Jornalismo independente

liderança absoluta!

Pegou mal

Liminares obtidas por José Augusto continuam causando repercussão negativa na imprensa estadual

 

 

 

O Blog do Jamildo, jornalista ligado ao Grupo Jornal do Commercio, voltou a publicar na tarde de hoje (03), matérias sobre as autorizações obtidas por José Augusto Maia (PTB) para concorrer as eleições deste ano em Santa Cruz do Capibaribe.

 

Na primeira matéria, o jornalista mostra a reação do opositor, Edson Vieira (PSDB), que se disse “boquiaberto” com a decisão do Tribunal de Contas.

Jamildo também cita ter tentado fazer contato com o conselheiro do TCE, Adriano Cisneiros, responsável pelas decisões, porém sem retorno das ligações naquele momento.

 

Na segunda reportagem, Adriano Cisneiro falou ao jornalista e culpou a Câmara de Vereadores de Santa Cruz por, segundo ele, não ter devolvido os documentos da prestação de contas ao TCE.

 

Confira abaixo as matérias do Blog do Jamildo:

 

 

Em Santa Cruz, oposição vê como desmoralização liminar do TCE que liberou candidato ficha-suja

 

A oposição em Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste pernambucano, se diz perplexa com a autorização dada de última hora pelo conselheiro Adriano Cisneiros, do Tribunal de Contas do Estado (TCE) ao deputado federal José Augusto Maia (PTB) para disputar a Prefeitura. O petebista tem quatro contas rejeitadas pelo Tribunal e pela Câmara dos Vereadores, relativas aos exercícios de 2003, 2004, 2006 e 2007, quando ele era prefeito.

 

“Como um candidato que tem quatro contas rejeitadas, um processo de formação de quadrilha e dois de improbidade administrativa é liberado pelo Tribunal? É uma desmoralização para a Câmara [de Vereadores] e a sociedade. Dos dez vereadores de Santa Cruz, oito votaram pela rejeição das contas dele. Estamos boquiabertos com um negócio deste”, questionou o deputado estadual e pré-candidato a prefeito em Santa Cruz Edson Vieira (PSDB).

José Augusto Maia ainda tem um processo em andamento no Superior Tribunal Federal (STF) por compra de voto. “Nas eleições passadas, para deputado, ele foi preso por compra de voto, mas foi liberado no mesmo dia”. No último sábado (30), o PTB fez a convenção que homologou a candidatura de José Augusto, com o apoio do atual prefeito, Toinho do Pará (PTB).

Como a decisão foi monocrática, isto é, individual, o caso ainda será apreciado pelo pleno do TCE. Caso os demais conselheiros sigam a decisão de Adriano Cisneiros, a oposição estuda recorrer no Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

 

Adriano Cisneiros não atendeu as ligações da reportagem.

 

Santa Cruz do Capibaribe: conselheiro do TCE que liberou candidatura de ficha-suja diz que faltam documentos

 

 

Após ter autorizado que o deputado federal José Augusto Maia (PTB) disputasse a Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste do Estado, mesmo tendo contas rejeitas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) e pela Câmara de Vereadores, o conselheiro Adriano Cisneiros explica que sua liminar baseia-se no fato de a Câmara não ter devolvido os documentos da prestação de contas ao TCE.

 

“Sem os documentos não podemos analisar o recurso. Assim, a decisão que o tribunal tomou [de rejeitar as contas] está com efeito suspenso”, explicou o conselheiro.

 

O petebista tem quatro contas rejeitas pelo TCE e pela Câmara relativas ao exercício de 2003, 2004, 2006 e 2007, quando ele era prefeito da  cidade, mas uma decisão monocrática, isto é, individual de Cisneiros, proferida no último dia 26, permitiu a José Augusto Maia homologar sua candidatura ao pleito de outubro. Como a decisão é monocrática, o caso ainda será apreciado pelo pleno do TCE.

Segundo o conselheiro, dois ofícios foram enviados à Câmara que que os parlamentares devolvessem os documentos. Entretanto, o enviou só feito feito esta semana. “Mas eu ainda não tive acesso a eles. Amanhã [nesta quarta], vou pedir os documentos e ainda este mês o recurso apresentado pelo deputado será julgado”, explicou.

COMPARTILHE ESSA POSTAGEM

Facebook
WhatsApp

Outra notícias...