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Reportagem Especial

Aspecto de cidade grande

 

Governo Vieira muda a cara do trânsito no Centro de Santa Cruz do Capibaribe

 

 

Com novo semáforo, mais faixas de sinalização e outras melhorias, fluxo do trânsito e mobilidade de pedestres melhoraram no coração comercial de Santa Cruz do Capibaribe. Fotos: Thonny Hill.

 

No último fim de semana, nossa equipe percorreu ruas do Centro de Santa Cruz do Capibaribe para verificar o resultado das mudanças que já foram implantadas em prol do trânsito e da mobilidade urbana, durante a atual gestão do prefeito Edson Vieira (PSDB).

 

 

O destaque é para os pontos positivos como a implantação e manutenção de semáforos, pintura de faixas amarelas em canteiros, aumento da sinalização, implantação de rampas de acessibilidade a cadeirantes e outras iniciativas.

 

O resultado já é evidente, mostrando que houve sim a diminuição (e até a resolução) de pontos considerados como verdadeiros gargalos, que prejudicavam não só a fluidez no trânsito, mas também o direito da acessibilidade ao pedestre.

 

Confira o balanço feito pelo blog:

 

 

 

Implantação de faixas amarelas:  

Com as faixas amarelas nos canteiros e mais distribuição nas vagas de estacionamento, pontos onde antes haviam congestionamentos se tornaram mais organizados para motoristas e pedestres.

 

Uma das primeiras mudanças aplicadas pela atual gestão praticamente pôs fim a várias áreas de gargalos com a pintura das faixas de advertencia nos canteiros.

 

Exemplos disso são as ruas 13 de maio, Raimundo Francelino Aragão, Cabo Otávio Aragão e Manoel Rufino de Melo, além de travessas e avenidas próximas que, com o ordenamento das vagas de estacionamento, tiveram melhoradas não só a fluidez dos veículos, mas também permitiu maior mobilidade e segurança aos pedestres.

Rua 13 de Maio.

 

Rua Raimundo Francelino Aragão.

 

Travessa nas proximidades da Rua Raimundo Francelino Aragão.

 

Retirada das barracas e desobstrução de calçadas:

 

Com a retirada das barracas, pedestres ganharam mais espaço nas calçadas pela Avenida 29 de Dezembro.

 

Outro ponto que contribuiu não só para a melhoria do trânsito, mas principalmente para a mobilidade, foi a retirada das barracas e desobstrução das calçadas da área do centro comercial.

 

Medida vista inicialmente como impopular pela atual gestão, a iniciativa acabou agradando a maioria da população. A Avenida 29 de Dezembro foi a que sofreu as mudanças mais visíveis e os benefícios já podem ser vistos.

 

Os pedestres passam agora a usar mais as calçadas e o trânsito, com a manutenção dos semáforos, implantação de rampas de acessibilidade, além das novas faixas de pedestres, deixou o centro comercial bem mais organizado.

Colocação de briquetes onde aconteceram os festejos juninos dão cara nova a Avenida.

Novo semáforo instalado entre as ruas Manoel Rufino de Melo e Cabo Otávio Aragão melhrou a fluidez de veículos e pedestres em um dos pontos mais críticos do centro comercial do município.

 

Fechamento de áreas críticas de retorno:

 

Fechamento de pontos críticos de retorno, como este na Rua 13 de Maio, auxiliaram na diminuição dos congestionamentos e manobras irregulares.

 

O último ponto visualizado nas melhorias foi o fechamento de alguns pontos críticos de retorno, tanto na Avenida 29 de Dezembro como em outras no centro.

 

O fechamento permitiu, além de uma maior área de trânsito, a diminuição de manobras irregulares que poderiam, além de atrapalhar o fluxo de veículos, causar acidentes.

Avenida 29 de Dezembro, proximidades do Via Shopping.

 

Ponto crítico, que antes causava vários transtornos nas proximidades da Rua 13 de Maio, também ajudou a sanar alguns problemas no trânsito no Centro.

Um dos vários semáforos da Avenida 29 de Dezembro.

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