19
setembro

Artigo


Cinco perguntas capitais

 

adriano oliveiraExiste crise institucional no Brasil? Não. As instituições estão funcionando. Afirmo isto, em razão das ações da Operação Lava Jato e do Tribunal de Contas da União no âmbito do julgamento das contas da presidente Dilma Rousseff. Estas ações institucionais são as mais visíveis. Porém, lembro da Operação Zelotes, a qual desvendou a atuação de grupos criminosos no âmbito da Receita Federal.

 

O ajuste fiscal sugerido pela presidente Dilma Rousseff é necessário? Sim. A presidente Dilma cometeu equívocos em seu primeiro mandato. O nacional-desenvolvimentismo predominou. A Petrobrás foi utilizada para controlar preços e promover o desenvolvimento. Ambas as ações não consideraram que a Petrobrás precisa atuar considerando a lógica do mercado. Incentivos tributários foram concedidos na esperança de que o crescimento econômico ocorrido na era Lula permanecesse. A presidente Dilma não promoveu o controle dos gastos e nem reformas estruturais.

 

A crise econômica atual é estrutural? Sim. FHC foi um presidente reformista. A Lei de Responsabilidade Fiscal e as privatizações são exemplos de ações que buscaram reformar o estado e dotá-lo de modernidade e eficácia. Lula foi um presidente que herdou as reformas de FHC, mas não promoveu novas reformas. Embora tenha ampliado o número de pessoas beneficiadas por diversas políticas sociais e tenha promovido o consumo interno. Dilma realizou uma única reforma estrutural: instituiu teto para a aposentadoria do servidor público. Ela continuou as ações de Lula, mas em uma conjuntura econômica desfavorável, em razão da queda da arrecadação.

 

Qual é a razão da crise política atual? Dilma sofre de paralisia decisória. Ela não se antecipou a crise econômica em razão da sua paralisia decisória. A oposição tem razões para criticar a presidente Dilma. Porém, a crítica e a cobrança estão resumidas em um único desejo: a saída imediata da presidente. Em virtude da presença deste desejo, a crise política atual adquiriu caráter hobbesiano, onde estão todos contra todos em um estado de guerra que impede a construção de soluções para a crise econômica atual.

 

A saída de Dilma é a solução ótima para a crise? Não! Caso Dilma renuncie ou sofra impedimento, neste último caso, sem nenhuma razão factual, a oposição mandará para o exercício da oposição o PT, Lula e os movimentos sociais. A oposição precisará fazer as reformas estruturais necessárias. E a crise política deverá continuar. Porém, os sujeitos principais da crise serão outros, no caso Lula e o PT.  Tenho a hipótese de que a saída de Dilma manterá as coisas em seu devido lugar, inclusive, as coisas benéficas, ou seja, as instituições funcionando.

 

 

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade de seu idealizador

Um Comentário

  1. EDIBERTO disse:

    Prezado Adriano Oliveira, acredito que apesar de você ser um cientista político estudioso, está redondamente enganado. todas as nossas instituições estão aparelhadas ou seja, não estão funcionando como reza a constituição e as leis! Não quero acreditar que o senhor seja comunista ou esteja aparelhado pelo poder partidário, como acontece com quase todos os professores em nosso país. Não quero acreditar que diga essas besteiras em sala de aula ou em roda de amigos, pois se a pessoas parar um minuto e assistir globo news,ler as grandes revistas semanais e acompanhar grandes programas (hangouts), na internet, verá que o país está totalmente corrompido,parado e engessado! por favor não pense que todos em nossa região ou cidade, só assistimos programações locais com suas baboseiras, e anomalias de apresentadores! Muitos aqui, temos formação universitária, somos viajados e principalmente bem informados, rebato o que você diz, o brasil está com quase todas as suas instituições paralisadas e parcialmente aparelhadas, quer descobrir? basta ver profissionais, principalmente de mídia, mentindo dizendo que o país está bem. vergonhoso é ver jovens defendendo um governo que tem a maior taxa de rejeição política enter todas as classes sociais, onde foi concebido a maior história de corrupção do mundo, e mesmo assim você vem a público desmentir, Merval Pereira, Marco Antonio Villa,Eliane Cantanhêde,Olavo de Carvalho,ricardo Noblat,Arnaldo Jabour,Fernando Gabeira,Diogo Mainnardi e tantos outros que me fogem á memória neste momento.Sugiro que tenha mais polimento e honestidade ao analisar fatos e situações, principalmente a uma minoria que ao debater com você, verá que existem valores escondidos como apadrinhamento e desinformação intelectua e principalmente política. Sugiro alguns programas para quem sabe você ter duas opiniões antes de se tornar totalmente parcial. YOUTUBE: O antagonista, Terça livre, Durval Ferreira e tantos outros, bem como leitura de revistas semanais, pois de repente sem querer, sua grande credibilidade e faro político pode estar indo para o ralo, acredito que sua opinião foi somente ingênua, sem se ater aos fatos mais recentes! estou pronto para um convite para debatermos política ou qualquer outro assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores