18
novembro
Caravana dos Bancários no Interior denuncia adoecimento da categoria e cobra condições para melhorar atendimento à população
As cidades de Pesqueira, Belo Jardim, Bezerros, Santa Cruz do Capibaribe e Surubim vão receber, entre os dias 20 e 24 de novembro, a Caravana dos Bancários no Interior. Nesta nova etapa de visitas, dirigentes do Sindicato dos Bancários de Pernambuco estarão no Agreste do Estado para levar para as agências dos bancos públicos e privados, entre outros temas, a Campanha de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral, assim como defender um modelo de agência que garanta a segurança e o atendimento de qualidade à população.
A categoria bancária representa cerca de 1% do emprego formal no Brasil e 24% dos afastamentos acidentários pelo INSS por doenças mentais e comportamentais. Em 2012, esse percentual era 12%. Em Pernambuco, somente no ano de 2022, o Sindicato emitiu 467 Comunicações de Acidentes de Trabalho (CATs). Esses números são alarmantes e evidenciam a gravidade da situação.
“Estaremos dentro das agências bancárias do Agreste pernambucano, discutindo com a categoria os impactos da cobrança de metas abusivas para a saúde dos trabalhadores. Esse debate também será levado para a sociedade com o objetivo de visibilizar o adoecimento dos trabalhadores e os efeitos negativos dessa cultura de assédio também no atendimento e prestação de serviço à população ”, destaca Fabiano Moura, presidente do Sindicato dos Bancários de Pernambuco.
Este ano, a Caravana dos Bancários já passou pelas cidades de Araripina, Ouricuri, Salgueiro, Serra Talhada e Arcoverde. No Sertão do estado, além das reuniões nas agências, dirigentes do Sindicato realizaram audiências públicas e atos em praças e áreas de grande circulação.