19
março

Redução de ICMS em Pernambuco para bares e restaurantes por causa da piora da pandemia


Foto: Jefferson Severiano Neves/EPTV

 

Devido à pandemia de Covid-19, Pernambuco anunciou, nesta sexta (19), um pacote de medidas para reduzir o impacto das restrições impostas pelo governo a atividades de bares, restaurantes e similares. Entre as ações está a redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

Na sexta (12), o governo também anunciou a prorrogação de parcelas desse imposto e descontos de até 90% nos juros para empresas que estão inadimplentes. No domingo (14), o estado divulgou a criação de uma linha de crédito para micro e pequenas empresas.

A primeira medida anunciada pelo governo é a prorrogação, até 31 de março de 2022, da vigência do Convênio Federal ICMS 91/2012. Esse documento autoriza os estados a reduzir a base de cálculo para aplicar o tributo. Essa ação foi autorizada pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz).

Outro ponto é a redução de 3,4% para 2,12% da alíquota do ICMS. A terceira medida vale para bares, restaurantes, buffets e estabelecimentos enquadrados no Simples Nacional. Para eles, o pagamento de ICMS dos meses de março, abril e maio terá vencimento prorrogado para julho, agosto e setembro deste ano.
O governo afirmou que, com essas medidas, o estado passa a não poder contar com cerca e R$ 100 milhões em receita, no primeiro semestre do ano.

Para as empresas que não integram o Simples Nacional, o governo informou que pretende assegurar descontos de até 90% nos juros e nas multas e parcelamento em até 60 meses. Os descontos nos juros e nas multas para quem regularizar pendências com o fisco são os seguintes:

90% (pagamento à vista);
80% (em até seis parcelas);
70% (de sete a 12 parcelas);
60% (de 13 a 24 parcelas);
50% (de 25 a 36 parcelas);
40% (de 37 a 48 parcelas);
30% (de 49 a 60 parcelas).

Fonte: G1 Pernambuco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores