16
julho

Escândalo KMC


EXCLUSIVO

 

Ministério Público pede devolução de mais de R$ 1,6 milhão aos cofres públicos no “Escândalo da KMC”

 

 

O Ministério Público de Pernambuco está pedindo na justiça a devolução de R$ 1.685.887,80 aos cofres públicos do município de Santa Cruz do Capibaribe. O valor é referente ao montante repassado pela Prefeitura Municipal à empresa KMC Locações LTDA, em dois contratos feitos com dispensa de licitação, no início de 2013.

 

Na mesma ação, o prefeito Edson Vieira (PSDB), a chefe de gabinete, Áurea Priscilla Ferreira, além de integrantes da comissão de licitação, estão sendo denunciados pela prática de improbidade administrativa.

 

O Blog do Ney Lima teve acesso com exclusividade ao conteúdo das investigações.

 

KMC Locadora não existe fisicamente e frota possui apenas um veículo

 

Durante as investigações, o Ministério Público concluiu que a empresa KMC, contratada pela Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, não existe fisicamente. Os indícios foram confirmados a partir do depoimento de Renata Rafaela Cavalcanti da Costa, formalizada como proprietária da empresa.

 

Um ponto que chamou a atenção dos promotores é que a frota da empresa se resume apenas a um veículo Toyota Corolla, que inclusive não foi cogitado no procedimento de contratação aberto pela prefeitura.

 

Para atender à demanda, a KMC Locadora teria subcontratado integralmente outra empresa para que os veículos fossem fornecidos, violando os termos do próprio contrato firmado com a prefeitura.

 

O Ministério Público aponta que os responsáveis pela licitação não observaram a capacidade fiscal e econômico-financeira da empresa.

 

.

 

Indicação da KMC foi feita antes da abertura do processo de dispensa de licitação

 

 

Para justificar a contratação da empresa KMC Locadora com dispensa de licitação, o prefeito Edson Vieira assinou um decreto de emergência no início do governo. O Ministério Público entendeu que o estado emergencial não se justificou e pode ter servido apenas para viabilizar a contratação da empresa sem a licitação.

 

Outro indício de fraude está no fato de que a empresa KMC Locadora foi indicada para fornecer veículos antes mesmo da abertura do processo de dispensa de licitação, antes que fosse confeccionado o termo de referência. De acordo com as investigações, o fato ocorreu nos primeiros dias do governo, em 09 de janeiro de 2013. Os promotores apresentaram à justiça documentos que podem comprovar a irregularidade.

 

Envolvidos podem ter bens bloqueados

 

A ação apresentada à justiça pelo Ministério Público está sendo analisada pela Segunda Vara Cível da Comarca de Santa Cruz do Capibaribe, que deve decidir pelo recebimento da denúncia nos próximos dias.

 

Além do ato de improbidade administrativa, a justiça deverá decidir sobre um pedido de boqueio de bens dos personagens envolvidos na suposta fraude, incluindo o prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira.

 

Procurada por nossa reportagem, a Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Capibaribe não se manifestou sobre as denúncias.

 

 

 

18 Comentários

  1. ricardo disse:

    Ladrão ele tem é que ser preso e inaugurar o presidio esse ladrão e logo logo ficha suja

  2. jose mota disse:

    Com a palavra os babões de plantão do prefeitinho assim como queiram chamar o menino mas de menino não tem nada ele e sua corja de corruptos…ô edim ruim…ô edim ruim….

  3. marco julio disse:

    eu acho e pouco tou rindo ate agora afranio cade a cpi? vai ve que as mãos limpas estão podre de lama com este governo corupto…

  4. Aluizio bozina disse:

    quem e pior zé augusto ladrão de merenda ou esdon vieira das tortas e da KMC????

    Santa cruz vai sofre muito ainda com esse politicos nojentos que tem aqui.

    1. Douglas Henriques Feliciano disse:

      Cada dia que se passa eu tenho mais certeza do eu devo fazer, enquanto continuar com essa roubalheira em Santa Cruz, Pernambuco e a nível de Brasil eu não perco meu tempo mais indo numa merda de uma urna votar em políticos corruptos, esse nojentos deverias todos serem presos, e devolver cada centavo que foi tirado dos cofres públicos. Em Santa Cruz tinha um bandido no poder, ele perdeu as eleições e entrou outro pior ainda. Cambada de bandidos. Esses bandidos nunca vão ser presos, sabe porque? Porque quem os julga é farinha do mesmo saco.

