11
abril

Falsas notícias com ameaça de massacre preocupa pais de alunos, em Santa Cruz do Capibaribe e região



Nos últimos dias, a redação do Blog do Ney Lima recebeu várias mensagens de pais e mães preocupados com a segurança de seus filhos nas escolas de Santa Cruz do Capibaribe, Toritama, Vertentes e outros municípios.

O fato é que em decorrência de massacres que aconteceram em escolas e creches de outros estados do Brasil, passaram a surgir supostas ameaças de morte e falsas notícias de massacre nas escolas do estado de Pernambuco.

Na ocasião, em Santa Cruz do Capibaribe, alguns pais de alunos enviaram prints de conversas de WhatsApp e que também foram expostos no Instagram, sobre um suposto massacre que aconteceria nas escolas.

Contudo, as notícias são falsas e medidas com o intuito de reforçar a segurança nas unidades de ensino já estão sendo tomadas pelo Governo do Estado que também faz um alerta para que colégios particulares e municipais reforcem a segurança.

Nesta terça-feira (11), representantes das secretarias de Educação e Esportes e de Defesa Social vão se reunir com os gestores das Gerências Regionais de Educação para ouvir o que está sendo disseminado e quais serão as próximas ações a serem adotadas nas unidades de ensino.

Com relação às escolas da Rede Estadual de Pernambuco, a Secretaria Estadual de Educação e Esportes afirmou que conta com algumas unidades de ensino com vigilância 24 horas, sistemas de monitoramento, segurança terceirizada, além das rondas da Patrulha Escolar.


Confira a nota emitida pela Secretaria de Defesa Social:


A Secretaria de Defesa Social informa que as Polícias Civil e Militar de Pernambuco estão atuando de forma integrada no monitoramento e combate às ameaças de violência nas escolas.

O Sistema Estadual de Inteligência e Segurança Pública da SDS está em contato direto com o Ministério da Justiça e empresas que operam redes sociais no Brasil a fim de obter dados que auxiliam neste trabalho. Além disso, está reforçando as rondas escolares.

As redes sociais estão sendo monitoradas e, com isto, já foram identificados e encaminhados para delegacias competentes suspeitos de praticarem ameaças e atos semelhantes a terrorismo.

A SDS e a Secretaria de Educação estão continuamente trocando informações e farão uma reunião conjunta para alinhamento estratégico das medidas de monitoramento e controle. A reunião contará com a participação de todos os diretores das Polícias Civil e Militar e com os gestores regionais da Educação, além dos respectivos secretários.

Em Pernambuco, as denúncias devem ser feitas ligando para o 190 que funciona 24h e as informações são sigilosas. 

O Ministério da Justiça e Segurança Pública criou um canal exclusivo para recebimento de informações de ameaças e ataques contra as escolas (https://www.gov.br/mj/pt-br/escolasegura). Todas as denúncias são anônimas e as informações enviadas serão mantidas sob sigilo.

Um Comentário

  1. Ledo da silva disse:

    Deus tomara que vcs ñ deixem nada de mal acontecer com nossas crianças fica muito difícil manter nossas crianças nas escolas ce ñ tive segurança ñ da pra manter nossos filhos na escola

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores