15
outubro

Caos adminsitrativo em Brejo da Madre de Deus


Aluguéis fantasmas, despesas irregulares e uso ilícito do dinheiro público foram algumas das denúncias apresentadas por Dr. Edson Sousa contra Roberto Asfora

Dr. Edson afirma que novos resultados deverão ser divulgados em breve. Foto: Thonny Hill (arquivo).

Na tarde de ontem (14) o prefeito de Brejo da Madre de Deus, Dr. Edson Sousa (PTB) revelou, na Câmara de Vereadores, parte dos resultados obtidos em uma auditoria realizada para verificar como estava a situação da administração municipal, que foi comandada, durante 14 meses, por Roberto Asfora (PSDB).

 

Várias denúncias foram apresentadas e algumas delas chamaram a atenção, Confira:

 

Equipe de advogados encarregados de defendê-lo no TSE eram supostamente pagos com dinheiro público

 

Uma das denúncias apontavam que o advogado Walber Agra e sua equipe, que fazem a defesa de Roberto Asfora no TSE na tentativa de retornar ao posto de prefeito, eram supostamente pagos com dinheiro público.

 

Dr. Edson apresentou documentos que, segundo ele, validariam sua denúncia, fator considerado gravíssimo porque, segundo o prefeito, Roberto Asfora deveria pagar seus advogados com seu próprio dinheiro.

 

Aluguéis supostamente fantasmas eram pagos a servidores efetivos

 

Outra denúncia que chamou a atenção era o suposto pagamento de alugueis fantasmas a servidores efetivos.

 

Um dos exemplos veio de funcionária pública do município, que não teve seu nome divulgado, onde ela receberia R$ 1600,00 pelo aluguel de um imóvel a Prefeitura, mas a mesma continuaria residindo no local e recebendo o aluguel.

 

Obras inacabadas teriam sido declaradas ao TCPE como concluídas

 

Ainda de acordo com os resultados da auditoria, diversas obras inacabadas no município teriam sido declaradas, ao Tribunal de Contas de Pernambuco (TCPE) como finalizadas.

 

Entre essas obras estão um PSF e a Academia da Saúde, esta última que ainda está em fase inicial, com menos de 10% de andamento.

 

Entre as outras denúncias estão despesas empenhadas sem recursos, despesas não empenhadas e perda de recursos pelo não cumprimento de prazos e mais de R$ 2 milhões em transporte escolar estariam gastos sem a presença de licitação.

 

O prefeito citou, em entrevista concedida antes da divulgação dos resultados da auditoria, na Polo FM, que revelaria mais denúncias nos próximos dias e que todo o conteúdo apresentado foi encaminhado ao Ministério Público, Polícia Federal e Polícia Civil para serem investigadas.

Auditorias apontam supostas irregularidades cometidas pelos dois maiores líderes políticos de Brejo

 

Vale ressaltar que Roberto Asfora, ao divulgar os resultados de sua auditoria em coletiva realizada em 17 de dezembro de 2013, constatou que ele teria herdado, da administração anterior de Dr. Edson, um rombo superior a R$ 20 milhões, podendo chegar até R$ 50 milhões com outros supostos prejuízos.

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