12
fevereiro

Reportagem Especial – Pequena notável


Aos 13 anos, vaqueira prodígio da Capital da Moda segue no sonho de figurar entre as melhores do país

 

ADF_1305 cópia

Fotos: Allan Damasceno e Thonny Hill.

 

A estudante Lara Beatriz Vieira Barbosa compete em vaquejadas há mais de um ano e, já possui uma estante cheia de prêmios que é de dar inveja a muitos adultos.

 

Com apenas 13 anos, Bia Vieira, como é mais conhecida, despertou o interesse pelo esporte por meio do seu tio, que cria cavalos. Ela começou a montar, treinar em uma escolinha de vaquejada e ganhou do seu pai uma égua como presente de aniversário.

 

A vaqueira prodígio compete na categoria aspirante, com iniciantes de vaquejada de todas as idades. Sua inspiração vem das melhores do Brasil, como Jeniffer Emmanuellen e Marcela Nolêto.

 

Bia

 

Quando Bia entra nas pistas, a reação do público é sempre de surpresa.

 

“As pessoas ficam impressionadas por eu ter essa idade e estar sempre me destacando”, diz.

 

A santa-cruzense participa de competições por toda a região, mas devido à pouca idade está sempre acompanhada dos pais.

 

No início, a mãe, Juliana Vieira Barbosa, não queria que a ela enveredasse por esse caminho, mas hoje mudou de idéia.

 

“Acho o esporte muito pesado, mas percebi que era o que ela queria, então decidi apoiar e em todas as competições nós vamos acompanhar e orientar. Eu fico muito feliz pelo destaque que ela tem”, revela.

 

IMG_6901

 

Já o pai da vaqueira mirim, Jairo Pereira Barbosa, nunca teve medo da filha praticar o esporte e tem orgulho dos momentos marcantes da sua trajetória.

 

“Em uma vaquejada, na cidade de Jataúba, ela chegou a derrubar animais de grande porte com até 17 arrobas (255 quilos). Em João Pessoa, ela estava sem cavalo e fomos só para assistir à vaquejada. Chegando lá, ela fez a senha dizendo que era para ganhar a blusa de lembrança. Mas depois um homem ofereceu um cavalo e se dispôs a bater esteira para ela. Bia acabou competindo e ficou entre as cinco primeiras colocadas, em um cavalo que nunca tinha montado”, conta Jairo.

 

Bia 02

 

Paralelo ao esporte, Bia Vieira se dedica aos estudos e tem planos de fazer faculdade de Veterinária.

 

“Pretendo trabalhar como veterinária nas vaquejadas e continuar competindo como diversão. Quero fazer as duas coisas”, conclui Bia.

2 Comentários

  1. Jefferson disse:

    Parabéns Bia Vieira pelo sua coragem, é que venha muita e muita Vitória para você! Vaqueira diferentes!!!

  2. Jadeilson disse:

    Parabéns isto é um exemplo de que as pessoas pode chegar aonde se quer sonhar com uma pessoa simples e humilde de coração enorme vem mostrando que é capaz de enfrentar as diversas dificuldades que a vida pode proporcionar mesmo esporte apesar da pouca idade mostra expectativa as outras pessoas que já vem no ramo e não consegue desempenhar o desempenho que essa jovem guerreiro já tem mostrado para diversas pessoas que trabalha e vive das atividades da Vaquejada é uma boa pra nós pernambucano pessoas que moram na cidade super vizinhança em ter uma pessoa tão jovem com tanta experiência que Deus abençoe E toda sua família que apoia em todas as decisões que ela vem tomando os estudos sim é essencial e na área que ela está pretendendo percorrer é mais essencial ainda pois ela trabalha na área com animais animais de grande porte e a hora que ela pretende estudar sim vai influenciar muito no seu trabalho e também na sua vida trabalhista que Deus abençoe e que Deus o proteja e esteja sempre dando essa luz e essa sabedoria de saber domar os bichos e E toda sua família que apoia em todas as decisões que ela vem tomando nos estudos sim é essencial e na hora que ela está pretendendo percorrer é mais essencial ainda pois ela trabalha na área com animais animais de grande porte e a hora que ela pretende estudar sim vai influenciar muito no seu trabalho e também na sua vida trabalhista que Deus abençoe e que Deus o proteja e esteja sempre dando essa luz e essa sabedoria de saber domar os cavalos que ela sempre vem montado as vezes chega em algumas Vaquejada sem sequer conhecer um cavalo mas sim na hora que a a montar ela com pouco tempo já se adaptou rapidamente o cavalo e o cavalo passe também pois é um conjunto de duas coisas que tem que andar junto cavalo e a vaqueiro pois ela sabe o que faz e o cavalo entendi o que ela quer que ele faça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores