07
setembro

Maia: Parte da visão comprometida


Diagnosticado com glaucoma, José Augusto Maia tem parte da visão comprometida

 

 

José Augusto Maia está com parte da visão comprometida. Diagnosticado com glaucoma, o ex-deputado perdeu 40% da visão do olho direito e 10% do olho esquerdo. O dano ocorrido é considerado irreversível, mas o avanço pode ser contido com tratamento cirúrgico.

 

 

A doença foi descoberta após realizar uma cirurgia contra catarata. Até então José Augusto não sabia que sofria de glaucoma. O ex-deputado tem históricos da doença na família.

 

Entenda  o glaucoma

 

O glaucoma refere-se a um grupo de doenças oculares que provocam danos irreparáveis no nervo óptico. Este, por sua vez, é o nervo que carrega as informações visuais recebidas pelo olho até o cérebro.

 

Tipos

Glaucoma de ângulo fechado (agudo)

 

O glaucoma de ângulo fechado (agudo) ocorre quando a saída do humor aquoso é subitamente bloqueada. Isso origina um aumento rápido, doloroso e grave na pressão intraocular. Casos de glaucoma agudo são emergenciais, bem diferentes do que ocorre com o tipo crônico da doença, em que a pressão ocular desenvolve-se lenta e silenciosamente e, aos poucos, vai danificando a visão.

 

Glaucoma de ângulo aberto (crônico)

 

O glaucoma de ângulo aberto (crônico) é o tipo mais comum de glaucoma e tende a ser hereditário, mas sua causa é desconhecida. Nele, um aumento na pressão ocular desenvolve-se lentamente com o passar do tempo, e a pressão elevada causa um dano permanente no nervo óptico, causando perda do campo visual.

 

Glaucoma congênito

 

O glaucoma congênito é, como o próprio nome diz, o tipo em que a criança já nasce com a doença, herdada da mãe durante a gravidez. Este tipo de glaucoma, no entanto, é considerado raro e se descoberto, deve-se tratar imediatamente.

 

Glaucoma secundário

 

Por último, o glaucoma secundário costuma ser causado principalmente pelo uso de medicamentos, como corticosteroides, pelos traumas e por outras doenças oculares e sistêmicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores