06
agosto

Fantástico desmascara empresa que vendia títulos também para políticos pernambucanos


Em Santa Cruz, prefeito e secretários foram premiados

Após pagamento, jumento vence e é diplomado como um dos melhores prefeitos do Brasil / Imagem: Reprodução.

Um comércio de diplomas de mérito para vereadores, prefeitos e secretários municipais será investigado pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul. Políticos gaúchos são suspeitos de usarem recursos públicos para conquistar as premiações. As empresas que fornecem os prêmios são a União Brasileira de Divulgação, ou UBD, de Pernambuco, e o Instituto Tiradentes, de Minas Gerais. Juntas, as duas instituições promovem até 20 premiações por ano.

Para mostrar a falta de critérios na hora de conceder esse tipo de premiação, a reportagem conseguiu negociar a compra de um diploma para um jumento – o jumento Precioso. Para mostrar como a UDB vende prêmios, o repórter da RBS TV mandou uma mensagem para o celular da empresa.

Quando começa a conversa, o repórter se apresenta como assessor de prefeituras gaúchas. Em pouco tempo, fecha a compra da premiação do “prefeito Precioso” por R$ 1.480. Na véspera do evento da UBD em Recife, a reportagem entrega o dinheiro ao dono da empresa, Fernando Vieira da Cunha, e recebe a medalha e o diploma.

O Precioso é um “gestor nota 10”, classificado na pesquisa nacional de utilidade pública entre os “100 melhores prefeitos do Brasil”.

Santa Cruz do Capiberibe 

Em Santa Cruz do Capibaribe, a assessoria do prefeito Edson Vieira (PSDB) divulgou que o gestor ficou em segundo lugar. À época, o levantamento apontava o tucano em 14º no Brasil.

A primeira dama, Alessandra Vieira (PSDB) também foi comtemplada com a medalha ‘Brasil-Suíça’ em Ação e Desenvolvimento Social e Certificado de Qualidade Total, em 2016.  A classificação também foi obtida através da União Brasileira de Divulgação (UBD).

Referente ao ano de 2015, o secretário de educação Joselito Pedro também recebeu a classificação. De acordo com o instituto “por meio do trabalho realizado em educação, infraestrutura e transparência”.

As informações nacionais são do G1. As locais, de responsabilidade do blog. 

 

Um Comentário

  1. Jailma disse:

    Como alguém pode receber títulos sem fazer nada por sua cidade…. Parabéns pela reportagem !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores