Estudantes de Santa Cruz do Capibaribe vão “Ganhar o Mundo”
Cinco alunos da rede estadual de Santa Cruz do Capibaribe são selecionados para intercâmbio na Europa, Oceania, América do Norte e América do Sul.
O programa “GANHE O MUNDO” implantado pelo Governo de Pernambuco, através da Secretaria Estadual de Educação, visa ofertar aos estudantes do ensino médio da rede pública estadual, um intercâmbio internacional para países de língua inglesa e espanhola. O Governo do Estado visa preparar os jovens para a Copa do Mundo de 2014.
De Santa Cruz do Capibaribe, cinco alunos que cursam o 2º ano do Ensino Médio na escola de referência Luiz Alves da Silva foram selecionados.
Mateus Sousa de Paulo, 16 anos, viajará para a Austrália. Ele falou da importância da contemplação: “Pretendo aprimorar o inglês, pois servirá para um curso futuro que pretendo fazer, que será Ciências Aeronáuticas”.
Luciano Barbosa Lira, 15 anos, viajará para Nova Zelândia e comentou sobre o contato que terá: “É importante conhecer as culturas e, além disso, ter o contato direto com a língua inglesa, 24 horas por dia. Esses seis meses serão fundamentais”.
Elis Raquel Amorim da Silva, 16 anos, viajará para a Espanha.
“Esse tempo que passarei na Espanha será bom para dar sequência ao curso de Espanhol que faço. Quando recebi a notícia que fui aprovada, fiquei muito feliz”, afirmou Raquel.
Maria Luiza de Freitas Sousa e Maria Lidiane da Conceição Silva, ambas com 15 anos, seguirão para o Chile. “Essa experiência será muito boa pra nós, pois abrirá muitas portas para a vida profissional”, explicou Maria Lidiane.
Maria Luiza comentou sobre a preocupação dos familiares: “Minha mãe no início ficou muito preocupada, mas aos poucos ela esta se acostumando com a ideia. Será algo importante para a minha vida”.
O período que os alunos ficarão em cada país será de seis meses. Os jovens serão monitorados por uma equipe itinerante de apoio da Secretaria do Estado de Pernambuco que é montada para dar suporte para os alunos e também serão responsáveis pela educação, alimentação, transporte e moradia. Cada aluno receberá uma bolsa mensal no valor de 300 dólares, além do seguro de saúde.
Foram inscritos mais de 24 mil estudantes em todo o estado de Pernambuco, para uma seleção de 1.100 alunos.
No último mês de setembro, aconteceu o primeiro embarque. Na ocasião 700 alunos viajaram para os Estados Unidos e Canadá. Em Janeiro, outros 300 irão para Austrália e Nova Zelândia e 100 para a Espanha, Chile e Argentina.