12
dezembro

Maioria já teria consenso para presidência da Câmara de Toritama 


Fotos: Avant Imagem.

Fotos: Avant Imagem.

Com a passagem da diplomação e a proximidade da posse dos 13 nomes que irão compor o poder legislativo do município de Toritama a partir de 2017, a única dúvida agora para os parlamentares, é a escolha do novo presidente da Casa, João Manoel da Silva, Sede do Poder Legislativo toritamense.

A princípio, a grande maioria dos vereadores postulava a cadeira de presidente. Ao passar dos meses, o cenário foi se definindo e os nomes se afunilando até chegarem a apenas dois nomes que irão para disputa a chefia da Câmara.

Em representação ao palanque vitorioso na disputa à majoritária, o vereador eleito Edijan Enildo (PMDB) seria o melhor nome para os interesses da nova gestão. Empresário do setor têxtil, Edijan já passou pelo legislativo em 2009, obtendo a maior votação da época e nas eleições seguintes (2012) foi candidato a prefeito, ficando com a terceira posição. Durante a disputa eleitoral deste ano, foi um dos braços fortes do prefeito eleito, Edilson Tavares (PMDB) e terminou a campanha com a segunda melhor votação.

vereadores-diplomados-2017

Com o atual cenário da câmara dividido entre três alas, tendo vereadores bem divididos entre os três grupos que disputaram as eleições de outubro, os atuais vereadores governistas podem sair fortalecidos, já que obtém a maior parte da Câmara, com cinco representantes (Arimateia, Mava, Loló, Rossana e Eduardo da Saúde). Em quanto os demais grupos fizeram apenas quatro vereadores, cada.

As informações de bastidores dão conta de que os governistas estão dispostos a apoiar o vereador, Arimateia de Carvalho (PSD), mais antigo político em atividade no município, com cinco mandatos no legislativo e um de vice-prefeito. Para aumentar ainda mais suas chances de vitória, Arimateia conta ainda com votos de vereadores de outras bancadas, a exemplo do vereador eleito no palanque da ex-candidata, Lucinha Pereira, Derivaldo (PR), que confirmou ao nosso correspondente, que votará em Arimateia. O que teoricamente garantiria seis votos para o experiente político.

Divisão na Câmara

Mesmo com este formato, a base governista terá maioria absoluta na Câmara. Considerando a hipótese de que o presidente eleito não seja do palanque do Prefeito, Edilson, os atuais governistas tendem a unir-se a ele, como já declarou o Vereador, Loló (PSB), aliado do atual do Prefeito, Odon Ferreira (PSB). Deixando o futuro governo, com pelo menos dez, dos treze parlamentares.

.

Com informações de Evandro Balla, correspondente do blog em Toritama.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores