28
agosto

Novas perspectivas de trabalho: conheça profissões do futuro


Com o cenário mundial, impactado pela pandemia do coronavírus, novas perspectivas profissionais têm se desenvolvido para que, especificamente quando tudo voltar minimamente ao normal, a economia volte a gerar frutos e tenha seu crescimento retomado. Inclusive, em todo o mundo, muito já se discute sobre como o mercado profissional se recuperará das perdas monetárias e até mesmo como acontecerá, por exemplo, a criação de novos cargos, modelos de trabalho e profissões.

Em complemento, haverá um novo olhar e formas de valorização das chamadas profissões do futuro. Por isso, separamos uma lista de oportunidades pontuais que, de acordo com uma pesquisa realizada pelo site Glassdoor (especializado em recrutamento e seleção), figuram entre as mais procuradas e que devem se desenvolver pós-pandemia. Para conhecer mais sobre especialização das profissões, clique no título de cada uma delas. Confira.

Biomedicina e Biotecnologia

O biomédico é o profissional que pesquisa causas e curas para doenças. A carreira envolve muito conhecimento e estudo em Biologia e em Medicina. Além disso, é ele também quem trabalha com análises clínicas, embriologia, genética, microbiologia, entre outras profissões.

Quem trabalha com Biotecnologia é responsável por desenvolver e aplicar tecnologias e pesquisas sobre efeitos de medicamentos, substâncias químicas e aprimoramento genético.

Profissional de cibersegurança

A pessoa que trabalha com cibersegurança pode ser responsável por testar vulnerabilidades em redes de sistemas e softwares de uma companhia. Além disso, há opções de funções de auditor de segurança, arquiteto de segurança, gerente de produto ou mesmo chegar à diretoria da segurança de dados de uma organização.

Marketing Digital e e-commerce

Os profissionais atuantes na área do Marketing Digital trabalham em diversas frentes para que a geração de novos leads fechem negócios, por meio de novos contatos e  vendas. Nos últimos anos, o crescimento desse profissional foi valorizado e, com o momento atual da pandemia, muitas empresas se viram diante da profissionalização de seus serviços on-line e precisaram agir com um chamariz novo para que os negócios não parassem.

Por isso, a profissão pode ser considerada um grande gancho para quem já tem habilidades com comunicação, precisa reinventar-se ou mesmo quer aprender a posicionar empresas como autoridade em determinado produto ou serviço. Estão inclusos no escopo de trabalho administração e gerenciamento de redes sociais, campanhas digitais, conteúdos exclusivamente pautados e produzidos para blog, além da capacidade da identificação de estratégias.

Da mesma forma, os desenvolvedores em Tecnologia da Informação e em softwares voltados ao e-commerce também estão com patamar elevadíssimo entre as profissões destacadas no momento.

Gerente de ecorrelações

Formalizar, estruturar e seguir negociações com grupos ambientais, entidades governamentais e até mesmo com entidades de consumo, é função atribuída ao gerente de ecorrelações. Além disso, esse profissional também é o responsável por gerenciar equipes e abordar questões sociais e econômicas diante de cenários que envolvem a ecologia e os ecossistemas.

Especialista em Sustentabilidade

Pensar estrategicamente sobre funções que envolvam pessoas, tecnologia, ferramentas e processos é função do especialista em sustentabilidade. Em conjunto ou na área de ecorrelações, este profissional pode também estudar e avaliar o impacto positivo das ações da companhia em toda a sua comunidade.

Chief Innovation Officer

Aplicar inovações e melhorias em empresas, por meio da interação com grupos de colaboradores, pesquisas, projetos e benefícios é a função do Chief Innovation Officer. O profissional vem sendo valorizado à medida que as empresas precisam passar por revisões de comportamentos e estratégias em relação à diversidade, inclusão de pessoas, sistemas em TI, entre outras necessidades.

O que você precisa ter para ser um profissional do futuro

Que o futuro é agora já sabemos. No entanto, investir cada vez mais ―  por meio de cursos de pós-graduação ou de MBA, também está entre as necessidades urgente, para que estes profissionais atuem com competência em diversas frentes. Não deixe de avaliar as diversas possibilidades no Portal Pós e descubra qual o curso mais indicado para ampliar sua carreira.

O assunto, inclusive discutido no Fórum Econômico Mundial neste ano de 2020, trouxe à tona capacidades relativas às novas atividades e sistemas de empregabilidade.

Desta forma, o novo profissional do futuro deve focar em:

  • Saber como resolver problemas complexos;
  • Ter pensamento crítico e construtivo;
  • Ser criativo em diversas frentes;
  • Saber gerenciar pessoas;
  • Trabalhar cada vez mais em equipe;
  • Ter sua inteligência emocional aprimorada e bem cuidada;
  • Tomar decisões;
  • Orientar escolhas de serviços por meio do reconhecimento real de necessidade de seus clientes;
  • Saber negociar e

Ter capacidade de aprender mais e sempre.

Preparado para encarar o futuro em novas oportunidades profissionais?

Clique aqui e fale com a pós-graduação da Unopar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores