21
julho

Renovação taboquinha?


Ernesto Maia confirma Luciano Bivar como seu federal e busca reconciliação política com José Augusto Maia

Fotos: Thonny Hill.

No fim da manhã e início da tarde desta segunda-feira (21) foi realizado o ato político que confirmou os nomes de Ernesto Maia (PSL) como candidato a estadual, Luciano Bivar (PSL) como federal e o relançamento de Fernando Aragão como nome para disputar as eleições municipais de 2016.

 

O ato político expôs a público o racha que existe no grupo taboquinha, já que todos os vereadores eleitos que integram a bancada de Oposição, assim como boa parte dos suplentes “de peso” do grupo, decidiram seguir junto com o projeto político de Ernesto Maia.

 

O ato pode fazer com que o deputado federal José Augusto Maia (PROS) passe a ficar isolado ante seus pares, caso não aceite o convite feito pela maioria para integrar-se a nova composição política na ala vermelha.

 

Confira os principais momentos do ato político:

 

O convite feito a José Augusto Maia

 

Durante o ato, a maioria dos vereadores citou o nome de José Augusto, o colocando como “o líder maior” do grupo de Oposição.

 

O tom dos discursos estava “bem afinado”, de forma a evitar maiores polêmicas quanto o racha no grupo e a insatisfação declarada pelo deputado quanto à escolha dos vereadores por Luciano Bivar.

 

Sobre o convite, além do próprio Ernesto, se posicionaram abertamente nos discursos Fernando Aragão (PROS), Helinho Aragão (PTB), Carlinhos da Cohab (PSL) e Deomedes Brito (PT).

 

“O candidato sou eu e, pela primeira vez, eu preciso de José Augusto”, afirma Ernesto

 

Ernesto destacou que a forma como José Augusto Maia participará na sua campanha será fundamental para suas pretensões eleitorais.

 

Ele aproveitou para enfatizar que o nome de Luciano Bivar foi escolhido para que o grupo virasse a página, de modo a “acabar com essa história de novelas”, fazendo referência ao recente histórico de indefinições quanto a quem era ou não candidato a estadual ou federal.

 

“O candidato sou eu e, pela primeira vez, eu preciso de José Augusto. Eu tenho certeza que ele não vai me faltar. Agora, esse grupo tem que mudar uma página, é só andar nas ruas e você vai ver as cobranças. As pessoas dizem: ‘olha, estou cansado dessa história, de só saber quem é o candidato na hora da eleição’. Isso é uma cobrança que é feita a mim, a todos os vereadores e suplentes”, frisou.

 

Uma nova proposta de unidade ao grupo e o nome de Fernando Aragão para 2016

Com Fernando e Bivar, Ernesto disse acabar com o problema da indefinição do grupo para 2014 e 2016.

Ernesto Maia aproveitou para revalidar o nome de Fernando Aragão para disputa eleitoral de 2016.

 

Com a indicação, Ernesto se posiciona como liderança nos Taboquinhas e, segundo ele, coloca um fim as indefinições quanto aos nomes para esta e para a próxima disputa eleitoral.

 

“O candidato (para 2016) é Fernando e o deputado é Ernesto. Acabou-se a novela. Baseado nisso (…) já que José Augusto não poderia mais ser candidato, fomos escutar quem era o parceiro ideal não para levar não só Ernesto para deputado estadual, mas para fazer com que Fernando chegasse à prefeitura de Santa Cruz”.

 

O tema das emendas X José Augusto Maia

.

Luciano Bivar também se utilizou do polêmico tema das “Emendas Parlamentares”.

 

O mesmo discurso também foi pregado por José Augusto Maia nas eleições de 2010 e 2012 e, de acordo com Bivar, por não ter tantos compromissos eleitorais com cidades do interior do estado (já que o mesmo fechou somente com Araripina), a possibilidade de destinação de emendas, caso seja eleito, seria ainda maior do que aquelas conseguidas por José Augusto.

 

“Com todo respeito a Zé Augusto, (eu) como deputado federal, não vou deixar que ele, que o povo, sinta saudade pelas emendas que eu vá trazer para Santa Cruz do Capibaribe. Isso posso garantir e tentarei substituir Zé Augusto a altura, como se santa-cruzense fosse”, frisou.

 

Relação com Armando Monteiro e José Augusto, já que Bivar apoia Paulo Câmara e Eduardo Campos

 

Questionado sobre como ficaria a relação de Ernesto com o eleitor taboquinha perante esse cenário que vem atrelado ao nome de Luciano Bivar, fato dito por José Augusto Maia em entrevista ao blog Sulanca News, onde ele chegou a dizer que Bivar era “inimigo político de Armando”, Ernesto citou que isso nortearia sua atuação parlamentar, caso eleito.

 

Ernesto aproveitou para citar que, em 2010, Armando precisou do voto dos eleitores dos dois grupos para se eleger senador e destacou que a viabilidade para sua eleição como estadual era importante para o Polo de Confecções.

 

Ernesto contradisse o que disse José Augusto Maia, afirmando que Bivar era amigo de Armando, e que continuaria aliado ao projeto do petebista ao Governo do Estado, mas deu o tom de como será essa aliança.

 

“A contingência fez ele (Bivar) apoiar a candidatura de Paulo Câmara, mas aqui em Santa Cruz do Capibaribe, ele sabendo do nosso compromisso político, não fez nenhuma questão em relação a isso e essa mesma cobrança não faremos a Luciano Bivar. Como deputado estadual, serei um aliado de Armando Monteiro, agora serei um aliado primeiro do Polo de Confecções  e de Santa Cruz do Capibaribe ou seja: Armando tem o meu voto, mas não manda no meu voto”, concluiu.

.

“Armando tem o meu voto, mas não manda no meu voto”, dispara Ernesto.

3 Comentários

  1. wemerson disse:

    Juntando os sete não dá um Zé.

  2. ADEILDO disse:

    Destes 7, 3 assinaram hoje sua derrota eleitoral em 2016.

    “A contingência fez ele (Bivar) apoiar a candidatura de Paulo Câmara” rsrsrsr Me engana que eu gosto.

    Não dou 1 ano Ernesto, Dimas e Diogo formaram um novo bloco, quem viver verá.

    Selaram este apoio hoje mas esqueceram de perguntar antes ao povo.

  3. jorge luiz disse:

    Os 7 deixaram de ser capacho de zé.ate que fim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores