera e respeitosa com seus colegas para que a empatia continue reinando. O feedback também é uma saída para o entendimento mútuo. É claro que nem todos são obrigados a concordar com tudo que se diz, mas saber respeitar é fundamental. O respeito e empatia andam de mãos dadas.
Para ter empatia não é preciso muito, por isso, pense sempre antes de falar e agir. Um pouquinho de sabedoria pode evitar muitos conflitos e manter a harmonia de um time. E isso vale também para as relações familiares, de amizades e todas as outras.
Além da empatia, para se dar bem em um emprego, é preciso ter conhecimento. A pós-graduação pode ser uma das chaves para o seu sucesso e você pode cursá-la de diferentes maneiras. Conheça nossos cursos e escolha o que mais se encaixa no seu perfil.
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13
abril
Estudantes da rede estadual podem consultar se terão direito ao “cartão alimentação escolar”
O Governo de Pernambuco disponibilizou o site de consulta do Cartão Alimentação Escolar, para estudantes matriculados na rede de ensino estadual. Os alunos beneficiados receberão um cartão com o saldo de R$ 50,00 para comprar alimentos, o cartão só poderá ser usado com essa finalidade. De acordo com o governo, o valor repassado é referente aos alimentos necessários para um mês de refeição por estudante.
A agenda de entrega do cartão será disponibilizada nos próximos dias, porém o estudante já pode consultar se terá direito. Os responsáveis por esses alunos deverão estar cadastrados no Sistema de Cadastro Único (CadÚnico) do Ministério da Cidadania, para receberem o auxílio. Além do cartão, a família receberá uma carta com informações nutricionais, com a recomendação de produtos e itens não permitidos, como por exemplo, bebidas alcoólicas e refrigerantes.
O auxílio irá beneficiar cerca de 240 mil alunos da rede estadual. Estudantes ou responsáveis poderão fazer a consulta através do site da Secretaria Estadual, clicando AQUI.
03
abril
Intraempreendedorismo: entenda o conceito
Você sabia que é possível ser empreendedor dentro de uma empresa já existente? Esse conceito, que leva o nome de intraempreendedorismo, não é tão novo quanto parece, mas vem sendo cada vez mais utilizado dentro das companhias. Se você está buscando novos desafios no seu trabalho, entenda o que é intraempreendedorismo e, quem sabe, a solução para sua procura.
O intraempreendedorismo
O conceito, criado em 1985 pelo norte-americano Gifford Pinchot III, nasce da intenção de dar liberdade para os funcionários da empresa criarem e desenvolverem projetos de forma independente, mas com auxílio financeiro e suporte de uma equipe multidisciplinar.
O intraempreendedorismo é, principalmente, exercido por aqueles colaboradores proativos e inovadores, que sempre dão novas ideias e que gostam de desafios. É importante, também, que este profissional tenha senso de pertencimento não só em relação às ideias propostas, mas também à empresa, afinal ele está trabalhando em prol do coletivo.
Independente do tipo de empresa, é importante que haja profissionais com este perfil. São eles que dão vida e renovam as atividades das companhias. Além disso, enxergam soluções onde antes ninguém as via, podendo, até, mudar o rumo das decisões da empresa.
Mas o que pode ser um intraempreendimento?
O conceito pode parecer desconhecido, mas é mais comum do que imaginamos. Sabe quando uma empresa lança um produto novo, que muitas vezes pode até parecer estranho para aquele modelo de negócio? Com certeza ele foi pensado por um time de intraempreendedores.
Esses produtos, normalmente, surgem da observação por parte desses profissionais de necessidades do mercado. Com essa observação, o colaborador busca soluções junto a uma equipe e desenvolve a melhor solução para suprir as carências. É a famosa “visão de negócio”, mas em um negócio já existente.
O intraempreendedorismo pode ser uma solução para muitas pessoas que saem de seus trabalhos por estarem desmotivados e vão buscar no empreendedorismo a solução, mas acabam se frustrando. Muitas vezes, essas pessoas só querem colocar suas ideias em prática, mas não encontram abertura nas empresas em que trabalham. Nesse caso, os dois lados saem perdendo: a empresa, que perde um profissional criativo, e o colaborador, que muitas vezes não está realmente preparado para um negócio solo.
Se você é um profissional visionário e quer aprimorar as suas habilidades para, quem sabe, se tornar um intraempreendedor, cursar uma pós-graduação é a solução. Conheça nossos cursos nas mais variadas áreas e escolha aquele que vai transformar a sua carreira.
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26
março
O que você precisa para ser um administrador de sucesso
O sucesso é a meta de qualquer profissional, independente da área de atuação. Mas ele também é relativo: o que pode ser sinal de sucesso para uns, pode não ser para outros. Porém, uma coisa é certa: até “chegar lá” existe um longo caminho a ser trilhado com muito aprendizado e persistência. No mundo dos negócios e da administração de empresas, a concorrência é grande e ter sucesso requer um diferencial ante os demais. Para ajudar, separamos algumas dicas para você se destacar.
Bom relacionamento – Ter um bom relacionamento com as pessoas é o primeiro passo para você ser um bom administrador. Ser comunicativo e aberto a ouvir aqueles que o cerca é sinal de empatia. E isso atrai olhares positivos para você e sua atuação no trabalho, além de ser perfeito para atrair novos negócios.
É preciso também ser maleável e saber interpretar diferentes tipos de negociantes, essa é a chave para o sucesso do administrador. Além do mais, pessoas comunicativas também se tornam ótimos líderes. Portanto, se você é uma pessoa muito fechada, comece aos poucos a se abrir para conquistar um novo espaço.
Errar para aprender – Sem erros não há acertos. E para aprender algo e ser bom naquilo é preciso passar por muitas etapas que incluem vitórias, mas também muitos erros. A humildade do administrador em tomar lições disso é super importante para o seu sucesso. Pedir ajuda, buscar referências, estudar, superar-se e correr atrás daquilo que almeja, são atitudes essenciais para quem deseja destaque. Isso porque, quando o caminho é fácil demais, o profissional pode não dar valor aqueles a pequenos detalhes das conquistas alheias e muitas vezes frustrar-se.
Ágil nas decisões – Ser ágil e assertivo na tomada de decisões é um dos pré-requisitos para se tornar um bom administrador, ainda mais se você for o líder. Isso porque as pessoas esperam que este tipo de profissional consiga resolver todo e qualquer tipo de problema de forma justa e correta. Se você se sente inseguro, comece a arriscar mais na hora de decidir, como citamos anteriormente, é errando que se aprende e esta firmeza vem com a prática.
Bom negociador – Este talvez seja o mais importante ponto: o poder de negociação. Quando falamos nisso não estamos apenas pensando na negociação final, com clientes ou fornecedores, mas a negociação do dia a dia com funcionários, colegas, entre outros. É preciso ser sensato, saber analisar todos os lados envolvidos e buscar sempre a melhor solução. Esta também é uma habilidade que se desenvolve com o tempo, mas com que algumas pessoas têm mais facilidade.
Estudar sempre – Outra coisa muito importante para alcançar o sucesso é nunca parar de estudar e se atualizar. O mercado muda rapidamente e por isso é preciso estar sempre conectado a essas transformações. A pós-graduação ou os chamados MBA são essenciais para se tornar um bom administrador. Atualmente, para acompanhar o ritmo de vida atribulado, existem cursos de curta duração e à distância que se adaptam às necessidades do aluno.
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06
março
Tendências de empreendedorismo para 2020
Um novo ano se aproxima e com ele a vontade de renovação e prosperidade. Estes são desejos comuns a muitas pessoas, que a cada final de ano, fazem promessas que nem sempre se concretizam. Mas se em 2020 você quer fazer algo diferente e realizar seu desejo de ser um empreendedor independente e bem sucedido, confira algumas tendências de empreendedorismo para 2020 e planeje-se. Quem sabe agora o sonho da empresa própria não vira realidade?
Está cada vez mais comum o uso compartilhado de serviços, produtos e até residências. Casos já bem conhecidos são de empresas como Airbnb, Uber, Yellow, entre outros. Mas sabia que é possível criar uma empresa de economia compartilhada com o que você tem em casa? Sim, e isso se dá porque com a ideia de consumo consciente, se questiona a necessidade de comprar determinados produtos e a alternativa vira o uso compartilhado.
Você pode criar a sua empresa de acordo com as necessidades de quem está ao seu redor. Por exemplo, se você tem roupas de festa que quase não usa, por que não compartilhar? Ou então, tem um eletrodoméstico caro e muito útil? Outra pessoa pode precisar e alugar por um período. As possibilidades são diversas basta você identificar as necessidades e entender a melhor forma de compartilhamento.
Com a correria do dia a dia, às vezes não sobra tempo para fazer algumas compras específicas, apenas as essenciais. Para suprir as necessidades de determinados tipos de produtos, empresas oferecem assinaturas, com as quais o cliente recebe periodicamente os produtos em casa. Existem assinaturas de vinhos, cosméticos, livros, produtos orgânicos, entre outras.
Esta pode ser uma ótima oportunidade de empreendimento.Quando bem pensado, o clube de assinatura tem grandes chances de criar um público fiel, uma vez que os produtos muitas vezes são personalizados ou pensados para agradar o cliente. Este tratamento diferenciado tem grandes chances de sucesso, basta você entender bem as necessidades de seu público e oferecer um serviço exclusivo.
No Brasil, segundo a Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de São Paulo (USP), 44,3% dos domicílios têm pelo menos um cachorro e 17.7% ao menos um gato. o que isso significa? Que o mercado de pet está sempre em alta, afinal, os donos de animais de estimação precisam sempre comprar produtos específicos para seus animais.
Por conta disto, este é um ótimo mercado para se investir, principalmente se você é um apaixonado por pets. Você pode criar uma loja física ou online para os bichinhos, criar roupinhas e acessórios e até juntar esta com a tendência anterior e criar um clube de assinaturas com produtos pets. As possibilidades são muitas, basta, como para todos os mercados, estudar o público para oferecer as melhores soluções.
O mercado de startups está sempre em alta e para 2020 promete continuar crescendo. Cada vez mais consolidadas e já familiares ao público, este tipo de empresa tem como característica o rápido crescimento, alto poder lucrativo e o foco em tecnologia. Ao contrário do que possa se pensar, as startups não são genéricas e existem diferentes segmentos, entre eles: Fintechs, com foco em soluções e consultoria financeiras; Edtechs, destinadas a educação; Helthtechs, para soluções na área da saúde; Agrotechs, voltadas ao agronegócio e HRtechs com soluções para recursos humanos como ferramentas para recrutamento e automação de processos.
Estas são apenas algumas tendências para empreender em 2020, mas para se dar bem no seu negócio é preciso preparo. Para isso, você pode fazer uma pós-graduação em negócios. Conheça nossos cursos.
21
fevereiro
Como diminuir o estresse no ambiente de trabalho
Em 2019, a síndrome de burnout, uma forma de estresse no trabalho, foi acrescentada a Classificação Internacional de Doenças da Organização Mundial de Saúde (OMS). Com isso, um alerta foi aceso: é preciso controlar a pressão do trabalho e tratá-la de maneira séria. Afinal, com saúde não se brinca. Se você já se viu totalmente estafado após um período de trabalho, não consegue se concentrar em suas atividades rotineiras. E tem dificuldade de socializar, se sente muito cansado, entre outros sintomas, você pode estar sofrendo da síndrome.
No Brasil, segundo pesquisa da Isma-BR (representante da International Stress Management Association), 72% dos profissionais têm alguma sequela decorrente do estresse. Dentro deste grupo, 32% das pessoas podem sofrer de burnout. Sendo que deste montante, 92% pessoas continuam trabalhando mesmo com a síndrome. Estes números são preocupantes e indicam que os profissionais brasileiros devem cuidar mais do bem-estar no ambiente de trabalho.
Se você sofre com o estresse e pressão no seu dia a dia, separamos algumas dicas simples que vão te ajudar a combater esses males no ambiente de trabalho.
Parece óbvio falar que é preciso cumprir as tarefas de trabalho. Mas é importante que isso seja feito de maneira natural e sem pressão. Para isso, programe-se, faça cronogramas e sempre deixe um tempo a mais para possíveis imprevistos. Desta forma, você conseguirá trabalhar de maneira mais produtiva e fará entregas melhores. Existem métodos que podem facilitar o seu trabalho e melhorar a sua rotina, o GTD é um deles.
Muitas pessoas usam a música durante o expediente como um relaxante, principalmente quando há muita coisa para entregar. Com o fone de ouvido, você consegue se concentrar no objetivo e até se sentir mais calmo. O estilo musical pode variar de pessoa para pessoa, mas existem diversas listas com seleções de músicas propícias para o foco no trabalho.
Meditar é uma forma muito eficaz de mandar embora o estresse e você pode fazê-lo no ambiente de trabalho. Atualmente é possível praticar a meditação com ajuda de aplicativos específicos e os benefícios são muitos: concentração, diminuição no estresse e ansiedade, desenvolvimento da criatividade e ainda o auxílio nas relações interpessoais.
A lei estabelece que todo funcionário tenha direito a pelo menos uma hora de almoço diária e isso não é à toa. A pausa no meio do dia é essencial para que o profissional tenha um tempo para ele, se alimente e se distraia. Esta também uma ótima hora para socializar com os seus colegas fora do ambiente de trabalho e conversar sobre outros assuntos.
A prática esportiva é fundamental para o bem estar e saúde de qualquer pessoa. Além de fazer bem para o corpo também faz bem para a cabeça e ajuda muito os profissionais durante o trabalho. Isso porque, com o corpo em movimento, o corpo produz endorfina, um hormônio que alivia o estresse. Os exercícios também auxiliam na oxigenação do cérebro aumentando a memória e a criatividade.
Estas são apenas algumas dicas do que você pode fazer para diminuir ou evitar o estresse no ambiente de trabalho. Se, mesmo com estas medidas, você continuar a se sentir mal, procure um especialista e comece o inicie um tratamento psicológico.
11
fevereiro
Polo da UFRPE oferece vaga para graduação em Artes Visuais com ênfase em Digitais, em Santa Cruz
Termina às 23h59, desta quarta-feira (12), o prazo para inscrições no curso de Licenciatura em Artes Visuais com ênfase em Digitais, na modalidade EAD, oferecido pelo Polo Santa Cruz do Capibaribe, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).
De acordo com o coordenador do polo Universidade Aberta do Brasil (UAB), Wantuir Queiroz, o ingresso dar-se exclusivamente com base nos resultados obtidos pelo candidato no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), e que, cumulativamente, tenha obtido nota acima de 200 na prova de redação.
“Para o nosso Polo, aqui em Santa Cruz, serão oportunizadas 30 vagas, as quais serão preenchidas através da nota do ENEM de um dos últimos cinco anos,” conta o coordenador.
O coordenador explica ainda que neste processo, o interessado escolhe qual a edição do ENEM quer apresentar a nota para concorrer à vaga. “O aluno utiliza uma das últimas cinco edições do ENEM [2015, 2016, 2017, 2018 e 2019] em que a sua nota seja mais competitiva para conquistar a vaga,” disse.
A inscrição pode ser realizada pelo site clicando AQUI . Outras informações podem ser obtidas na coordenação do Polo UVA, situada na Escola Padre Zuzinha, na Av. 29 de Dezembro, Centro, de Santa Cruz do Capibaribe, das 8h às 13h. A divulgação do resultado será no dia 27 de fevereiro, no site da universidade.
O CURSO
Com duração de quatro anos, o curso de Licenciatura Artes Visuais Digitais se enquadra na política de formação de professores habilitados para atuar no Ensino das Artes Visuais, no campo da Tecnologia, utilizada como meio de produção artística, e preparados para o desenvolvimento artístico e cultural.
07
fevereiro
Como tirar os projetos da gaveta em 2020
Quase todo final de ano é a mesma coisa: assim que o novo ano chega é a hora de pensar em como tirar os projetos da gaveta. No entanto, nem sempre os planos dão certo e há quem diga que “promessas de ano novo não funcionam”. O importante é pensar que tudo começa com um bom planejamento. Assim, se você tem uma lista de seus projetos, mas não consegue concluí-los, 2020 chegou para mudar esse cenário. Para isso, separamos cinco dicas para que seus desejos sejam cumpridos e levados adiante, sem que estes sejam interrompidos ou nem iniciados. Confira!
Estruturar sua lista de desejos é fundamental para o início de um planejamento viável e contínuo. Por isso, é muito importante que dentro de seus projetos de ano novo, estejam coisas possíveis de ser realizadas. Desta forma, a primeira sugestão é para que você faça uma lista dentro daquilo que suas possibilidades oferecem. Quer juntar algum dinheiro? Veja, dentro de um planejamento, o quanto sobra ao final do mês e coloque como primeira meta criar uma poupança especialmente para isso ou mesmo veja com seu banco as alternativas de rendimentos que mais lhe convém. Se sua meta é viajar, programe juntar algum dinheiro mensalmente para que isso também seja alcançado. No entanto, se você pensa em continuar seus estudos, veja as possibilidades de curso em pós-graduação e o quanto seria necessário investir. Muitas universidades oferecem bolsas e descontos.
De nada adianta ter um planejamento e não segui-lo. É claro que, algumas vezes, algo sai de nosso controle e coisas inesperadas dão lugar àquilo que estava nos trilhos. Entretanto, é preciso saber que um grande inimigo da realização de metas é a falta de disciplina. Por isso, programe sua agenda, use um planner ou mesmo os alarmes de seu smartphone e não deixe que a indisciplina atrapalhe seus planos.
Deixar de lado a preguiça e a falta de vontade são peças essenciais para o sucesso do cumprimento de suas metas. Por isso, afaste do pensamento os possíveis problemas e encare os obstáculos de frente, sem fugir deles. Os “nãos” recebidos podem desanimá-lo? Sim, certamente. Mas se isso acontecer, procure novas alternativas e acredite nas oportunidades que podem surgir a partir destes mesmos obstáculos.
Acreditar em você e apostar em suas qualidades, nos quesitos organização e persistência podem ser a solução para que seus projetos finalmente decolem. Por isso, não deixe que sua autoestima se destrua, principalmente diante das dificuldades. Às vezes a falta de estímulo e vontade atrapalham bastante. Mas não desista: um grande passo para não se perder é ter em mente o quanto você pode ser bom e capaz de realizar suas metas.
Cada meta cumprida; cada projeto retirado da gaveta, deve ser comemorado. Afinal, somente você sabe o quanto aquilo foi importante, desde o planejamento até sua execução. Dentro daquilo que é prioridade, manter a tranquilidade e a paciência é fundamental para o sucesso de suas conquistas. Por isso, celebre cada item alcançado e seja feliz.
Se entre os seus planos está se especializar e decolar na carreira, está na hora de você investir em uma pós-graduação. Conheça nossos cursos e escolha o melhor para o seu futuro profissional.
03
fevereiro
Prefeitura de Santa Cruz lança Edital do Bolsa Universitária 2020.1
A Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe lança, através da Coordenadoria da Juventude, o edital da Bolsa Universitária 2020.1 para os estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica que viajam mais de três dias por semana para outra cidade para cursar sua graduação.
As inscrições acontecerão entre 03 a 14 de fevereiro, entre as 8h e 12h, no Centro de Artes e Esportes Unificados (Praça CEU), localizada na Rua Bento Marques Júnior, s/n, Bairro Santa Filomena.
Durante a inscrição, os alunos deverão apresentar os documentos, listados no Edital clicando AQUI, para análise da CPA (Comissão Permanente de Acompanhamento). Essa que irá divulgar o resultado preliminar dia 02 de março, e o resultado final dia 11 de março.
24
janeiro
Talento ágil: como ser esse profissional
O mercado de trabalho está em constante evolução. Uma profissão que há 10 anos tinha um escopo, hoje já pode ter funções completamente diferentes. Isso sem falar nos cargos que não existiam e sem os quais hoje não saberíamos viver. E esse cenário tende a ser cada vez mais dinâmico. Com isso, surge a necessidade de novas profissões e perfis profissionais.
Por conta das novas tecnologias que vieram para substituir algumas funções, os funcionários devem estar focados no domínio das novas ferramentas e também em características comportamentais. Uma que está em alta e é cada vez mais buscada pelos recrutadores é a do talento ágil. Ao contrário do que parece, esse perfil não tem apenas agilidade e é muito positivo para as companhias. Entenda por que.
Um profissional multitarefas e com vontade de aprender. Esse é o princípio para ser um talento ágil. Para ser considerado um, não há tempo para comodismo e estagnação. Isso porque as empresas buscam um colaborador adaptável a diferentes cenários e grupos. Entre as principais características requisitadas estão:Capacidade de aprender e reaprender;
Como dissemos anteriormente, o talento ágil deve sempre buscar a evolução. É super importante que esse profissional tenha vontade de aprender a usar novas ferramentas, disciplinas e esteja aberto a se relacionar com os mais variados tipos de pessoas. Não há certo ou errado, apenas a disponibilidade de estar em constante evolução, aprendendo ou ensinando, mas nunca parado.
As características típicas de um talento ágil não são necessariamente profissionais, mas pessoais. Você pode desenvolvê-las no seu dia a dia dentro ou fora do escritório. Você pode, por exemplo, começar um voluntariado para conhecer novas pessoas, aprender novas tarefas e, principalmente, sair da zona de conforto. Iniciar a prática de esportes também pode treinar o seu foco e senso de coletividade. Já para desenvolver suas habilidades profissionais, você pode iniciar um curso de pós-graduação dentro ou fora da sua área de atuação. O importante é aprender e desenvolver o conhecimento.
Além dos estímulos externos voltados ao crescimento profissional, é importante que você tenha um tempo para desenvolver o seu autoconhecimento. Dedique alguns períodos da sua semana a sua saúde mental e física. Medite, leia, ouça músicas, cozinhe, faça exercícios e o que mais lhe deixar bem. Quando estamos positivos, impactamos as pessoas ao nosso redor e, também, o ambiente em que estamos. Para ser um um talento ágil reconhecido é importante estar bem em todos os setores da vida.
10
janeiro
Perfil profissional: conheça os principais tipos
Cada pessoa tem uma história, personalidade e interesses próprios. É esta pluralidade que torna um conjunto de pessoas interessante, seja num círculo de amizade ou em família. E, quando tratamos do ambiente de trabalho, mesmo com o interesse em comum, a diferença entre perfis profissionais é de extrema importância para o negócio. Se você é um empresário, um recrutador, ou apenas um curioso, conheça diferentes perfis profissionais e suas características:
Como o próprio nome já diz, este perfil é aquele que executa e é bom nisso. O profissional executor é prático e gosta de fazer as coisas acontecerem. Seu objetivo principal é enrolar menos e realizar mais, deixando, as vezes de lado, pesquisas e estudos aprofundados sobre o tema em questão. O ponto positivo em ter um executor é justamente ter alguém sempre disposto a realizar projetos e tirar as coisas do papel.
O comunicador é aquele que tem como maior habilidade se comunicar com as pessoas, seja quem ela for. Este profissional é importante para a comunicação entre áreas e pessoas de cargos diferentes. Além disso, ele tem um alto poder de persuasão e pode ser um bom motivador para a equipe, além de ser um ótimo porta-voz para a empresa.
Este é aquele profissional que analisa tudo nos mínimos detalhes. Gosta de estudar e presta muita atenção em todas as etapas do processo para que nada dê errado. Muitas vezes perfeccionista, executa suas tarefas minuciosamente e raramente se permite ser ajudado para não colocar o seu trabalho em risco. Apesar deste perfil pouco aberto, este profissional é de extrema importância para a realização de projetos que requerem precisão e não toleram erros.
Diferente do executor, que já gosta de colocar a mão na massa em um primeiro momento, o planejador é aquele que planeja tudo antes de executar. Ele estuda todas as possibilidades que aquela tarefa exige, realiza pesquisas e mede todos os riscos implícitos. Não tão rígido quanto o analista, o planejador também gosta de testar suas ideias antes de colocá-las em prática.
Cada perfil tem a sua particularidade e quando juntos, resultam em ótimos resultados de trabalho, afinal, são complementares. Por isso a importância de selecionar candidatos plurais na hora de montar um time. Além destas características, algo que todos podem ter em comum é uma boa formação acadêmica, e aqueles que possuem pós-graduação podem sair em vantagem. Se você ainda não fez uma especialização, conheça nossos cursos e matricule-se hoje mesmo.