  5. Élida Nunes disse:

    Lamentavel se as pessoas tiver juizo nao votam em ninguém mais povo brasileiro cara de palhaço

  6. cambói de ladrão safados tão saqueando os cofres públicos,e vem ai a farra do trivoli onde se compra salmão de duzentos reais.

  7. Jânio Nunes disse:

    É de lascar viu, o que eu vou falar pras pessoas que acreditaram em mim quando eu pedi pra votarem no atual prefeito, eu pedia como quem pede chuva a Deus, claro tinha que tirarmos Zé Augusto do poder, caso contrário se Zé Augusto continuasse no poder em pouquíssimo tempo santa cruz tava de um jeito que ia ser feito uma porteira e so saia se pedisse a Zé Augusto a chave, por outro lado não achava que logo de entrada o prefeito agisse dessa forma, essa foi uma das maiores MELADAS que vi até agora, que sejam punidos os culpados. é isso…

  8. Eduardo Cunha disse:

    Uma frase: MOSTRA-ME UM POLÍTICO HONESTO, E MOSTRAR-TE-EI UMA PROSTITUTA VIRGEM.

  9. rena disse:

    eu acho e pouco vai da liberdade pra menino e assim so sai o cagado ou mijado .eu nunca vi o cara gasta milhoes em uma eleiçao pra receber um salario que num e compativel com o gasto ta ai o resultado

  10. Douglas Henriques Feliciano disse:

    Não voto mais em político nenhum!

  11. cleide disse:

    não vai da em nada ,sabe pq? porque quem tem muito dinheiro tudo acaba com pizza,edson tem muito dinheiro e pode compra todos infelismente

  12. Wellington Araújo Ex Maestro da Novov Século disse:

    Bem, se cavar masi vão achar muito mais, cade o dinheiro de nossa cidade : … Vejam isso, o quanto de repasse do governo federal ja veio, fora o que é arrecadado em nossa cidade de Janeiro a Dezembro… Em 3013 http://transparencia.gov.br/PortalTransparenciaListaAcoes.asp?Exercicio=2013&SelecaoUF=1&SiglaUF=PE&CodMun=2549

    Em 2014 : http://transparencia.gov.br/PortalTransparenciaListaAcoes.asp?Exercicio=2014&SelecaoUF=1&SiglaUF=PE&CodMun=2549

    Em 2015 até agora vejam em quanto vai… http://transparencia.gov.br/PortalTransparenciaListaAcoes.asp?Exercicio=2015&SelecaoUF=1&SiglaUF=PE&CodMun=2549

    Vejam se o roub não é grande… Vamos lá uma chance para nos santa-cruzenses…

  13. Wellington Araújo Ex Maestro da Novov Século disse:

    Desculpas alguns erro eu escrevi muito rápido kkkkk.

  14. Brunno Ricelli disse:

    A moderação dos comentários deveria ser mais rígida. afinal, tão denegrindo a imagem do prefeito, simplesmente pelo fato do MP ter entrado com uma ação judicial contra ele. o que não significa que ele seja culpado. o juiz comprovando que estão presentes todos os pressupostos processuais, citará o prefeito e os demais para que apresentem sua defesa, e ao final do processo saberemos quem de fato é culpado. na realidade, quem tá cometendo (AGORA) fato criminoso são essas pessoas que em seus comentários estão acusando o mesmo sem provarem nada. como dizem #fica a dica!

    1. nunca fiz defesa de ladrão e não vai ser agora que vou defender um ladrão só porque ele é rico e rouba muito.

  15. Wellington Araújo Ex Maestro da Novov Século disse:

    Bruno se quiser posso te mostrar oquanto estão tirando, o quanto isso empobrece nossa cidade e fere as pessoas, e o quanto sua defesa aqui anuncia conivência com a atual gestão defender ou tentar defender bandido só para garantir seus interesses isso não é muito lícito…

    1. Brunno Ricelli disse:

      em 1º lugar, não estou defendendo o prefeito, apenas não estou acusando. agora, se você tem prova de que o prefeito é bandido, não é a mim que você tem que mostrar, você deve mostrar ao Ministério Público para que sejam tomadas as medidas cabíveis. simplesmente wellington, não sou IRRESPONSÁVEL, para tá incriminando as pessoas sem ter provas ou sem haver contra elas uma condenação transitada e julgada. e só a nível de informação, sou um entusiasta da candidatura de fernando aragão, pois sem sombra de dúvidas é o melhor nome que se apresenta para 2016.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores