Falta de acordo entre principais coligações manterá Comitês Eleitorais próximos um do outro, mas Ministério Público pode intervir
Em reunião realizada na tarde de ontem (17/07, às 14h) no Fórum Municipal, foram definidas algumas questões relacionadas à campanha eleitoral, onde os pontos de principal interesse das coligações seriam a permanência ou não dos comitês eleitorais de situação e oposição no giradouro da PE-160, as regras para uso da propaganda visual, adesivação de carros e uso de carros de som e também a utilização da PE-160 para eventos políticos.
Na reunião, que ocorreu a portas fechadas, estiveram presentes representantes das três coligações que disputam as eleições, da Polícia Militar e também o Promotor de Justiça Dr. Odir Guerra e o Juiz Eleitoral Dr. Tito Lívio.
Retirada dos Comitês
Sobre a retirada dos comitês, não houve acordo entre as coligações e sim o uso dos espaços em dias alternados, especialmente nos sábados e domingos, de modo a evitar encontros entre os grupos.
Uso da PE-160 para eventos políticos, nos sábados e domingos
Sobre a PE-160, alvo de muitas reclamações por parte da população, especialmente na lentidão de veículos que se dirigem para o Moda Center, especialmente nos domingos, ficou acordado algumas regras para carreatas, passeatas ou quaisquer outros eventos e que a mesma será usada para demarcar a cidade em Quadrantes Norte e Sul, que serão usados, de maneira alternada, pelas 03 coligações.
Apenas pequenos trechos da via poderão ser utilizados de modo a promover a chegada dos eventos aos comitês, mas somente após as 21h e uma vez ao dia.
Eventos realizados pelo PV
Ficou acordado que Os taboquinhas e a Onda Azul respeitariam os eventos promovidos pelo PV (3ª via), previamente comunicados os locais de realização dos mesmos e vice-versa.
Eventos promovidos pela Igreja Católica, nesse próximo domingo
Outro acordo firmado entre as coligações que não haverá eventos políticos nesse próximo domingo. No sábado, não haverá abertura dos comitês, mas está permitido as coligações usarem os quadrantes Norte e Sul, como ficou acordado entre as mesmas. No domingo não haverá eventos políticos, de modo a respeitar os eventos religiosos que serão organizados pela igreja católica.
Ao final da reunião, por volta das 17h e 30 min. Foi assinada uma ata entre os participantes, com os devidos acordos firmados.
Sorteio para uso dos quadrantes Norte e Sul
Segundo o Juiz Eleitoral, Dr. Tito lívio, uma outra reunião será marcada para a próxima terça-feira (24/07), onde será decidido o funcionamento dos comitês, por meio de sorteio e também qual coligação usará o lado Norte e Sul da cidade.
Possibilidade do Ministério Público intervir no caso
Informações dão conta que o Ministério Público Eleitoral pode intervir sobre a localização dos comitês. O pedido de intervenção deverá ser feito atendendo a ofícios enviados pelas instituições ASCAP, CDL e Moda Center, que pediram providências quanto a permanência dos comitês da PE-160.