19
maio

Pernambuco abrirá novos leitos de UTI após aumento de doenças respiratórias em crianças


Devido ao aumento dos casos de doenças respiratórias nas crianças em Pernambuco e a sobrecarga nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), o Governo do Estado vai abrir, nas próximas duas semanas, 80 novas vagas de UTI pediátrica. No ano passado, Pernambuco registrava, em média, 53 solicitações por leitos de UTI infantil por semana no mesmo período sazonal. Na semana passada, o número triplicou e chegou a 150. 

O anúncio foi feito nesta quarta-feira (18) durante coletiva de imprensa com o secretário de Saúde, André Longo e o médico pediatra, membro da Sociedade Brasileira de Imunizações e vice-presidente da Sociedade de Pediatria de Pernambuco, Eduardo Jorge da Fonseca. 

O secretário de Saúde, André Longo, afirma que a situação é grave e é o “pior momento da pediatria em muitos anos”. 

“Estamos vivendo um grande aumento de casos de doenças respiratórias como nunca havíamos visto, com um maior grau de severidade e uma maior frequência de solicitação de leitos pediátricos. Desta vez, com foco nas crianças de até 2 anos predominando o vírus sincicial respiratório (VRS), e naquelas maiores de 2 anos predominando o rinovírus humano (HRV). A rede privada também está pressionada”, destacou. 

De acordo com o pediatra Eduardo Jorge da Fonseca, é indicado que as crianças evitem lugares fechados e com aglomeração durante o período sazonal para evitar o contágio pelas doenças. 

“A maioria dos casos fazem infecções leves, com tosse, coriza, febre baixa, com uma resolução de 3 a 5 dias. No entanto, mesmo não sendo uma característica em todos os casos, há quadros de maior gravidade. Indicamos que, se possível, evitem nesse momento lugares fechados e com aglomeração”, afirmou. 

Durante a coletiva, André Longo reforçou a necessidade dos pais e responsáveis vacinarem as crianças. De acordo com o gestor, as coberturas para a Covid-19, para a Influenza e para praticamente todas as vacinas do público infantil, estão abaixo das metas no Estado. 

/

Fonte: Folha de Pernambuco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores