14
março

17º Curta Taquary promove exibição de filmes, ações educativas e socioambientais no Agreste de Pernambuco


O festival acontece de 16 a 22 de março, em Taquaritinga do Norte e Toritama, com programação gratuita



O Curta Taquary retorna em sua 17ª edição com uma programação que reúne cinema, educação e ações socioambientais. O festival acontece de 16 a 22 de março nas cidades de Taquaritinga do Norte e Toritama e traz uma seleção especial de filmes e atividades voltadas para toda a comunidade.


Neste ano, o projeto recebeu mais de 650 obras inscritas. Entre os selecionados para as mostras competitivas, estão 67 curtas-metragens de diferentes partes do Brasil e do mundo. Todas as ações são gratuitas.


Um dos principais compromissos do Curta Taquary sempre foi garantir o espaço para a diversidade, em suas várias vertentes. Essa preocupação se apresenta desde as ações formativas até a curadoria dos filmes. Este ano, dos 67 filmes presentes para esta edição, 32 foram dirigidos por mulheres.



O festival exibirá curtas em onze mostras competitivas, que celebram a diversidade da produção contemporânea, com eixos temáticos que vão desde a valorização da produção de Pernambuco e seu Agreste, passando ainda pelos trabalhos de estudantes, obras com foco em diversidade sexual e de gênero, entre outras.


As mostras competitivas são: Brasil, Internacional, Primeiros Passos; Dália da Serra, Universitária; Diversidade, Curtas Fantásticos; Criancine; Pernambucana; Agreste e Por Um Mundo Melhor. Dentre essas produções, há representantes de 16 estados brasileiros, além de filmes da Argentina, Espanha, do Chile, México, Peru e dos Estados Unidos.


Entre as novidades deste ano está a parceria com o Kurta na Kombi, projeto do Rio Grande do Norte, voltado para a circulação e exibição de filmes, o cineclubismo e a formação de público. O projeto funciona como um cinema móvel, com a exibição de filmes ao ar livre, em uma tela acoplada a uma kombi. As sessões acontecerão na praça central de Taquaritinga do Norte, assim como nos distritos de Gravatá do Ibiapina, Pão de Açúcar e no Sítio Jerimum.



Cinema e meio ambiente:


Além da exibição dos filmes, o Curta Taquary reforça seu compromisso com o meio ambiente, homenageando o Rio Capibaribe, importante curso d’água da região. Por mais um ano, o festival transformará o número de inscrições em mudas nativas, que serão plantadas às margens do rio nas cidades de Taquaritinga do Norte, Toritama, Poção, Jataúba, Santa Cruz do Capibaribe e Brejo da Madre de Deus.


A ação é uma parceria com a Compesa, que, além do quantitativo referente ao número de inscrições, doará mais 1.300 plantas, totalizando 2.000 árvores para o reflorestamento da região.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores