20
novembro

Coluna


Falta gente talentosa para transformar ideias em resultados

 

No polo confeccionista ainda são escassos os profissionais diferenciados da área criativa

 

adilson SilvaNão é estranho você chegar às Faculdades, instituições e associações de Santa Cruz e região e ver nos quadros de avisos oportunidades de emprego para cargos de liderança e gestão em diversas áreas do âmbito empresarial, também não é incomum as empresas locais passarem semanas e às vezes até meses buscando um profissional talentoso para cargos como criação de produtos, design gráfico, gestão comercial, líderes de vendas ou mesmo publicitários e gestores de marketing. E muitas das vezes essa busca termina sem sucesso.

 

O mercado precisa de talentos e quando esses surgem, rapidamente são absorvidos pelas empresas. Dando aula para uma turma do terceiro período do curso de Administração de empresas vi que nessa turma todos já estavam empregados e na área administrativa. Alguns chegam ao primeiro período desempregados ou em cargos operacionais, mas quase que sem exceção não chegam à metade do curso ainda nesta situação.

 

As faculdades estão fazendo a parte delas, formam profissionais todos os semestres, entretanto percebo claramente que os profissionais saem dos cursos ainda muito imaturos e sem condição nenhuma de atuar de forma impactante no mercado e assim acabam que sendo apenas mais um no meio da multidão. Creio que o despertamento deva partir dos próprios profissionais para buscar qualificação e desenvolvimento pessoal, intelectual, negocial e principalmente utilizar o tempo de graduação para adquirir network a fim de conseguir uma ponte curta ligando a faculdade ao mercado de trabalho de forma segura.

 

O problema da falta de grandes talentos não está no mercado, não está na formação e nem na falta de oportunidades. Creio que as pessoas devam começar a despertar para esta realidade e ver que aqui tem muito a ser desbravado e nós que temos que ser esses desbravadores. O mercado está aí de portas abertas, falta gente talentosa de verdade pra entrar por elas.

 

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade de seu idealizador

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores