23
fevereiro

Em 2021, as contas de energia devem ter maior aumento médio desde 2018


 

Neste ano, as contas de luz devem ter um aumento de 13%, segundo Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O aumento médio deste ano deve ser maior desde 2018.

Entretanto, o percentual pode diminuir e cair para 8% com a devolução aos consumidores de uma parte dos R$ 50 bilhões em impostos cobrados a mais nas contas de energia nos últimos anos. Mesmo assim, o aumento será maior desde o ano de 2018, quando a alta da média foi de 15%.

As conversas entre a Aneel e o Ministério da Economia já começaram para fazer a devolução do dinheiro já a partir desde ano, visto que ajudaria a aliviar o aumento nas contas de luz do consumidor.

Conta de luz cara? Segue a motivação.

O aumento da conta de energia em 2021, é causado por vários fatores, sendo um dos principais é a alta do dólar, já que usinas são cotadas nesta moeda, o que eleva os preços; o uso de usinas termelétricas, que geram mais cara, além do déficit das bandeiras tarifárias que aplicam as cobranças extras nas contas, que esteve suspensa por alguns meses em 2020, arrecardando menos que o necessário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores