23
junho

Municípios do Sertão avançam no Plano de Convivência


 

O Governo de Pernambuco, após análise do Comitê de Enfrentamento à Covid-19, anunciou por meio de coletiva online que, a partir da próxima segunda-feira (28), a Macrorregião 3, que engloba parte do Sertão onde ficam as cidades de Arcoverde, Afogados da Ingazeira e Serra talhada, vai avançar no Plano de Convivência. As atividades econômicas podem voltar a funcionar até as 20h, tanto nos dias de semana como aos sábados e domingos. Os comércios de bairro e de rua e os escritórios têm horário especial. Poderão funcionar até as 19h, nos finais de semana. A capacidade permitida nos estabelecimentos será de 50% do total.

A secretária executiva de Desenvolvimento Econômico, Ana Paula Vilaça, alertou que apesar dessas medidas de flexibilização, todos precisam manter os cuidados e a atenção máxima no cumprimento dos protocolos. “Durante as festas juninas, devemos evitar as aglomerações. As pessoas podem até viajar, mas que façam isso apenas em núcleos familiares bem restritos. Essa é uma fase essencial para que o governo consiga manter o suporte na saúde e que a economia não precise sofrer novas restrições”, apontou. Ela relembrou a recomendação do Ministério Público de Pernambuco em vigor desde o ano passado sobre a proibição de fogueiras e queima de fogos de artifício.

Ana Paula reforçou ainda as medidas válidas nas demais Macrorregiões do Estado. “No Grande Recife, nas Zonas da Mata Norte e Sul, Agreste e nos demais municípios do Sertão, no geral, o horário de funcionamento das atividades pode se estender até as 22h durante a semana e 21h nos fins de semana”, explicou. Segundo ela, uma exceção são as academias de ginástica, que devem fechar às 22h durante a semana e às 18h nos sábados e domingos. Museus, teatros e cinemas podem funcionar, mas com limite de 30% da capacidade, assim como os eventos corporativos podem ser realizados com até 50 pessoas.

De acordo com o secretário estadual de Saúde, André Longo, na análise da última Semana Epidemiológica (SE 24), pela 3ª semana consecutiva, Pernambuco observa redução nos indicadores da Covid-19, configurando uma tendência clara de desaceleração. Em relação aos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), foram 1.395 – o menor patamar desde meados de março. E na comparação com a Semana 23, houve redução de 21%. Em 15 dias, a queda foi de 28,5%”, apresentou.

Já em relação às solicitações de leitos de UTI, Pernambuco teve uma redução de 15%. Com isso, pela 1ª vez em 7 meses, desde novembro do ano passado, a taxa de ocupação dos leitos de terapia intensiva está abaixo de 80%. Até mesmo na 3ª Macrorregião, que era a região mais preocupante, também houve queda nos casos de SRAG – de 21% em uma semana e 23% em 15 dias, justificando o avanço no Plano de Convivência.

Apesar da tendência de queda nos indicadores, o secretário André Longo ressaltou que a população precisa ficar atenta para evitar um novo recrudescimento da doença e alertou para os cuidados durante os festejos juninos. Apesar de animadores, os indicadores não significam que vencemos a pandemia. O vírus continua entre nós e, neste momento, 1.750 pessoas estão internadas, lutando pela vida, em leitos de UTI das redes pública e privada. Assim como já vimos em outros momentos, o comportamento negligente no São João poderá cobrar seu preço. Comemore esta noite de São João com segurança, porque só protegendo a vida, poderemos superar a pandemia e seguir em frente”, disse o secretário.

Fonte: Blog Cenário 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores