06
dezembro

Goianos interessados em investir no Polo de Confecções de Pernambuco visitam o Moda Center

No último domingo (1º), sócios e representantes da marca goiana Pitbull Jeans visitaram o Moda Center Santa Cruz, com objetivo de conhecer como funcionam os modelos de produção, negócios e logística nas cidades e centros de compras do Polo de Confecções de Pernambuco.
O grupo liderado pelos empresários Marcelo Torquato e Márcio Torquato foi recebido pelo síndico do Moda Center, José Gomes Filho, e por Narah Leandro, sócia da empresa NASI Solutions (administradora do Aplicativo Moda Center). No encontro, também foi destacado o estudo de impacto econômico gerado pelo Moda Center na economia de 54 cidades de Pernambuco e Paraíba.
A Pitbull Jeans – Fundada na cidade de Goiânia (GO), em 2002, a partir de uma loja multimarcas com sede em Petrolina (PE), atualmente investe em linhas de produtos para os públicos masculino e feminino, com franquias e vendas online no Brasil (Sul e Sudeste), além de Estados Unidos e Bolívia.
Conteúdo da Assessoria

04
dezembro

Expectativa para maior feira do ano é destaque na Folha de Pernambuco

Expectativa para o movimento de domingo e segunda, os melhores dias do ano, é atrair mais de 150 mil pessoas

Impulsionado pelo feriado de Nossa Senhora da Conceição em várias cidades do Nordeste, o Moda Center Santa Cruz se prepara para a maior feira do ano, próximo domingo e segunda, das 6h às 18h. Durante os dois dias, a expectativa dos organizadores é que o espaço receba mais de 150 mil pessoas. Desde a abertura da alta temporada de compras no centro, em novembro, as cinco feiras já realizadas até o momento somaram a presença de 520 mil pessoas. A expectativa da administração do polo comercial é fechar a alta temporada 2019 com um total de 900 mil clientes comprando no local, aumento de 8% em relação ao fluxo do mesmo período do ano passado.

“É um número muito positivo para todos os que comercializam produtos no Moda Center diante da continuidade do cenário nacional de incertezas na área econômica”, comentou o gerente geral, George Pinto. 

Para receber clientes de todo o país que vão a Santa Cruz do Capibaribe adquirir produtos para serem comercializados nas últimas semanas do ano, a administração do Moda Center reforça as equipes de segurança, limpeza, tráfego e administração. Ainda segundo a administração do local, o aumento do fluxo de clientes no período não está associado apenas ao reabastecimento dos estoques de vestuário e acessórios voltados para as festas de fim de ano. Por lá, os lojistas do Norte e Nordeste, além do Centro-Oeste e Sudeste, aproveitam a alta temporada também para reforçar o estoque já para o período de verão, entre janeiro e fevereiro.

Como o Moda Center Santa Cruz tem mais de 10 mil pontos, entre lojas e boxes, a administração disponibiliza para os frequentadores o aplicativo Moda Center. Ele serve como uma ferramenta de busca de produtos por segmento e por estabelecimentos, além de vitrine virtual. Para usar o app, além de fazer o download gratuito numa app store (Android ou iOS), basta preencher um pequeno cadastro com dados simples e número do celular.

 

Fonte: Folha de Pernambuco.

03
dezembro

Bezerra & Associados ganha certificado de qualidade na prestação de serviço

Selo é concedido pela SESCAP-PE, AESCON-PE e SEBRAE

A Bezerra & Associados recebeu na última sexta-feira (29), um certificado de qualidade do Programa de Qualificação em Excelência Contínua (PQEC). A entrega aconteceu no Recife, capital do estado.

O PQEC corresponde à concessão de um certificado de qualidade que atesta o cumprimento de diretrizes, baseado nos critérios do modelo de excelência em gestão pela Fundação Nacional de Qualidade e que visam garantir o máximo de qualidade na prestação de serviços e a otimização de todos os procedimentos envolvidos nesse processo. O selo é concedido aos associados do SESCAP-Pernambuco e AESCON-PE. O SEBRAE também esteve presente e promoveu ainda mais capacitação aos participantes.

“Nós temos uma enorme satisfação de ver a nossa empresa receber a certificação por três entidades importantes no estado de Pernambuco, que reconhecem a qualidade e a excelência na gestão. Eu atribuo isso a um time competente de profissionais que nós temos, que estão focados, empenhados e dedicados a prestar serviço de qualidade, o que não somente nos orgulha, mas orgulha também a cidade que é empreendedora e que agora se destaca na prestação de serviços contábeis” – pontuou Luciano Bezerra

02
dezembro

Bancos realizam mutirão para renegociação de dívidas a partir desta segunda (02)

Teve início hoje e segue até a próxima sexta-feira (06), em todo o país, a Semana de Negociações e Orientação Financeira. O mutirão é organizado pelo Banco Central e pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Estão participando do mutirão o Banco do Brasil, Caixa Econômica, Itaú, Bradesco, Santander, Barinsul e Banco Pan. Segundo a Febraban, os débitos poderão ser negociados com condições especiais.

A negociação pode ser feita nas agências dos bancos participantes, em horário normal de funcionamento, ou pela plataforma consumidor.gov.br. No mutirão, além de renegociação de dívidas, o cliente poderá também obter orientação financeira. Ainda de acordo com a Febraban, os bancos Votorantim e Safra também participam da iniciativa, porém, apenas por meio dos canais digitais.

26
novembro

Governo Federal reduz para R$ 1.031 estimativa de salário mínimo para 2020

O salário mínimo para o próximo ano ficará em R$ 1.031, anunciou no fim da tarde desta terça-feira (26) o secretário especial de Fazenda do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues. O valor representa redução de R$ 8 em relação ao projeto de lei do Orçamento Geral da União do próximo ano, que previa mínimo de R$ 1.039 para o próximo ano.

O novo valor do mínimo consta de mensagem modificativa do Orçamento de 2020 enviada hoje pelo governo ao Congresso Nacional. Segundo Rodrigues, a queda da projeção se justifica pela redução das estimativas da inflação pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) para o próximo ano.

A mensagem modificativa reduziu para 3,5% a estimativa para o INPC em 2020, meio ponto percentual a menos que a projeção de 4% que constava no projeto de lei do Orçamento. A previsão do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), usado como índice oficial de inflação, caiu de 3,9% para 3,5%.

A estimativa de crescimento para a economia, em contrapartida, aumentou de 2,17% para 2,32%. A estimativa para a cotação média do dólar no próximo ano aumentou de R$ 3,80 para R$ 4.

Ao anunciar a revisão das estimativas, Rodrigues destacou que a nova política para o salário mínimo só será decidida nas próximas semanas pelo presidente Jair Bolsonaro. O secretário de Fazenda, no entanto, diz que o valor servirá de referência para o Palácio do Planalto.

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Fonte: Agência Brasil.

25
novembro

Alta temporada de final de ano no Moda Center segue atraindo cada vez mais público

As feiras no Moda Center Santa Cruz seguem atraindo cada vez mais pessoas. E na busca por realizar suas compras de artigos de moda e vestuário produzidos pelas marcas do Polo de Confecções, cerca de 120 mil pessoas estiveram no centro atacadista neste domingo (24).

Esse grande público procura o Moda Center motivado por fatores que vão desde a reserva dos presentes para as datas comemorativas e, no caso dos atacadistas, para repor seus estoques em seus estabelecimentos comerciais, com a expectativa de maior faturamento no período.

Confira imagens da movimentação de domingo:

20
novembro

Toritama recebe o programa estadual Crédito Popular nesta quinta (21)

O Agreste é a segunda região do Estado onde as pessoas mais têm procurado o benefício para impulsionar seus negócios. Foto: TGSAT/Divulgação

O município de Toritama receberá nesta quinta-feira (21), o programa estadual Crédito Popular, que já beneficiou 500 pessoas em Pernambuco, injetando R$ 1 milhão na economia. O evento será realizado na quadra da Escola Belmiro Gonçalves, a partir das 10h, com dicas e cadastramentos.

Segundo o presidente da Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE), Marcelo Barros, a importância do programa se dá porque beneficia uma faixa da população que não tem acesso aos serviços bancários.

“O setor que mais gera renda e emprego no Brasil hoje é o de pequenos negócios. Nossa meta é a de chegar aos 80 mil postos de trabalho, até 2022, com uma movimentação econômica de R$ 120 milhões, neste período”, ressaltou o diretor-presidente da AGE, Marcelo Barros,

Marcelo Barros completou que há uma média de 30 liberações de crédito por dia, ressaltando que existem dois mil empreendedores cadastrados.

De acordo com o secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco, Alberes Lopes, o Crédito Popular é uma das ações do governo que terá impacto positivo em toda cadeia econômica dos municípios e das famílias. Ele lembrou que “a iniciativa estimula quem quer começar a empreender ou acelera os negócios em desenvolvimento, oferecendo até R$ 3 mil para os contratos individuais”.

O benefício deve ser pago em até 12 parcelas, com juros mais baixos que os praticados pelo mercado, de 1,49% ao mês, para os pagamentos feitos em dia. Por outro lado, também é possível procurar o financiamento através de grupo solidário, que pode ter de três a cinco pessoas.

O que é o Crédito Popular?

O funcionamento é simples: a partir da realização do cadastro, seja pelo site (www.age.pe.gov.br) ou pelo telefone (Disque AGE 0800 081 8081), o agente de negócios entra em contato com o empreendedor e marca uma visita. É uma etapa importante, para entender para qual a melhor maneira de utilizar o valor do empréstimo, já que se trata do Microcrédito Produtivo Orientado. O financiamento tanto pode ser para capital de giro, quanto para compra de máquinas ou equipamentos, por exemplo.

08
novembro

Exclusivo: Em decisão liminar, Justiça proíbe divulgação e sorteio do Capibaribe da Sorte

Empresa responsável afirma que ainda não foi notificada, mas que arcará com a devolução da venda das cartelas e recorrerá da decisão

O sorteio do Capibaribe da Sorte que estava previsto para acontecer neste domingo (10) foi proibido pela Justiça. A decisão liminar foi do juiz da comarca de Toritama, Tiago Meireles. Os efeitos são válidos para todas as cidades.

A ação foi protocolada pelo Ministério Público de Pernambuco, através do promotor Vinícius Costa e Silva, que apontou que uma instituição social beneficiada com a venda do título não possui uma documentação necessária para regulamentação do produto que envolve premiação. No sorteio deste domingo estavam previstos prêmios em dinheiro e um carro.

O Blog entrou em contato com a empresa responsável pelo Capibaribe da Sorte que informou ainda não ter sido notificada sobre a decisão, mas que irá arcar com a devolução dos valores obtidos com a venda de cartelas e recorrerá da decisão.

06
novembro

Operação Têxtil reforçará segurança nos polos comerciais de Santa Cruz do Capibaribe, Toritama e Caruaru

Coletiva de imprensa que acontecerá no Moda Center Santa Cruz, trará os detalhes sobre a operação

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Será lançada na tarde desta quinta-feira (07) pela Secretaria Estadual de Defesa Social (SDS-PE), a Operação Têxtil, que tem como objetivo reforçar a segurança dos comerciantes e clientes nas feiras de Santa Cruz do Capibaribe, Toritama e Caruaru, principalmente nesta época de final de ano, quando o comércio dessas cidades se aquece.

Com a Operação, haverá incremento do policiamento ostensivo e instalação de delegacias móveis, que são ônibus adaptados para executar as mesmas atividades de uma unidade fixa da Polícia Civil.

Instaladas próximas às áreas de comércio livre, essas unidades contam, cada uma, com salas prontas para ouvidas e registro de queixa e irão funcionar dando o necessário suporte no período de atividades comerciais.

Na ação, serão empregados efetivos do 24º BPM, 4° BPM, 1º Batalhão Integrado Especializado de Policiamento (BIEsp), Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicleta (Rocam) e a Radiopatrulha, além de uma aeronave do Grupo Tático Aéreo (GTA), que realizará sobrevoos no Polo de Confecções e apoiará as ações policiais em terra.

O Corpo de Bombeiros Militares de Pernambuco (CBMPE) também estará colaborando com a Operação Têxtil, por meio de ações preventivas e educativas voltadas para os sistemas de segurança contra incêndio e de evacuação de pessoas nas estruturas montadas para funcionamento das feiras.

A coletiva de imprensa que será apresentada a Operação Têxtil, ocorrerá no Centro de eventos do Moda Center Santa Cruz, a partir das 14h e contará com as presenças do secretário executivo da SDS-PE, Humberto Freire e demais autoridades civis e militares.

26
outubro

Acqualara realiza programação voltada para o Outubro Rosa

A empresa Acqualara de Santa Cruz do Capibaribe, promoveu durante esta última semana uma programação voltada para o Outubro Rosa, que tem como objetivo a prevenção do câncer de mama.

A Acqualara que é uma empresa que se importa com os colaboradores, teve em sua programação palestras, gincanas e exercícios físicos. Logo após foi servido um lanche.

 

Acqualara

A empresa é referência quando o assunto é durabilidade em produtos, e também conta atualmente com cerca de 140 colaboradores. Graças ao foco e excelência nos trabalhos, a Acqualara está presente em todo o litoral brasileiro.

Os produtos da Acqualara atendem desde a linha infantil à linha adulta. O grande sucesso da empresa é graças a ótima qualidade, aliada a tecnologia e acompanhando sempre as exigências do mercado da moda.

A loja da Acqualara fica localizada no Setor Verde, bloco 07, lojas 01 à 04, 14 e 15 no Moda Center Santa Cruz.

11
outubro

Procon Santa Cruz dá orientações para compras de produtos no Dia das Crianças

Foto: Elivaldo Araújo.

Uma das principais datas do comércio varejista no ano é o Dia das Crianças, comemorado em 12 de outubro. Na oportunidade, todas as lojas que disponibilizam brinquedos em seus estoques acabam oferecendo uma variedade de presentes, com cores chamativas, itens mecânicos e personagens de desenhos e séries infantis.

Mas antes de ir ao comércio, é importante que os pais e responsáveis tenham algumas precauções, para que o dia seja apenas de comemoração para toda a família, como orienta o coordenador do Procon Santa Cruz, Thalys Henrique. “O apelo do comércio visando o Dia da Criança é muito significativo, e é a grande data do setor do varejo antes do Natal, mas é necessário que os adultos tenham cuidado na hora de presentear, não façam a compra por impulso, pensem na segurança das crianças e não façam compras que não se encaixem no orçamento, para não comprometer as contas da família”, pontua.

Siga algumas das orientações do Procon para os consumidores no Dia das Crianças, do ponto de vista do direito do consumidor:

– Na hora da compra além de verificar a procedência do produto, deve-se observar se este possui o selo do Inmetro, bem como a faixa etária indicada para o uso do brinquedo;

– A compra deve ser feita em mercado formal para garantir a saúde e segurança da criança e para resguardar os direitos enquanto consumidor, em caso de defeito no produto, pois viabiliza troca do produto;

– Adquirir um produto com defeito de fabricação é transtorno tanto para o adulto que o comprou e para a criança, que ficará frustrada. Por isso, sempre que possível, é importante solicitar que o vendedor abra o produto e verifique se está íntegro, sem quebra ou falta de peças; também que seja testado;

– Vale lembrar ainda que as regras aplicadas aos produtos nacionais também valem para os produtos importados. Nestes casos, o manual do produto deve trazer em português e em linguagem clara e precisa todas as informações, regras de montagem e modo de usar o produto, bem como a identificação do fabricante ou importador com o respectivo CNPJ, dados essenciais para proceder a uma reclamação junto aos órgãos de defesa do consumidor.

Para maiores informações, ou reclamações posteriores, o consumidor tem à sua disposição o Procon, na Avenida Padre Zuzinha, 178. Telefone: 3731-0313.

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Informações da assessoria.

08
outubro

Bolo e orquestra musical marcam comemorações dos 13 anos do Moda Center

O Moda Center Santa Cruz comemorou, nesta segunda-feira (07), seu 13º aniversário. Inaugurado em outubro de 2006, atualmente conta com mais de 10 mil estabelecimentos comerciais, sendo um dos principais pilares do comércio de artigos de moda e vestuário produzidos no Polo de Confecções de Pernambuco.

O evento comemorativo, o tradicional corte de um bolo gigante, foi realizado às 17h no corredor central entre os setores Azul e Laranja, onde contou com as presenças de diretores, colaboradores, do síndico José Gomes Filho, clientes, condôminos, ambulantes, carroceiros e demais trabalhadores que fazem do Moda Center o maior centro atacadista de confecções do Brasil.

 “Esse é um momento especial, de agradecer. Agradecer a Deus e a todos que aqui estiveram para participar desse momento simbólico, onde comemoramos 13 anos desse grande empreendimento que ajuda tanta gente. Quero dizer que, os últimos anos, não têm sido fáceis, pois passamos por momentos de crise, mas sempre nos superamos com nosso trabalho e empreendedorismo. Juntos, fazemos desse parque o coração de toda uma economia geradora de milhares de empregos”, pontuou o síndico.

O evento contou ainda com a participação da Orquestra da Sociedade Musical Novo Século, que sob a batuta do maestro Rubinaldo Catanha, tocou várias canções da música popular brasileira e internacional, além do tradicional ‘Parabéns pra você’, seguido de muito frevo.

30
setembro

Matadouro de Santa Cruz completa seis meses interditado

Neste domingo (29) o Matadouro Público de Santa Cruz do Capibaribe completou seis meses interditado. O fechamento do espaço se deu após ordem judicial, devido às más condições de funcionamento do local, além, de descarte inapropriado de restos de animais. Meses antes da interdição, o Ministério Público (MP) já havia pedido a realização de obras, por parte da prefeitura, que garantissem o adequado funcionamento, porém o trabalho não foi feito.

Segundo relatórios da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro) e da Agência Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (CPRH), indicavam que o Matadouro vinha apresentando condições precárias de higiene, falhas na estrutura física, ausência de equipamentos e de práticas de bem-estar animal, além da inexistência de tratamento de resíduos.

Após a interdição, o prefeito Edson Vieira (PSDB) revelou durante entrevista, que seria cerca de 500 a 600 mil reais para a realização de todas as adequações propostas pelo MP. Ainda na época através de nota, a Prefeitura destacou que estaria buscando alternativas para a mudança de local do abate.

Com a interdição, os marchantes tiveram que se deslocar e enviar os animais até o município de Brejo da Madre de Deus, para realizar o abate para o beneficiamento da carne devido à proximidade e facilidade logística.

De acordo com relatórios apresentados pelo Ministério Público, os problemas no Matadouro ocorrem desde 2009, quando um laudo já apontava a presença de retraços de animais em estado de decomposição nas áreas externas do matadouro. Gestor do município na época, Toinho do Pará assinou o ajustamento de conduta se comprometendo a resolver os problemas do Matadouro, mas não cumpriu.

Em audiência pública realizada em maio deste ano, os representantes da ADAGRO frisaram que estariam de portas abertas para ajudar no processo de reabertura, desde que o projeto de readequação seja cumprido. Representando a Prefeitura, o secretário executivo de Agricultura, Lenildo Araújo, afirmou que iria ‘procurar as orientações para que o município pudesse entrar com um pedido de licença ambiental, adequar as multas e mostrar uma proposta’.

Vale destacar que mesmo após seis meses, o problema segue sem solução.

27
setembro

Moda Center recebe ação de vacinação a partir de segunda (30)

Iniciativa tem como foco a imunização dos condôminos do maior centro atacadista de confecções do país.

O Moda Center Santa Cruz recebe a partir de segunda-feira (30) uma ação de vacinação contra o sarampo. A iniciativa está sendo realizada em parceria com a Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe e com o Governo de Pernambuco. A doença, que pode levar à morte, já teve 4.507 casos confirmados em 19 estados brasileiros, sendo 22 deles em Pernambuco, de acordo com dados do Ministério da Saúde.

Visando minimizar os riscos de que a doença possa fazer novas vítimas no Polo de Confecções, a campanha contará, inicialmente, com 5 mil doses, contemplando condôminos do Moda Center e do Calçadão Miguel Arraes de Alencar. Cada um dos empreendimentos poderá imunizar até 2.500 pessoas.

“No dia 10 deste mês, soubemos que o município de Taquaritinga havia sido contemplado com 28 mil vacinas e aqui, em Santa Cruz, foram destinadas apenas 3 mil, mesmo com uma dimensão de população muito maior e um fluxo gigantesco de pessoas toda semana nas feiras do Moda Center. Nossa vulnerabilidade é muito maior e fizemos essa reivindicação na quarta Gerência Regional de Saúde (GERES), onde conseguimos essas vacinas”, pontuou Inácio Marques Vieira, secretário municipal de saúde.

Serão destinados cinco lotes ao município, cada um deles com 10 mil vacinas, de modo a promover uma maior cobertura. A campanha no Moda Center acontecerá as segundas e terças, durante quatro semanas.

QUEM PODE SE VACINAR – De acordo com Natália Gardênia, coordenadora municipal do Programa Nacional de Imunização (PNI), a vacinação estará disponível para as faixas etárias recomendadas pelo Ministério da Saúde.

“A vacina pode ser aplicada em algumas faixas etárias. Até 29 anos, a pessoa tomará duas doses, sendo uma no dia da campanha e outra 30 dias depois, em postos de saúde. Já as pessoas de 30 a 49 anos, a dose é única”, frisou.

Ainda segundo Natália, quem for se vacinar, deve apresentar apenas um documento de identificação com foto, de modo a confirmar a idade.

“Na segunda-feira, a vacinação terá como foco os condôminos, porém na quarta-feira (2/10), ela será estendida aos nossos colaboradores”, destacou George Pinto, gerente geral do Moda Center.

LOCAIS – No Moda Center, o ponto de vacinação fica entre os setores Amarelo e Branco, onde haverá agentes de saúde e profissionais do parque para auxiliar nos trabalhos. O local já conta com sua estrutura montada e estará sinalizado com um grande banner para melhor visualização.

“Quero agradecer aos órgãos envolvidos por firmarmos essa parceria e que as pessoas possam estar se vacinando no Moda Center, local que recebe pessoas de várias partes do país. Toda semana, a campanha estará em locais diferentes do parque, de modo a imunizar a maior quantidade possível de pessoas”, concluiu José Gomes Filho, síndico do Moda Center.

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Informações da assessoria.

26
setembro

Moda Center promove 4ª edição do ‘Dia das Crianças no Moda’

No próximo dia 7 de outubro, será realizado no Moda Center Santa Cruz o ‘Dia das Crianças no Moda’. O evento, que está na sua quarta edição, tem como objetivo proporcionar momentos de diversão para os pequenos, pais e/ou responsáveis, que visitam o centro atacadista no primeiro dia de feira do mês das crianças.

O ‘Dia das Crianças no Moda’ será realizado das 9h às 13h, no corredor central, entre os setores Branco e Amarelo, e contará com animadores fantasiados, parquinho de diversão e distribuição de algodão doce, picolé e pipoca. Para esta edição, 7 marcas aderiram a iniciativa, que alia ações de divulgação no Instagram oficial do Moda Center Santa Cruz (@modacentersantacruz).

Considerada a terceira data comemorativa mais importante do ano, perdendo apenas para o Natal e o Dia das Mães, o Dia das Crianças traz muita movimentação ao comércio, em vários níveis. Além de lojas de brinquedos, também são beneficiados com aumento nas vendas, grande parte motivado pelo recebimento dos salários e os recentes saques do FGTS, os segmentos de eletroeletrônicos e claro: alimentação, moda, vestuário e calçados, sendo estes quatro últimos com grande presença no Moda Center.

A estimativa, de acordo com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio), é que o volume de vendas para o período, em todo o país, seja 4% maior em relação ao mesmo período do ano passado, uma receita estimada em quase R$ 1,8 bilhão.

As marcas parceiras: AB&C Moda Infantil; Berna Baby; Glamiss; Mavem – Moda para Meninas; Pixote – Moda Praia Kids; Turma Bacana e Zuzinha Kids.

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Informações da assessoria.

23
setembro

Infância protegida – Projeto objetiva combater violação de direitos no Polo de Confecções

O Instituto da União dos Estudantes de Santa Cruz do Capibaribe (Uescc) está realizando um projeto de combate ao Trabalho Infantil na Indústria de Confecções do Polo do Agreste com o apoio do Fundo Brasil de Direitos Humanos e do Instituto C&A.

O projeto intitulado “Trabalho Decente e Indústria Responsável: por uma Moda Consciente e uma infância protegida no Polo da Moda do Agreste de PE”, visa contribuir com o debate, a elaboração e implementação de propostas que busquem combater e erradicar o Trabalho Infantil na Indústria da Moda do Polo.

O foco é combater essa violação de direitos para garantir a dignidade das crianças e adolescentes e melhorar o nível de Sustentabilidade da indústria da Moda destacando a importância da Responsabilidade Empresarial para a imagem do Polo.

Essa iniciativa, considera o cenário de alta informalidade que caracteriza o Polo, a qual propicia condições de trabalho degradante, favorece a violação de Direitos Trabalhistas e Humanos e compromete o desenvolvimento socioeconômico da região.

De acordo com os idealizadores, o trabalho Infantil, nessa indústria, é consequência desse contexto que inibe fiscalizações e não permite a rastreabilidade das condições de trabalho nas fábricas e facções e é potencializado pela dinâmica produtiva de terceirizações que estimula a produção em ambiente doméstico, o qual invisibiliza a ocorrência desse fenômeno, e pela naturalização desse trabalho no contexto social devido à pouca conscientização sobre seus efeitos.

Para tratar dessa problemática, o projeto propõe ações de conscientização, de incidência política e de formação de redes de mobilização coletiva. A ideia é elevar a consciência da população, contribuir com as políticas públicas sobre o problema e fortalecer o trabalho coletivo.

Estão sendo ofertadas palestras e oficinas nas escolas e foi criado um Comitê de debate sobre Políticas Públicas de combate ao Trabalho Infantil que já teve a adesão de entidades empresariais como a CDL e Ascont, do setor público através das Secretarias de Educação e Desenvolvimento Social e de órgãos que atuam na defesa da criança e do adolescente como o Conselho Tutelar e o Condeca.

O Comitê já está atuando no incentivo à contratação do Jovem Aprendiz, na conscientização dos empresários sobre a importância da contratação através do programa, na formação de professores para debater o tema em sala de aula e no fortalecimento dos programas de assistência às famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

17
setembro

Alunos do Instituto Dom Pedro I visitam instalações do Moda Center

Buscando adquirir novos conhecimentos, alunos do 4º ano do Ensino Fundamental, do Instituto Dom Pedro I, visitaram o Moda Center Santa Cruz. Durante a visita, cerca de 40 alunos realizaram um pequeno tour pelo gigante comercial, onde conheceram algumas instalações.

A visitação foi iniciada pelo Museu da Sulanca, onde os alunos, orientados pelas professoras e pelo recepcionista do museu, Gabriel Souza, conferiram de perto peças expostas que retratam a evolução da atividade confeccionista em Santa Cruz do Capibaribe.

Durante a apresentação, eles viram máquinas de costura antigas, livros, jornais, revistas, um painel com a evolução do maquinário e uma representação cenográfica de uma das ruas antigas da cidade, quando se deu início a produção de confecções.

Em seguida, a turminha conheceu o Centro Administrativo e depois se dirigiu à área onde ocorrem as feiras no parque, onde viram boxes e entraram em uma das lojas. Lá, conversaram com uma das proprietárias e discutiram sobre a atividade comercial e os pontos positivos e negativos em se ter seu próprio negócio.

Ao final da visita, os alunos posaram para fotos na ‘Praça da Costureira’, obra que homenageia mulheres que deram o primeiro passo para que o município se tornasse conhecido em todo o país, graças a produção de artigos de moda.

De acordo com as professoras, a visita faz parte de atividades sobre a Indústria e Comércio, conteúdos abordados na disciplina de Geografia. Ainda segundo elas, a visitação, junto com as demais discussões, proporcionará outras atividades para aprimorar o conhecimento dos alunos.

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Informações da assessoria.

17
setembro

“Edmilson das Coxinhas” é destaque na revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios

Empreendedor faz sucesso vendendo coxinhas no interior pernambucano

Fotos: Ramire Lins

José Edmilson da Silva há 14 anos vende coxinha. No início, andava pelas ruas de Santa Cruz do Capibaribe com uma garrafa de suco e um isopor oferecendo às pessoas nas lojas da cidade. Hoje ele tem dois pontos de venda: um quiosque com 20 sabores de coxinhas e uma loja modelo franquia com minicoxinhas e churros, a Baribe Coxinhas.

Edmilson atribui o crescimento ao conhecimento adquirido junto ao Sebrae: “Hoje tenho o Sebrae dentro da minha empresa sem ter ido ao Sebrae. Pelas redes sociais vi palestras, aprendi como organizar minha empresa”, explicou o empreendedor.

Para a gerente da Unidade Agreste Central do Sebrae em Pernambuco, Débora Florêncio, Edmilson colhe os frutos por manter o foco e trabalhar para atingi-lo. O Sebrae está pronto para atender a todo empreendedor e, inclusive, aquele que, como Edmilson, assume todas as etapas e processos de seus negócios em estágio inicial e não consegue arrumar tempo de ir presencialmente ao Sebrae.

“Nós dedicamos muitos recursos ao desenvolvimento de novas tecnologias, para tornar mais fácil o acesso do empreendedor a informações vitais ao seu desenvolvimento. Muito bom, ver este trabalho sendo utilizado e reconhecido”, comemorou Débora Florêncio.

Com o celular, Edmilson disse que pegou informações sobre como atender os clientes, como falar com os colaboradores. Aprendeu a importância do marketing digital e contratou um profissional para cuidar das redes sociais.

Os conhecimentos foram aplicados no negócio que só fez crescer e ele não esconde o sonho de se tornar uma empresa como as lanchonetes internacionais de fast food. “Montamos a loja já em modelo de franquia e agora estou vendo uma pessoa para me ajudar a organizar a empresa”, explicou o empreendedor que disse que decidiu partir para um projeto de franquia porque foi consultado a respeito e não perdeu a oportunidade.

Seu Edmilson é um Microempreendedor Individual, mas já está fazendo a migração porque a empresa cresceu e ele precisa contratar mais profissionais.

 

Fonte: Revista PEGN

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